Homem-Aranha no Cinema - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Homem-Aranha no Cinema

Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Dikto, o Homem-Aranha se tornou o mais popular personagem da Marvel e um dos mais queridos pelo público mundial. O que o torna tão fascinante talvez seja o fato dele ser ‘gente como a gente’; ou seja, mesmo com grandes poderes, seu alter ego Peter Parker é uma daquelas pessoas comuns, com problemas comuns, que passa por necessidades e aflições como boa parte das pessoas.

Em 1977, tivemos uma série de TV, onde o Herói (feito por Nicholas Hammond, visto em “A Noviça Rebelde”) é um fotógrafo freelancer que se envolve em várias aventuras. O episódio piloto chegou a ser exibido em alguns cinemas, e a série continha elementos tão ingênuos que hoje se tornaram datados. Mas o personagem – desde a sua criação – demorou exatos 40 anos para ter um filme bem produzido feito diretamente para ser exibido nos cinemas.

O diretor Sam Raimi ficou à cargo do comando da produção que daria vida ao universo do aracnídeo pela primeira vez nas telas. Raimi dirigiu 3 filmes do herói, depois a Sony produziu outros 3 longas (um deles uma animação), e a Marvel Studios produziu dois filmes, além de outros 3 produções com a participação do personagem.

Filmes solo:

Homem–Aranha (2002). Direção: Sam Raimi.

Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Willem Dafoe, James Franco, J. K. Simmons, Rosemary Harris e Cliff Robertson.

O primeiro longa-metragem do Homem-Aranha nos cinemas é competente e contém todos os elementos que compõem um bom filme de aventura. O diretor Raimi – que vem do lendário filme trash “Uma Noite Alucinante” e obras como “Darkman – Vingança Sem Rosto”, “Um Plano Simples” e “O Dom da Premonição” – é estiloso, conseguindo fazer um filme que agradou a crítica e o público. Ao contrário dos quadrinhos, aqui quem aparece primeiramente na vida do herói não é Gwen Stacy, mas Mary Jane (feita por Kirsten Dunst, a menina de “Entrevista com o Vampiro”). Tobey Maguire se sai bem no papel do aracnídeo. Dafoe faz o vilão de forma ameaçadora.

Homem–Aranha 2 (2004). Direção: Sam Raimi.

Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Alfred Molina, James Franco, J. K. Simmons e Rosemary Harris.

Único filme (até o momento) de um personagem da Marvel a ganhar o Oscar de efeitos visuais, “Homem–Aranha 2” é também considerado por muitos o melhor filme do aracnídeo. Muito ajudado pelo ótimo vilão feito por Alfred Molina, o segundo filme do herói é ainda melhor que a primeira parte, porque expande bem tudo que funcionou antes, abrindo espaço para cada um dos personagens brilhar. Aqui, o diretor Raimi se sente mais à vontade para exprimir seu toque pessoal – em especial em uma cena de cirurgia que não termina bem -. Com certeza um dos melhores filmes de super–herói de todos os tempos.

Homem–Aranha 3 (2007).  Direção: Sam Raimi,

Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Bryce Dallas Howard, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace, J. K. Simmons e Rosemary Harris.

Maior bilheteria mundial dos três filmes do Homem–Aranha dirigidos por Sam Raimi, essa terceira parte acaba sendo a mais fraca de todas. O roteiro preguiçoso não segura um filme que poderia render bons momentos, inclusive pela presença do vilão Venom. O outro vilão representado pelo Homem–Areia não se mostra uma grande ameaça, e as pontas soltas nunca se resolvem. O público não aceita o excesso de coincidências que o filme vai nos apresentando, e a cena em que Peter Parker dança, se torna cômica e surrealista demais, destoando dos demais filmes do personagem.

O espetacular Homem–Aranha (2012). Direção: Marc Webb.

Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Sally Field, Martin Sheen, Rhys Ifans, Denis Leary e Campbell Scott.

Surpreendendo a muitos, a Sony resolveu não apenas produzir outro filme do Homem- Aranha com outra equipe técnica e atores, como também resolveu voltar à estaca zero e recontar a origem do herói, mesmo o primeiro da trilogia de Sam Raimi tendo sido feito há apenas 10 anos. Andrew Garfield (“Até o Último Homem”) assume o papel principal, com o interesse amoroso feito por Emma Stone (aqui no papel de Gwen Stacy). O vilão é o abutre (Rhys Ifans).

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014).

Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Sally Field, Dane DeHaan e Paul Giamatti.

Essa segunda parte é o pior filme do Homem-Aranha levado às telas. Talvez o problema maior seja o vilão fraco que não teve um bom desenvolvimento por parte dos roteiristas. Feito pelo premiado Jamie Foxx (Oscar por “Ray”), o antagonista do herói não tem grandes motivações para atacar o Homem-Aranha, demonstrando ser egoísta e imaturo, além de ser apático e sem profundidade. O ponto positivo continua sendo o casal feito por Andrew Garfield e Emma Stone. Um filme nada memorável. 

Homem-Aranha: De Volta-ao-Lar (2017). Direção: Jon Watts.

Com: Tom Holland, Zendaya, Michael Keaton, Robert Downey Jr., Marisa Tomei e Donald Glover.

A Marvel Studios assumiu a produção dos filmes do aracnídeo, que até então era exclusividade da Sony. Agora no universo do MCU, o Herói pode interagir com os demais personagens do estúdio, como é o caso aqui, onde temos a participação do Homem de Ferro (Downey Jr.). Holland se sai muito bem no papel principal, e o vilão feito por Michael Keaton é um antagonista à altura. Alguns fãs não gostaram de algumas alterações feitas em alguns personagens, e sentimos a ausência de J. J. Jameson, chefe do clarim diário. Os eventos aqui se passam após “Capitão-América: Guerra Civil” ( 2016).

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018). Direção:Peter Hamsey, Rodney Rotman e Bob Persichetti.

Com as vozes de: Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Stenfeld, Mahersalala Ali, Nicolas Cage e Liev Schreiber.

Uma grata surpresa essa produção merecidamente vencedora do Oscar de melhor animação, além de outros vários prêmios. Para muitos é o melhor filme do Aranha feito há anos. Com um visual deslumbrante e uma história ágil, acompanhamos a trajetória do jovem Miles Morales, que certo dia é picado por uma aranha radioativa e ganha super poderes. À partir disso, ele recebe a visita de outros super-heróis que, assim como ele, também são o Homem-Aranha (ou mulher e outros), mas vindos de universos diferentes. Com certeza uma das melhores animações dos últimos anos.

Homem-Aranha: Longe-de-Casa (2019). Direção: Jon Watts.

Com Tom Holland, Jake Gyllenhaal, Samuel L. Jackson, Zendaya e Marisa Tomei.

Maior sucesso de bilheteria da Sony em todos os tempos, o novo filme solo do Aranha aposta em uma trama mais dinâmica que explora bastante as aventuras na Europa feita pelo Herói em uma excursão colegial. Jake Gylenhaal faz o enigmático Mistério, enquanto Nick Fury (Jackson) tem uma participação significativa. Assim como no longa anterior, o público se divide entre os que não gostam e os que gostam. Grande parte da crítica aprovou. As cenas pós-créditos trazem uma grande surpresa e o retorno de um personagem dos primeiros filmes do Herói.

O personagem aparece também em:

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Direção: Joe Russo e Anthony Russo.

Primeira aparição do Homem-Aranha na Marvel Studios.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Direção: Joe Russo e Anthony Russo.

O Homem-Aranha tem aqui uma participação marcante e inesquecível.

Vingadores: Ultimato (2019)

Direção Joe Russo e Anthony Russo.

Eventos que se passam antes da última aventura do Homem-Aranha.      

       

O Homem-Aranha retornará em 2021, novamente com Tom Holland no papel principal.

Colaboração: Ana Luiza

Deixe seu comentário