#ConexãoSundance 2020: Identifying Features - Cinem(ação)
Sin Señas Particulares - filme exibido no Festival de Sundance 2020

#ConexãoSundance 2020: Identifying Features

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme mexicano Identifying Features.

A cobertura do Festival de Sundance 2020 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Identifying Features

O filme Sin Señas Particulares (Identifying Features) trata de imigração. Mas, ao contrário do que se pode esperar, sobre uma mãe que não desiste de entender o que aconteceu com o filho dela, a gente imagina que o filme vai ser sobre o processo de deportação e o que acontece com o filho dela. Ele também fala sobre isso, mas seu principal tema na verdade é sobre a situação do norte do México. Identifying Features fala sobre o que leva as pessoas a atravessarem a fronteira com os EUA. Ele se concentra em entender o que acontece de brutalidade entre os cartéis no México.

Para contar essa história, o filme coloca Magdalena, muito bem interpretada pela atriz principal, que resolve ir à fronteira para ver o que aconteceu com seu filho. Ela tem que lidar com o reconhecimento de corpos, o que mostra a realidade dos corpos achados nos locais. Nessa jornada, ela acaba tendo que entrar em áreas rurais muito perigosas, e acaba encontrando personagens com jornadas paralelas.

O filme é impactante, bastante compassado: não é muito lento, mas as coisas vão acontecendo emocionalmente. Ele não tem necessidade de desenvolver a ação de forma muito rápida, até que no final vemos mais a violência acontecendo, porque no geral são mostradas as consequências da violência, e não a violência em si. Causa muita empatia, e mostra uma realidade que muita gente não conhece.

Nota: 4 / 5

VEJA AQUI A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE

Sinopse e Ficha Técnica:

Magdalena não sabe do paradeiro de seu filho há meses, desde que ele tentou ir aos Estados Unidos. As autoridades querem que ela assine o atestado de óbito de seu filho, mas o encontro com outros pais faz com que ela não conseguirá viver sem saber do destino dele. Ela começa uma odisseia pelo México, por meio de áreas desoladas e violentas.

Competição: World Cinema Dramatic Competition
País: México / Espanha
Duração: 95 min
Idioma: Espanhol
Produção: Corpulenta
Direção: Fernanda Valadez
Roteiro: Fernanda Valadez / Astrid Rondero

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2020 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

Material close icon