#ConexãoSundance: Luzzu - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Luzzu - Festival de Sundance 2021
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Luzzu

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Luzzu.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2021 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Luzzu:

É um filme de Malta. O próprio diretor diz que é um dos poucos filmes feitos em Malta, se passando no país. Quem conhece o cinema brasileiro vai ver a premissa parecida com Barravento, de Glauber Rocha. O filme mostra o impacto do sistema afetando a vida de um pescador tradicional.

O personagem principal é um pescador com problemas com o barco do tipo Luzzu, que está na família dele há 100 anos e começa a encher de água e ele não tem dinheiro para consertar. Sem conseguir pescar o suficiente, ele enfrenta grandes companhias pesqueiras fazendo pesca ilegal, e ele tem um problema na família porque o filho começa a ter problemas nutricionais. Seu orgulho em aceitar dinheiro da família da esposa gera crise com ela. Ele acaba se envolvendo com coisas que não quer para resolver seus problemas, e ao mesmo tempo tentando manter seu estilo de vida. Acima disso, tem um programa da União Europeia que incentiva os pescadores a abandonarem a pesca para seguir a outra indústria, mas ele quer manter a tradição da família.

A história é toda urbana, em uma cidade grande. Uma coisa que eles fazem em Luzzu é dar personalidade ao barco. Ele tem esculturas de óleo na proa que fazem com que ele tenha personalidade conforme o ângulo e enquadramento. E tem um momento em que parece um animal sendo conduzido ao abate. É genial porque dá personalidade a um barco de madeira e coloca emoção no objeto e na relação com seu proprietário. É um “neorrealismo do agora”. Os atores não são profissionais mas atuam melhor que muitos atores.

Nota: 4,5/5

Sinopse e ficha técnica:

Com dificuldade para se manter, ele vê seu sustento e uma tradição familiar de gerações serem ameaçados por uma indústria pesqueira implacável e um ecossistema estagnado. Desesperado para sustentar sua esposa e seu filho recém-nascido, cujo impedimento de crescimento requer tratamento, Jesmark gradualmente entra para uma operação de pesca ilegal.

Direção: Alex Camilleri
Roteiro: Alex Camilleri
País: Malta
94 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2021 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário