Fechando a trilogia Creed - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Fechando a trilogia Creed

Fãs de Stallone ou não, todo mundo sabe quem é Rocky Balboa. O personagem virou referência cinematográfica. A franquia já está na 8ª obra. Stallone tem uma puta história linda que não só acendeu o seu nome, como o fez evoluir e se reformar a cada década. Fiz uma leitura interessante sobre este assunto neste artigo AQUI.

Mas uma vez que está com mais de 70 anos, não poderá mais fazer uma luta bacana como fez com os seus 59 anos no 6º filme. Então nasceu a ideia de terceiros para o concebimento de CREED – que acabou gerando dois ótimos longas. Quem realmente ama a série, o Garanhão Italiano ou o esporte, espera pelo menos mais um longa para fechar essa nova trilogia com chave de ouro, com isso os palpites começam pipocar por toda a internet.

A ideia deste artigo é exatamente apresentar dois destes grandes pitacos – um nasceu lá fora e se propagou pela webesfera, e a outra tem o berço verde e amarelo, criada pelo pessoal do Jovem Nerd – e propor mais três ideias minhas, gerando um pouco de discussão entre os adoradores.

Então vamos a elas!

O FILHO DE CLUBBER LANG

Um dos vilões mais icônicos de toda a trama foi o Ivan Drago, que no quarto filme assassina friamente o pai do atual protagonista ao vivo em pleno ringue. O mesmo reaparece junto ao seu filho Viktor Drago, para um embate que tem muito mais sabor de vingança do que qualquer coisa relacionada ao cinturão. Então o mundo agora pede o filho de um outro vilão para encerrar a trilogia: Clubber Lang.

O próprio ator Michael B. Jordan em uma entrevista no final de 2018, se mostra interessado por este possível embate e assim como Dolph Lundrgen, reapareceria com um primogênito. B. Jordan cita o atual campeão dos pesos pesados da WBC o lutador Deontay Wilder.

Acho Wilder amedrontador e traria aquele “Q” de vilão, mas não acho que tenha tanto Lang nele. Talvez o ex-campeão da Strikeforce e atual lutador de UFC Daniel Cormier ou quem sabe apostaria no ex-campeão dos pesos meio-médios do UFC Tyron Woodley. Ambos são mais carismáticos e não deixariam de render boas lutas.

Mas o que realmente pesa neste filme é a falta de um diretor… Ryan Coogler do primeiro filme e Steven Caple Jr do segundo não retornarão, então dependendo de quem estiver ali na cadeirinha, direcionando tudo, não tem como ter apenas lutadores como vilão, ainda mais sendo FILHO do grande Clubber Lang, cheio de frases incríveis e uma personalidade muito marcante.

Para resolver isso escalaria Winston Duke para o antagonismo. Bom ator, em ascensão, já dividiu set com B. Jordan em PANTERA NEGRA e traria a magia canastrona e cheia de si de um verdadeiro Lang.

CREED X CREED

No Nerdcast 658, o pessoal do Jovem Nerd bate um papo sobre o CREED II, e entre piadas, observações e curiosidades, percebem uma lacuna a ser explorada. Os possíveis irmãos do Campeão Adonis Creed, nem tiveram os seus nomes creditados no antigo longa. Puxando em suas memórias sobre os filmes, realmente aparecem um casal de crianças na casa do Apollo, e no início do primeiro CREED, temos a leve explicação que ele era um filho da amante. Chegaram a checar a ficha do casting, e as crianças que até então não deram sinal de vida, foram eternizadas com apenas: ‘’filho um’’ e ‘’filho dois’’.

Com isso, criaram o CREED X CREED, onde a batalha seria em família. A filha legítima de Apolo, convenceria o irmão autêntico, a tirar o cinturão do então FALSO Creed.

O pessoal do Jovem Nerd, não chegou a montar ou sugerir casting, apenas citaram que o filho verdadeiro deveria ser treinado por Clubber Lang – demonstrando mais uma vez o carinho dos fãs da série por ele. Então nesta brecha em que eles criaram, venho sugerir nomes. Começando pelo ex-boxeador queridinho da América, Floyd Mayweather Jr. Outro bom nome de um ex-lutadador, seria o de Erislandy Lara, que esbanja personalidade, ou o atual campeão de pesos-pesados Anthony Joshua.

Mas como eu prefiro escalar atores, para ter realmente um núcleo caprichado de diálogos e desenvolvimento de personagens, partiria para outro Anthony, o Mackie. E já sabendo que nenhum dos dois diretores dos outros longas irão voltar, apostaria em nomes como o F. Gary Gray, que traria boa ação, quem sabe para fechar com mais peso o filme, um nome como Steve McQueen ou indo mais além, um nome direto do terror, onde tem rendido bons profissionais da direção de action movies, Jordan Peele.

PROPOSTA.01: SATÍRICO E ATUAL

CONHEÇAM: “MAIORAL” NA PELE DE C.HUNNAM

Já que toda a série foi forjada em cima de fatos reais, desde o surgimento do protagonista no primeiro filme, até todo o background da trama do quinto e fraco filme, por que não voltar para esta veia? Mas vamos deixar atualizado assim como toda a estética que o Creed propõe.

Muita gente pode achar ele “velho” para um vilão, mas convenhamos, o Stallone fez Rocky IV, com aquele puta físico e convencendo na vitória contra Drago com os seus 44 anos, Então, ainda vejo Charlie Hunnam alguém vivo para o papel. No seu penúltimo filme, mostrou um shape pesado em REI ARTHUR.

Pra quem conhece mais do ator, ele além de ter passado metade das gravações lutando jiu-jitsu com o diretor daquele longa, Guy Ritchie, ele tem uma rincha com um dos lutadores mais debochados do esporte, Conor McGregor – confira tudo isso aqui. Eles poderiam ter uma luta inicial, cheio de zombarias na internet, na TV e na pesagem, até que no octógono Hunnam vence a peleja.

O plot pode ser no naipe do que o McGregor fez na vida real, se tornar Campeão e defender tanto o cinturão que achava que era imbatível em qualquer modalidade – por isso dei o nome do personagem de “Maioral” – a crítica ficar forçando o Creed ser o maior lutador em atividade e o antagonista descordar, falando por aí que irá lutar dentro de um ringue com mais onças em suas luvas e mostrar que ele é sim o Maioral.

Poderia ganhar a atenção do Creed da mesma forma escrota e desnecessária que o Cluber Lang no terceiro filme da franquia ROCKY III: O DESAFIO SUPREMO, substituindo talvez a famosa escadaria da Philadelphia por um museu sobre a vida de Rocky – seria foda – que Adonis tenha criado. Maioral apareceria e provocaria Creed, que não cairia na pilha até falar coisas maldosas para sua mulher com apelo sexual e citando a sua deficiência.

Para aprofundarmos, o lutador poderia ser um bêbado inveterado, drogado que usa diversas substâncias e por isso, nunca é levado a sério pela crítica. O personagem de Hunnam seria um cara que só quer atenção – maior erro deste mundo de hoje – aparecendo em clipes escrotos, fazendo vídeos com a galera do Jackass e sendo flagrado em orgias.

Seu treinador faz de tudo pra mudar isso, se empenha forte a ponto de estar prejudicando a própria saúde por isso. Penso para o papel deste treinador esperançoso – que de fato ama o seu garoto e não desiste dele nunca – alguém carismático e com grande poder de fogo na atuação, um Woody Harrelson, talvez o Sam Rockwell ou quem sabe o Josh Brolin. Assim teremos um personagem com um conflito interno e externo, tanto com os seus vícios quanto o seu mestre.

Depois de explorar bem a atual vida de Rocky ao lado de seu neto Logan, do cotidiano da família Creed, teríamos um bom desenrolar com o tal “Maioral” e os seus problemas. A primeira luta entre eles ali no meio do filme, seria cancelada por dopping, algo que nunca rolou na série. Seria um ponto interessante a se discutir. O personagem do Hunnam sendo proibido de lutar e saindo na mão com juiz e seguranças. Até que na luta final Adonis prova da monstruosidade que é a capacidade do seu adversário, mas ao vencê-lo, percebe que se não fosse os problemas químicos do cara, seria realmente um lutador completo. Diferenciado.

Creed vence e o adota como amigo, o internando em uma clínica de reabilitação.

PROPOSTA.02: CARTUNESCO COM GOSTO DA ANTIGA SÉRIE

COM VOCÊS: “MASTODONTE” INTERPRETADO POR J.MOMOA

Um ex-criminoso se torna celebridade ao se casar com uma milionária – alguém charmosa e exótica como Cate Blanchett ou Tilda Swinton. Rapidamente se torna o queridinho da América por sua beleza badboy e cara de cafajeste. Então começa a fazer parte de filmes de ação e aparecer por aí, acompanhado de sua esposa e mais uma garota – sempre diferente – trazendo a discussão sobre poliamor.

Faz um filme no estilo meio MERCENÁRIOS, ao lado de Danny Wheeler, se desentendem no set e Danny o desafia para resolver no ringue, dizendo que ele é um lutador e não um ator. Momoa aceita e estraçalha ele na frente do mundo. Depois disso ganha milhões de seguidores e é patrocinado por tudo quanto é marca. Ao ser entrevistado ainda no ringue, ele solta para as câmeras ‘’O que a dondoca aí não sabia, é que eu era Campeão de Boxe no presídio”.

Enquanto isso, Viktor Drago não aceita as humilhações em cima do seu pai e acaba preso por bater em um político. A esposa do Momoa o instiga a ganhar mais fama, sugerindo uma luta beneficente com o ex-Campeão que nunca fora derrotado, Rick Conlan. Ele aceita. Creed vai assistir a luta por conta do seu agente que tenta manter a sua imagem falada na mídia. Momoa acaba com Rick sem necessidade alguma. Creed tenta interver e ao invadir o ringue os dois lutam pela primeira vez. Adonis é nocauteado.

As filmagens dele apanhando faz mal para o nome do Creed que começa a perder apostadores nas casas e patrocínio, o chamando de campeão de papel. Enquanto isso mais uma vez a esposa de Momoa faz sua cabeça e ele faz uma luta com transmissão de dentro do presidio e derrota o Drago. ‘’Um bom filho a casa torna”, solta se referindo a detenção. Enquanto isso Rocky faz uma ligação e diz que já ouviu muito sobre ser um “Campeão de papel” e que ele não devia dar bola para isso.

Creed cada vez mais afastado dos ringues e mais unido com a sua família, faz de tudo por sua filha. Equipamentos de ponta e doutores chegam em sua casa junto com a mídia, que cobre toda a jogada de Momoa para ajudar no tratamento da Creed mais nova, em um movimento que humilha e instiga Adonis a lutar.

Nada acontece. Momoa vai então atrás de sua mãe. Também não o abala. Eis que ele vai até o Rocky e no meio da discussão Rocky enfarta, no hospital ele tem um último diálogo com Adonis, lembrando muito a despedida de Mickey.

Balboa Júnior então, ajuda Creed a treinar. Acontece a luta final entre os dois monstros. Temos um desenvolvimento bem legal no vilão, mas contando assim parece que o foco seria nele. Não. Será esporádico e pontual as aparições do casal antagônico enquanto teríamos um grande drama familiar por parte dos Creeds.

PROPOSTA.03: UMA HOMENAGEM AO BRASIL

POR FIM: “GIGANTE” VIVIDO POR D.JUNIOR

Veremos aqui um típico brasileiro que veio do nada e crescendo em buscar de conquistar o máximo de dinheiro possível. Mostrar o David Junior criança com o seu irmão na favela, correndo da polícia, arrumando briga com outros moleques e assistindo a luta do Balboa contra o Nixon na TV.

Cresceu com o seu irmão interpretado pelo Sérgio Menezes o agenciando, pegaram a fase do “Gigante acordou” e logo conseguiu se destacar nas lutas e ter o Vincent Cassel na sua bota. Que começou treina-lo e o levou a ser Campeão regional e em pouco tempo nacional. Cassel não é só um ótimo treinador, tem uma ótima visão de marketing. Fez ele crescer investindo dinheiro em sua cidade, ganhando amigos políticos. Seu irmão começou alerta-lo que era errado, mas o viu cada vez mais distante do que era.

Treina em um lugar cheio de posters de grandes nomes do boxe como Luis Faustino Pires, Servílio de Oliveira, Éder Jofre, Miguel de Oliveira, João Henrique, Popó e Maguila. Treina com um dos nomes grandes, Anderson Silva, talvez Júnior Cigano, Shogun Rua ou José Aldo.

E vai disputar o título contra o Creed. Mas em meio a luta acontece um atentado e as luzes se apagam. Volta a imagem com tanto Creed como David Junior hospitalizados. Ninguém sabe o que aconteceu, parece que foi um atentado político. Ninguém sabe quem venceu a luta, então foi dado empate. E o cinturão continua com Creed.

Vários atentados, acontecem em lugares que se concentrava grandes multidões. Com líderes como Trump, Kim Jong-um, Putin e Bolsonaro no poder, com toda a crise na Venezuela e atentados em Paris, o filme vai explorar este tipo de conflito político passível de ataques e terrorismo.

Creed está com medo e a pedido de sua esposa e filha, começa a se afastar dos ringues, decidindo parar. Enquanto isso David Junior faz um jogo beneficente com grandes nomes do futebol como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, e anuncia que comprou um TIME junto ao Ronaldo Fenômeno.

Continua a lutar e lucrar. Vence outros bons nomes mas começa a fazer tudo que o Cassel quer como um cachorrinho. Seu irmão o alerta que Cassel é realmente alguém ruim e está envolvido com o terrorismo, em uma pesquisa ele mostra para o irmão que Cassel é caçado por aí. David perde a cabeça bate no irmão. Quando chega em sua mansão, pensa no que acabara de fazer se enfiando nas drogas, resultando em uma briga coletiva na rua, saindo na mão com diversas pessoas aleatórias, como naquele fatídico episódio com o Ryan Gracie.

Mas não ficou preso por muito tempo. Suas costas quentes, faz ele voltar para as ruas e fazer mais alguns atos beneficentes e esbanjar seu dinheiro para melhorar a sua imagem. David Junior começa pressionar o Creed para que ele fale quem realmente venceu naquele dia. Que ele seja homem e admita. O público pede pela a luta.

A luta é marcada. Cassel o treina no EUA com um grandalhão muito conhecido, um tal de Thunderlips. David Junior irá misturar a sua ginga da capoeira e a sua velocidade do futebol com a força do wrestling. Já o irmão de David Junior entra em contato com Creed e ajuda em seu treinamento o levando para o Brasil, treinar com uma família muito especial. Os Gracies, para aprender a ter um repertório maior. Eis que a luta acontece e vai ser a mais impecável da trajetória do Creed. Adonis apanha bastante, mas vira o jogo quando joga sujo. Pede para o irmão de David subir no ringue mostrando estar do lado adversário o desestabilizando emocionalmente. Creed então mantém o cinturão.

Eae?! Gostaram?!

Qual seria a sua escolha? O que você gostaria de ver no encerramento de mais um episódio desta série? O que está jornada merecia? Perceberam que dei “apelidos” aos protagonistas para não tentar criar ”nomes” tão bons quanto do Sly? Brisei demais?

Não deixe de comentar!

Deixe seu comentário