Novamente online, Festival de Sundance 2022 começa nesta quinta
O Festival de Sundance 2022 começa nesta quinta-feira. O evento, que estava programado para ser híbrido, com exibições presenciais e online, acabou mudando sua programação devido ao aumento de casos da nova variante Ômicron do coronavírus.
Com 82 filmes, além de minisséries e outros projetos, o festival continua chamando atenção pela valorização dos filmes independentes. A exibição do festival será na plataforma imersiva The Spaceship. Pelo sexto ano consecutivo, o Cinem(ação) trará a cobertura do evento no Conexão Sundance, parceria com o site Razão:de:Aspecto, Getro.com.br e Wanna be Nerd. Serão mais de 30 filmes que o crítico Maurício Costa vai acompanhar.
O Festival de Sundance é o carro chefe do Sundance Institute, que utiliza a maior parte dos seus recursos para apoiar artistas independentes em todo o mundo, para que eles possam criar e desenvolvem novos trabalhos por meio de acesso a laboratórios, doações diretas, bolsas, residências e outros tipos de apoio.
“Neste ano, queremos celebrar os contadores de histórias mais inovadores desta geração”, afirma o fundador e presidente do Sundance Institute, Robert Redford. “Esses artistas foram fonte de luz nos momentos mais sombrios, e queremos receber suas visões únicas no mundo para dividi-las.”
“O programa deste ano reflete os tempos inquietantes e incertos em que vivemos. Os artistas do programa, com suas narrativas ousadas e inovadoras, nos desafiam a olhar o mundo através de suas lentes, examinar e reavaliar como essas histórias nos impactam agora e no futuro”, conta o diretor de programação do Festival, Kim Yutani.
Dos 82 filmes que serão exibidos, 75 terão estreia mundial em Sundance. Confira 11 filmes de destaque:
892, de Abi Damaris Corbin, com John Boyega e Michael Kenneth Williams. Um veterano de guerra beira a falência ao não conseguir receber seus benefícios.
blood, de Bradley Rust Gray, com Carla Juri, Takashi Ueno, Gustaf Skarsgård. Após perder o marido, uma mulher vai ao Japão e encontra um velho amigo.
Cha Cha Real Smooth, de Cooper Raiff, com Dakota Johnson. Um graduado universitário sem direção embarca em um relacionamento com uma jovem mãe e sua filha adolescente enquanto aprende os limites de seu novo show de início de festa de bar mitzvah.
Dual, de Riley Stearns, com Karen Gillan, Aaron Paul. — Depois de receber um diagnóstico terminal, Sarah encomenda um clone de si mesma para aliviar a perda de seus amigos e familiares. Quando ela faz uma recuperação milagrosa, sua tentativa de desmantelar seu clone falha e leva a um duelo judicial até a morte.
Brian And Charles, de Jim Archer, com David Earl, Chris Hayward. Uma história de amizade, amor e desapego. E um robô de 2 metros de altura que come repolho. Comédia filmada em formato de documentário.
The Cow Who Sang A Song Into The Future, de Francisca Alegría, com Leonor Varela. Cecilia e seus filhos viajam para a fazenda de gado do seu pai, que sofreu um ataque cardíaco. De volta à casa de sua infância, Cecilia é recebida por sua mãe, uma mulher morta há muitos anos.
Dos Estaciones, de Juan Pablo González, com Teresa Sánchez, Manuel García-Rulfo. Nas colinas bucólicas da região mexicana de Jalisco, a empresária batalhadora Maria Garcia luta contra a falência de sua fábrica de tequila.
Marte Um (Mars One), de Gabriel Martins, com Rejane Faria, Carlos Francisco. No Brasil, uma família negra de classe média baixa tenta manter o ânimo e seus sonhos logo após a eleição de um presidente de direita que representa tudo o que eles não são.
Jihad Rehab, de Meg Smaker. Documentário sobre um grupo de homens treinados pela Al-Qaeda que é transferido de Guantánamo para um centro de reabilitação para extremistas.
TikTok, Boom, de Shalini Kantayya. Documentário sobre o TikTok, que se tornou o aplicativo mais baixado do mundo. Histórias contadas por um elenco conjunto de nativos da geração Z, jornalistas e especialistas. O filme busca responder: “por que um aplicativo conhecido pelas dancinhas é alvo de tanta polêmica?”
When You Finish Saving the World, de Jesse Eisenberg, com Julianne Moore, Finn Wolfhard. Evelyn e seu filho Ziggy procuram substitutos um para o outro enquanto Evelyn se vira para cuidar de uma adolescente em seu abrigo e Ziggy procura por uma jovem brilhante em sua escola.