Easter Eggs de Vingadores Ultimato (com spoilers) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Easter Eggs de Vingadores Ultimato (com spoilers)

Comentem se encontraram outros easter eggs em Vingadores Ultimato!

Marvel é perita em colocar em seus filmes easter eggs de vários tipos: quadrinhos, outros filmes da marca, e também, grandes referências da cultura pop e de outros filmes seus diretores. Não foi diferente no longa-metragem mais esperado do ano. há muitos easter eggs em Vingadores Ultimatoh

Eu notei alguns easter eggs em Vingadores Ultimato e montei uma lista porque com um filme de três horas de duração já era de se esperar ter vários destes ícones de fan service que trazem a nostalgia e atendem as expectativas!

Por se tratar de uma marca registrada dos filmes Marvel, neste, denominado Ultimato, teríamos grandes surpresas que com certeza superaram as expectativas já que trata-se de um grande final de uma saga de 21 filmes e exatamente 11 anos de MCU.

Em Guerra Infinita muitos se perguntaram onde estava Gavião Arqueiro e porque não havia aparecido no filme, pois bem, essa pergunta é respondida logo na primeira cena de Vingadores Ultimato. O filme aparentemente começa quando Thanos estalou os dedos e dizimou metade da população do planeta Terra.

Não é exatamente assim que começa, porém percebemos na linha do tempo onde o filme inicia devido a uma grande despedida: Gavião Arqueiro ensina sua filha a arte do arco e flecha em um pic nic em família com sua esposa e filhos, e eles desaparecem vemos as poeiras e o personagem se perguntando onde foram parar. Essa é a primeira referência aos quadrinhos que tem na história da presença do Gavião.

Aproveitando esta mesma cena, temos uma referência a Kate Bichop pois ela é uma heroína dos quadrinhos que no futuro assume o manto de Clint e usa o codinome Gaviã Arqueira e isto é mais um easter egg em Vingadores Ultimato

Vocês se lembram da animação “Yellow Submarine” dos Beatles? “Blue Meanie” é o nome das criaturas azuis que detestam música e Tony Stark chama “carinhosamente” a Nebulosa assim.

Por falar em apelidos e formas carinhosas de se chamarem uns aos outros temos em Guerra Civil um pequeno diálogo entre Capitão América e Homem Aranha onde eles se apresentam e dizem de onde são. O Capitão durante a grande batalha se refere ao Homem Aranha como Hey Quens! como referencia ao bairro de origem do menino.

Durante o longa temos a presença marcante de alguns atores que fizeram uma ponta e aparecem momentaneamente.

Assim como estamos acostumados, foi inserida uma cena com nosso estimado Stan Lee onde ele aparece na década de 70 com um visual hippie dizendo que todos deveriam fazer amor e não guerra, em frente a base militar, como easter egg de Guerra Infinita.

Com relação à base militar que eles visitam na ida ao passado:

O pai de Tony Stark, Howard Stark, tem uma conversa emocional com seu filho, sem saber quem ele era;

Ivette Nicole Brown atriz de Community (referência aos irmãos Russo que dirigiram episódios da série) aparece na cena na base militar no elevador e como desconfia de Tony Stark e Steve Rogers, acaba chamando a segurança;

Michael Douglas tem um personagem no universo Marvel que se chama Hank Pyn ele é visto em duas cenas e o capacete que criou para o Homem Formiga também aparece na base militar;

Capitão América, ou melhor Steve Rogers, encontra seu grande amor Peggy Carter (fundadora da S.H.I.E.L.D momentaneamente sem que ela o veja, pela janela.

Essa cena dá a deixa para uma que vem na próxima sequencia onde Steve se despede de Bucky porque vai viajar ao passado (e talvez não volte) fazendo uma referência ao filme Capitão América: O primeiro Vingador onde Bucky vai a guerra e por talvez não voltar diz: “Não faça nada de estúpido até eu voltar” e dessa vez quem diz isso a seu amigo é Steve.

E, como estamos falando de participações especiais, não podemos esquecer de Ken Jeong, conhecido por Community e aqui também se faz referencia a direção dos irmãos Russo. Jeong aparece como segurança do local onde a van de Scott Lang foi mantida nos cinco anos que se passaram entre Guerra Infinita e Ultimato.

e por falar novamente nos irmãos Russo temos a participação de Joe Russo em uma cena em que ele interpreta um homem que perdeu seu marido em Guerra Infinita pois virou poeira após o estalar de dedos de Thanos. Nessa cena já se passaram cinco anos do atentado do Titã Louco e Steve Rogers está intermediando um grupo de pessoas que perderam seus entes queridos.

Presença de elementos dos quadrinhos:

Em Capitã Marvel todo mundo se perguntou sobre uniforme e corte de cabelos serem diferentes da HQ, aqui em Ultimato, passaram-se cinco anos quando os personagens se reúnem com sede de vingança e aparece ninguém menos que Carol Denvers com o visual tão esperado.

Em Ultimato Rhodes pergunta para Carol o que ela fez durante esses cinco anos, e, depois em outra cena onde eles se encontram através de um holograma ela se despede dele desejando boa sorte e essa pequena interação dos dois deixa uma ponta do que pode ser um segundo filme envolvendo a heroína e a referencia com o romance que eles vivem nos quadrinhos.

Nas histórias em quadrinhos existe um personagem hibrido entre o grande Hulk e o Dr Bruce Banner chamado professor Hulk o que ficou confirmado em Ultimato pois passado os cinco anos após o atentado do Titã Louco, os irmãos Russo trataram de trazer esse personagem e fizeram uma mistura em CGI da fisionomia de Mark Ruffalo com o poderoso verdão.

Rocket nos HQs utiliza um traje muito característico e que foi representado fielmente em Ultimato em algumas cenas que ele aparece fazendo uma homenagem a criação de Dan Abnett e Andy Lanning em suas histórias.

No filme Gavião Arqueiro após perder sua família está com o manto de Ronnin. Clint Barton como forma de luto vai as ruas e se utiliza desse novo codnome e uniforme sendo um justiceiro com a missão de matar criminosos até que a Viúva Negra o encontra e pede seu auxilio.

Pepper Potts ganha uma armadura mais um easter egg em Vingadores Ultimato que faz referência a heroína das HQs chamada Resgate. Nos quadrinhos ela ganha essa armadura super poderosa feita sob medida para ela.

Por ultimo ainda no âmbito dos heróis e histórias em quadrinho temos a referência da SHIELD e da HYDRA:

Canas no elevador: Em Soldado Invernal essa cena é bem característica e volta a ocorrer em Ultimato já que alguns dos heróis voltam no tempo.

Como uma forma de homenagem há o encontro de Capitão America e Steve Rogers na linha do tempo e Steve finge ser o Capitão para recuperar uma joia importantíssima e então Rogers entra no elevador repleto de agentes da SHIELD.

Nesse mesmo contexto existe mais uma referência quando Steve diz a um dos agentes no ouvido: “Hayl Hydra” para conseguir o cetro da jóia da Mente que está em posse da SHIELD e assim Steve engana os agentes que na verdade são vilões da HYDRAE

Easter Eggs em Vingadores Ultimato relacionados a filmes e personagens fora do universo HQ:

Tony Stark chama o Homem Formiga (por causa do tamanho) de Stuart Little, ratinho mais amado do mundo pop já que ambos os personagens são sagazes e inteligentes além de serem pequeninos. O herói da Marvel é quem traz a idéia do que fazer para combater Thanos por uma pequena experiência que ele teve no universo quântico.

Filmes: há vários filmes conhecidos no mundo da cultura pop que falam de viagem no tempo não é mesmo? Alguns deles são citados como easter eggs em Vingadores Ultimato. Os que eu consegui pegar são estes porém foram tão rápidas as citações que se você souber mais pode mandar nos comments pra gente!

Diversos filmes clássicos como Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica, O Exterminador do Futuro e De Volta para o Futuro (esse é o mais citado) e que aliás para os personagens de Avengers Endgame (nome original do filme) deu um bug na cabeça pois a teoria de viagem no tempo diverge bastante das possibilidades criadas no filme De Volta para o Futuro onde o Delorian (abaixo) é o carro que transporta e viaja no tempo.

Então é isso pessoal, vários filmes dentro do filme, várias citações, easter eggs, referências e bastante fan service para agradar a todos! Espero que tenham gostado!

Deixe seu comentário