“Bê-a-bá” Cinematográfico: O que é Plongée e contra-Plongée?
Bê-a-bá Cinematográfico

“Bê-a-bá” Cinematográfico: O que é Plongée e Contra-Plongée?

Se no primeiro artigo que escrevi sobre o “Bê-a-bá” Cinematográfico, nós falamos sobre Som Diegético, agora chegou a hora de pensar em enquadramento de câmera, vamos entender o que é Plongée e Contra-Plongée.

A Prática

Para você que ainda não sabe, um filme é feito de planos. Cada cena que você você em tela, entre um corte e outro, são chamados de planos.

Estes planos são compostos por vários pontos, pois envolvem iluminação, som, atuação, direção, etc… mas o ponto importante aqui para este artigo, é o enquadramento!

O enquadramento de um plano está diretamente relacionado com a posição da câmera, e o que será mostrado em tela. É através do enquadramento que vemos a posição dos atores, o cenário que compõe a cena, o ambiente, entre outras coisas.

Sabendo agora da estrutura básica, vamos falar de Plongée e Contra-Plongée.

Plongée é uma palavra francesa, que significa “mergulho“. A ideia aqui é fazer um enquadramento de cima para baixo, como se a câmera estivesse mergulhando. Imaginando que a lente da câmera são nossos olhos, então podemos exemplificar com esta cena de Bastardos Inglórios:

Outro bom exemplo, mesmo que mais sutil, é em O Irlândes:

Já o Contra-Plongée é justamente o oposto, ou seja, trata-se de um enquadramento onde vemos a cena de baixo para cima, como se a câmera estivesse deitada e apontada para cima. Um bom exemplo disso é essa cena de Parasita:

Ou ainda, esta cena mais recente de Coringa:

O Significado

Basicamente estamos falando de técnicas usadas para transmitir “poder”.

Imagine por um segundo que você é a câmera. No caso do Plongée, você está mais alto que o personagem que está sendo filmado, desta maneira, ele está sendo “diminuído”. Então o Plongée geralmente surge com essa essa função de enfraquecer, ou mostrar que aquele personagem perdeu poder.

Voltemos a cena do O Irlândes:

https://www.youtube.com/watch?v=gEBh2fW_J9A

Aqui, temos o personagem do Robert De Niro no final da vida. Ele está interagindo com a enfermeira. Martin Scorsese deixa muito claro nessa sequência que Frank Sheeran (De Niro) não tem mais poder. Ele agora é um idoso, na cadeira de rodas, e está sozinho, todos seus amigos e familiares o deixaram.

Para mostrar essa falta de poder, Scorsese faz um Plongée do personagem, justamente para “diminui-lo”.

Na mesma cena, o diretor inverte, e resolve fazer um Contra-Plongée na enfermeira. Justamente para reforçar que Sheeran não é mais forte. Até a enfermeira está em uma posição mais poderosa que o ex-matador de aluguel.

Concluindo

A técnica de Plongée e Contra-Plongée é basicamente um enquadramento de câmera para compor um plano. A ideia é trazer a sensação de poder ou a falta dele para a cena que está sendo exibida.

No caso do Plongée, trata-se da câmera filmando de cima para baixa, para dar a sensação de falta de poder, ou diminuição.

E o Contra-Plongée, é a câmera filmando de baixo para cima, para dar a sensação de poder, aumento de força ou crescimento.

Deixe seu comentário