#ConexãoSundance 2020: The Perfect Candidate - Cinem(ação)
The Perfect Candidate - Sundance 2020
Conexão Sundance

#ConexãoSundance 2020: The Perfect Candidate

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme saudita The Perfect Candidate.

A cobertura do Festival de Sundance 2020 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

The Perfect Candidate

O segundo filme do primeiro dia do festival é da Arábia Saudita: The Perfect Candidate (A Candidata Perfeita). A diretora já tinha feito Wajda, que é um filme muito bonito sobre uma menina que queria ter uma bicicleta, chegou a pedir para o público relaxar e rir ao longo do filme. No entanto, o público riu muito pouco ao longo do filme, provavelmente porque tem coisas que para os sauditas são super ousadas, mas que os ocidentais não pegam a sutileza do sarcasmo.

O filme é bom e um retrato muito bem feito da transformação que ocorre na Arábia Saudita, que começa a dar alguns direitos básicos para as mulheres. A história é simples: uma médica acaba se candidatando para o conselho municipal após uma série de peripécias. Isso causa um rebuliço na cidade em que ela mora, porque não é normal uma mulher se candidatar enfrentando um homem. Tem um vídeo que ela faz para o Youtube e que viraliza, e todas as questões que envolve.

Em paralelo, The Perfect Candidate segue o arco do pai dela. Ela tem duas irmãs e mora com o pai, que é um músico que é discriminado pela profissão. O filme desenvolve esses arcos paralelamente. Progride bem e tem cenas interessantes, boas atuações, mas não impressiona tanto. O filme tem que valer pelo tema e pela sua execução. Deve ter mais impacto para o público do Oriente Médio do que o daqui.

Nota: 3,5 / 5

Confira a cobertura completa do Festival de Sundance!

Sinopse e Ficha Técnica:

Primeira diretora mulher saudita a lançar um filme, Haifaa Al Mansour lançou “Wadjda” antes e retorna às suas raízes com The Perfect Candidate. Na história, a médica Maryam é impedida de viajar a Dubai para uma conferência sem a aprovação de um homem. Ao procurar ajuda de pessoas conectadas a causas políticas, ela acaba se candidatando ao conselho municipal.

Competição: Spotlight
País: Alemanha/Arábia Saudita
Duração: 104 min
Idioma: Árabe
Produção: The Match Factory
Direção: Haifaa Al Mansour
Roteiro: Haifaa Al Mansour/Brad Niemann

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário