#ConexãoSundance: Human Factors
#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Human Factors.
Confira a cobertura do Festival de Sundance 2021 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!
Human Factors
O filme lembra um pouco Cachê, do Michael Haneke, porque ele se concentra em um evento bizarro que tem consequências para a relação de uma família, e trabalha com a degradação da relação dessas pessoas e o que acontece com elas. O evento é: a família está passando um final de semana na casa de campo, e supostamente há uma invasão domiciliar, porque a esposa flagra mas não consegue ver, e a pergunta que fica ao longo do filme é se a invasão realmente aconteceu.
O filme vai alternando entre duas linhas: eles chegam na casa, a invasão acontece e voltam para a casa, e vai alternando com os pontos de vista dos personagens: pai, mãe, filha mais velha, filho mais novo, e do bicho de estimação (isso mesmo!). Tudo com muita tensão psicológica, que deixa o filme interessante e está baseada na atuação e também na fotografia por causa do movimento de câmera. O filme tem muitos planos-sequências que vão seguindo os personagens, saindo, girando, algo que deixa o filme muito dinâmico.
É também um drama político, porque tem como tema subjacente a xenofobia, tem a questão política da questão eleitoral de um partido político, tratando o tema da falta de empatia.
4,5 /5
Sinopse e ficha técnica:
Para fugir das tensões crescentes da agência de publicidade da qual são proprietários, o casal franco-alemão Nina e Jan levam os filhos Max e Emma para a casa de praia. Eles começaram a trabalhar com um cliente politicamente ativo, o que os obriga a conforntar suas prioridades. Mas o que parecia ser um momento de descanso se torna mais sinistro quando assaltantes entram na casa e apenas Nina os vê.
Direção: Ronny Trocker
Roteiro: Ronny Trocker
País: Alemanha/Itália/Dinamarca
102 min
Participam da cobertura do Festival de Sundance 2021 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br e Wanna be Nerd.