"Bê-a-bá” Cinematográfico: Efeitos Práticos ou Efeitos Visuais
"Bê-a-bá” Cinematográfico: O que são Efeitos Práticos e Efeitos Visuais?
Bê-a-bá Cinematográfico

“Bê-a-bá” Cinematográfico: O que são Efeitos Práticos e Efeitos Visuais?

No último artigo da coluna “Bê-a-bá” Cinematográfico, mergulhamos no termo B-roll e para que ele funciona. Agora, vamos explorar um elemento crucial na magia do cinema: os Efeitos Práticos e os Efeitos Visuais.

A Prática

Dentro da experiência visual que um filme proporciona, muitas vezes, essa experiência é aprimorada por efeitos especiais. Efeitos Práticos referem-se a elementos físicos criados e manipulados durante a filmagem. Por outro lado, Efeitos Visuais (ou VFX) envolvem a incorporação digital de elementos na pós-produção.

Diferenças Essenciais

Efeitos Práticos, como maquiagem de efeitos especiais e explosões reais, oferecem uma autenticidade tátil, muito realista e familiar ao público. Em contrapartida, Efeitos Visuais, como criaturas digitais e cenários gerados por computador, expandem as fronteiras da imaginação, e mais recentemente, ele tem sido feito com tanta qualidade, que as vezes torna-se difícil distinguir um do outro.

Exemplos Emblemáticos

Um bom exemplo é o Tubarão do filme de 1975, que foi feito por Steven Spielberg e sua equipe:

Claro que naquela época os Efeitos Visuais ainda eram muito incipientes, e por isso, o uso de Efeitos Práticos eram necessários para criar a atmosfera que o diretor desejava.

No caso de Tubarão (1975), para driblar qualquer tipo de estranheza, Spielberg recorreu a um personagem que fica boa parte do tempo sem aparecer, e desta forma, acaba brincando com a imaginação do público.

Já quando pensamos em exemplos de Efeitos Visuais, fica até difícil de mencionar algum, afinal, hoje em dia muitos filmes tem algum tipo de efeito.

Desde a expansão e reconstrução do Coliseu em Gladiador (2000):

Até mundos inteiros como em Avatar (2009):

O Significado na Narrativa

Ambos desempenham papéis cruciais na construção de mundos cinematográficos. Os Efeitos Práticos podem fornecer uma sensação tátil e realista, enquanto os Efeitos Visuais ampliam a imaginação e possibilitam a criação de ambientes surreais.

Ou seja, tanto Efeitos Práticos, quanto Efeitos Visuais são ferramentas essenciais nas mãos dos cineastas modernos, permitindo que contem histórias de maneiras que antes eram inimagináveis.

Deixe seu comentário