Conteúdo Nacional à vista!! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Conteúdo Nacional à vista!!

Aos poucos vamos levando alguma vantagem em meio a essa batalha que é criar boas obras nacionais. Desde os primórdios, temos o nosso Cinema progredindo a passos curtos por estarem com suas canelas presas as correntes do preconceito do público, um Cinema que já se afogou e afundou tantas vezes como também já ressurgiu potente, criativo e vigoroso como uma verdadeira fênix. Parece que agora teremos mais chances de poder produzir filmes e séries (ficcional / doc / factual) com maior ”facilidade” – leia-se procura – por conta do interesse dos gigantes mundiais.

Em 2011 tivemos uma mudança deliciosa para o mercado audiovisual brasileiro, onde entrou em vigor a Lei 12.485 que regula o material da TV paga em nosso território, obrigando a exibir conteúdo tupiniquim por pelo menos 3 horas 30 minutos semanais, valorizando e incentivando a cultura brasileira. Deu tão certo que muito por conta disso, nosso mercado – audiovisual – hoje passou o de turismo e deixa claro que avança para se tornar ainda maior. E estamos falando de um país geograficamente muito bem estruturado para o turismo, pela sua magnitude tropical, com vasto litoral, atípicas florestas, fauna, flora, e centenas de histórias para contar com um povo tão rico de se apreciar. Sério, essa ultrapassagem é uma marca e tanto.

A Amazon que já faz um grande sucesso danado lá fora, mira adentrar de vez ao nosso mercado, temos também a FOX, HBO e a própria Disney investindo mais e mais também neste estilo de plataforma – não só VoD –  fora que vem aí a poderosa Apple que praticamente já confirmou um serviço de streaming impecável e colossal. Porém, no atual momento, temos a nossa querida e amada Netflix, que não quer perder de forma alguma o seu troninho no coração de cada um de nós.

Diferente da TV Paga, que injeta valores em produções por aqui quase que por obrigação legislativa, os produtores da Netflix vêem no público em geral, uma vontade enorme de ”se ver” na tela. Gostam de consumir este tipo de trabalho, então, eles estarão investindo em produtos locais ao redor do mundo, em um formato que dê para transitar de um continente a outro, mas ainda assim, predominando a sua pegada regional. O que convenhamos, demorou para termos este olhar. Séries como 3% daqui que faz sucesso por lá e La Casa de Papel que é da Espanha e faz um tremendo sucesso por aqui, fora The Rain por exemplo que vem de ventre dinamarquês, tem sido muito citado entre os executivos para usarem de parâmetro para o que querem estabelecer como atual meta.

Dados mostram que serão pelo menos mais 100 projetos por toda a Europa e por aqui já anunciaram cinco: 3% (o sucesso que veio do Youtube ganhando todo o Mundo), O Mecanismo (produzida por José Padilha e estrelada por Selton Mello), Samantha! (da mesma roteirista de Julie e os Fantasmas Paula Knudsen, é uma série de comédia produzida pela majestosa Alice Braga), Coisa Mais Linda (que nos apresentará a bossa nova entre os anos 50 e 60) e o projeto do Kondzilla chamado Sintonia, e aparentemente até o final do ano ainda seremos apresentados de três a quatro outras séries de alto nível totalmente nossas. O objetivo é que de 2019 para frente, pelos menos 20 obras nasçam anualmente por aqui!!

Ainda vemos que o foco são as séries, mas sim, temos as portas se abrindo para os longas, onde O Matador foi o pioneiro – como Original Netfflix – e virão mais e mais por aí, até porque o marketing verde e amarelo pode trabalhar com uma facilidade muito maior em produzir bons materiais com o nosso gosto. A Amazon anunciou ter cerca de US$1 bilhão para investir em originais regionais por aqui, já o Netflix chega com fenomenais US$8 bilhões só para o nosso território, ou seja, caminhões de dinheiro para atiçar a nossa criatividade e fazer com que mexemos nossas bundas.

Não temos dados exatos sobre os Players que ainda resistem com suas grades no ar – sustentando o tal do ultrapassado ”Premium Time” sem apostar tanto no ”My Time” – mas também possuem valores exorbitantes para criar uma programação que traga não só público como publicidade e façam sobreviver a esta transformação em que vivemos. Precisamos muito falar sobre o atual mercado Televisivo com alguns números e para onde caminha sua programação e seus clientes, mas fica para o meu próximo artigo…

Então se você é um consumidor nato, comemore!! E se prepare para por na sua agenda as próximas maratonas. Porém, se você trabalha de alguma forma na área, comemore muito mais!! As agências de publicidade irão aumentar a demanda, as produtoras estarão correndo como loucas atrás de boas ideias para levar para Players, equipes se matando para filmar em tudo quanto é lugar e roteiristas escrevendo como loucos e lendo até pro papagaio da vizinha pra ter um feedback. Toque de Amigo: É a hora de todo mundo se mexer.

O mercado vai aquecer. Teremos muita coisa boa tomando as casas com altas produções, e claro, se vacinem pois assim como qualquer aumento em um serviço, acaba que, passam-se alguns projetos meia bocas e ruins pra danar. Então faça a sua parte, e não deixe de por na tela aquela ideia genial guardada ao lado da gaveta de meias mofando, enquanto alguma história mais oportunas e sem alma pegue essa vaga que seria sua.

Procure um diferencial para a sua obra e corra atrás de concursos, festivais e palestras – a Rio2C é um ótimo exemplo – treine pitching como um louco!! Se você sempre sonhou com uma oportunidade, essa é a hora de investir um tempo estudando o mercado, as possibilidades, o que a lei te permite como incentivo ou contratual. Tentar criar um bom argumento, um monstro para ilustrar a visão que você almeja para o seu projeto, uma Bíblia descente pra sua série é o mínimo para enfim poder ir atrás de por a cara no mundo.

Existem diversas formas de estudar pitching, mas um canal que sempre acompanhei e sempre panfleto é a Imprensa Mahon, da sensacional e única: Krishna Mahon. Tive o imenso prazer de fazer um curso com ela sobre pitching esta semana e posso garantir que vale muito a pena, Sorc aqui recomenda – recomenda e ”avisa”, assisti mais de 20 pitchings e tem muita coisa boa por vir. Tem um pessoal muito foda já focado em vender projetos. Neste Canal você terá não só o aperfeiçoamento do seu time para a jogada certa como o que é necessário ter em uma apresentação e principalmente o que os Players hoje estão procurando, até o contato de cada um ela disponibiliza!! Então não percam tempo!!

Deixe seu comentário