Infância, com Fernanda Montenegro, chega ao Belas Artes À LA CARTE
Cinema Nacional

Infância, com Fernanda Montenegro, chega ao Belas Artes À LA CARTE

“Infância”, de 2014, é um filme curioso. Longe de ser uma obra-prima, o filme retrata uma visão específica do diretor Domingos de Oliveira, que adaptou aos cinemas seu próprio texto feito para o teatro em 1977.

O longa, que olha para a realidade de uma família conservadora e rica do Rio de Janeiro dos anos 1950, é mostrado sob o viés de um menino tímido que vive suas descobertas. Mesmo assim, boa parte das cenas vem de um olhar onisciente.

Ainda que o filme tenha seus defeitos, trata-se de uma visão importante da história do nosso país, com o jornalista Carlos Lacerda falando na rádio em um período pré-ditadura.

É por essas e outras que o cinema brasileiro é tão importante! Porque permite que realizadores como Domingos de Oliveira eternizem nas telas suas histórias – que aliás, são sempre muito autobiográficas. “Infância” é o segundo dos seis longas de Domingos de Oliveira que passam a integrar o catálogo do À LA CARTE. O filme é estrelado por Fernanda Montenegro, Nanda Costa, e Paulo Betti, e é uma adaptação da peça teatral “Do Fundo do Lago Escuro”, escrita pelo próprio Domingos de Oliveira em 1977.

Soberba (1942), de Orson Welles

Além da estreia de “Infância” no Belas Artes À LA CARTE, chegam também dois filmes dirigidos por mulheres: “Entre as linhas do jornal” (1977), da cineasta Joan Micklin Silver, que faleceu no final de 2020, e é premiado na Berlinale. Também chega “A Eterna Desculpa” (2016), drama japonês dirigido e com roteiro adaptado do livro homônimo escrito pela própria diretora, Miwa Nishikawa.

No dia 21 de outubro, chegam à plataforma mais um filme de Domingos de Oliveira: “A Culpa”, de 1971. No mesmo dia estreiam também “A Ronda” (1950), longa de Max Ophuls considerado por muitos, como uma obra de fundamental importância na história do cinema francês, e vencedor de dois prêmios no Festival Internacional de Veneza; e “Soberba” (1942), de Orson Welles, longa indicado a quatro prêmios da Academia, incluindo o de Melhor Filme.

Deixe seu comentário