10 desenhos animados adaptados das telonas - Cinem(ação)
10 desenhos animados adaptados das telonas
Colunas

10 desenhos animados adaptados das telonas

Não é de hoje que cineastas adaptam produções de outras mídias para o cinema, como desenhos. Desde os primórdios do cinema, nos deparamos com adaptações literárias e teatrais. Com a evolução da indústria de entretenimento, estúdios começaram a investir em produtos já conhecidos do grande público para poder garantir uma possibilidade maior de lucro. Hoje em dia é comum ver adaptações de séries, histórias em quadrinhos e até desenhos animados.

Porém, entre as décadas de 80 e 2000, a indústria de animação viveu uma das mais bizarras fases de toda sua história em que o caminho inverso tomou conta das produções. Muitos filmes foram adaptados para o desenho animado mas, muitos deles, por sinal, continham uma temática adulta e nada propícia para crianças.

Confira abaixo uma lista com 10 Desenhos Animados que foram adaptados de grandes sucessos do cinema.

10 – O Máscara (1995 – 1997)

Começando a lista com um desenho que se tornou bastante popular. O Máscara deu sequência ao filme estrelado por Jim Carrey em 1994. O filme em si já era uma adaptação de uma história em quadrinhos, mas o desenho decidiu seguir a mesma linha estética e visual do longa.

A série animada tornou-se um grande sucesso, com 3 temporadas e 54 episódios.

9 – Ace Ventura (1995 – 2000)

Outra animação baseada em um filme estrelado por Jim Carrey é ‘Ace Ventura’. O desenho teve 3 temporadas, 41 episódios e deu continuidade as aventuras do detetive de animais Ace Ventura que solucionava crimes envolvendo os mais diversos tipos de animais.

A série do Ace Ventura teve um crossover com a série do Máscara em dois episódios, um de cada série. O episódio do Máscara em que Ace Ventura fez uma participação, serviu como o último episódio de toda a série. Já o episódio de Ace Ventura em que o Máscara participa, serviu como o último episódio da segunda temporada.

Muitos dos episódios da série foram escritos por Seth Macfarlane, criador de Family Guy.

8 – Os Debilóides (1995 – 1996)

E mais um filme estrelado por Jim Carrey virou animação.  Dessa vez “Debi e Loide” tornou-se um desenho pelas mãos do estúdio Hanna-Barbera. O desenho segue a narrativa do longa, em que dois amigos desastrados atravessam os Estados Unidos e se metem em confusões.

A série só teve 13 episódios produzidos, mas tornou-se um sucesso através de suas reprises.

Jim Carrey, durante os anos 90, foi muito mais que um ator, ele praticamente tornou-se um produto, e seu apelo com o público infantil era incontestável, por isso suas maiores produções da década foram adaptadas em formato de desenho infantil.

7 – Os Fantasmas se Divertem (1989 – 1991)

Baseado no longa de Tim Burton, a versão em desenho de Beetlejuice tinha um apelo mais infantil do que o longa original. Ainda com elementos de terror, a animação acompanhava as aventuras de Beetlejuice  e Lydia que, diferente do longa original, são melhores amigos na série. O desenho tornou-se um sucesso estrondoso com 4 temporadas e 94 episódios produzidos e recebeu um Emmy de melhor programa de animação em 1990.

6 – MIB – Homens de Preto (1997 – 2001)

Assim como O Máscara, o filme original do Homens de Preto foi baseado em uma história em quadrinhos, mas a série animada optou por seguir as aventuras dos heróis do longa estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones. Apesar de não ter uma continuidade lógica com o longa, todos os personagens vistos no primeiro filme estão presentes na animação.

Foram produzidos 53 episódios distribuídos em 4 temporadas. A série deu origem a diversos videogames e foi vencedora de um Emmy em 2002.

5 – De Volta Para o Futuro (1991 – 1992)

De Volta Para o Futuro ganhou uma versão animada criada pelo diretor Robert Zemeckis em 1991. Na animação, acompanhamos Marty e Doc Brown, que agora é casado com Clara e tem dois filhos pequenos: Julio e Verne. O desenho também conta com Jennifer, a namorada de Marty, Biff e o cãozinho Einstein.

Chirstopher Lloyd aparecia no começo e no fim de cada episódio, mas ele não emprestou sua voz para a animação. Curiosamente quem deu a voz ao Doc Brown no desenho foi Dan Castellaneta, o mesmo ator que dá a voz a Homer Simpson. Ao todo foram produzidas duas temporadas com 13 episódios cada. A série foi vencedora de 4 Emmys.

4 – A Múmia (2001 – 2003)

O desenho animado baseado na franquia “A Múmia” foi ao ar em 2001. A série teve duas temporadas e faz uma ligação direta com os filmes. As aventuras se passam entre “O Retorno da Múmia” e “A Múmia – Tumba do Imperador Dragão”.

Alguns elementos da trama, como a origem do vilão Imhotep, foram modificados para se adaptar melhor ao público infantil.

Apesar de seguir a história do longa, nenhum dos personagens animados é parecido com os atores do filme. Isso aconteceu porque o estúdio queria economizar no orçamento e não queria pagar royalties para os atores do filme.

3 – Os Caça Fantasmas (1986 – 1991)

Baseado nos personagens criados por Dan Aykroyd e Harold Ramis, a série seguia o mesmo grupo de caça-fantasmas dos longas. Foram criados 147 episódios divididos em 7 temporadas.

Em inglês, a série foi intitulada de The Real Ghostbusters. Isso aconteceu por causa de uma briga judicial com uma outra produtora que na época tinha um desenho animado chamado Ghost Busters (no Brasil conhecido como Os Fantasmas). Esse “Ghost Busters”, por sinal, era uma adaptação de uma série dos anos 70 de mesmo nome, que no Brasil era conhecida como Trio Calafrio.

2 – Little Shop (1991)

Levemente baseado na história da planta carnívora criada por Roger Corman em 1960, a animação “Little Shop” tentou embarcar no sucesso do remake de 1986 de “A Pequena Loja de Horrores”. Na animação, Seymor tem apenas 13 anos e trabalha em uma loja, onde fica amigo de uma planta chamada Junior. Assim como no remake, a animação também contém números musicais. Diferente do filme, a planta não se alimenta de carne humana, e sim de diferentes tipos de carne. Roger Corman serviu como consultor criativo da série. Ao todo foram produzidos 13 episódios.

1 – Rambo: A Força da Liberdade (1986)

O sanguinolento Rambo interpretado por Sylvester Stallone provou ser uma marca muito popular entre garotos dos anos 80. O sucesso foi tanto que uma série animada com 86 episódios foi produzida logo após o lançamento do segundo filme da franquia. Os filmes tratavam de temas adultos como guerra do Vietnã, depressão pós-guerra e tortura. Ao adaptar o personagem para o público infantil, todos esses aspectos foram abandonados e a série ganhou um tom e estilo mais parecido com as animações de G.I. Joe, os Comandos em Ação. Na série animada, Rambo e seus amigos ajudavam a defender o mundo do grupo terrorista S.A.V.A.G.E.

As tramas foram bastante infantilizadas, e chegou a contar com um episódio em que Rambo ajuda seu amigo T.D. Touchdown, um jogador de futebol americano, a ganhar o Superbowl.

Deixe seu comentário