Lars von Trier volta a Cannes após ser banido por declaração pró-nazismo
Cinema Mundial

Lars von Trier volta a Cannes após ser banido por declaração pró-nazismo

De 8 a 19 de maio, ocorre na França o Festival de Cannes, considerado um dos mais importantes e significativos festivais de cinema do mundo. Neste ano, após 7 anos, o cineasta dinamarquês Lars von Trier estará de volta na Croisette. Em 2011, na apresentação de Melancolia, ele fez uma declaração que fez mal para sua reputação.

“Eu pensei que era judeu por muito tempo. Mas descobri que não, na verdade eu era um Nazi, o que também me deu certo prazer. O que posso dizer? Eu entendo Hitler. Ele fez algumas coisas erradas, claro, mas consigo imaginá-lo em seu esconderijo no fim de tudo. Eu tenho simpatia por ele”.

 

A fala do cineasta fez com que ele fosse banido do festival nos anos seguintes, com repúdio da instituição. Agora em 2018, a organização decidiu permitir a volta dele, que exibirá o filme The House That Jack Built, terror com Matt Dillon e Uma Thurman. O longa conta a história de um serial killer e, nas palavras do cineasta, é a celebração de uma vida repleta de maldades e sem alma.

 

Apesar de estar fora de competição, o filme marca um bom retorno do diretor, ainda que nos últimos anos ele tenha conseguido destaque com a duologia “Ninfomaníaca”, lançado em duas partes.

 

Apesar de ser valorizado pela qualidade artística de suas produções, Lars von Trier também não escapa de acusações de assédio. Apesar de a maioria das denúncias terem sido miradas em Peter Aalbæk Jensen, sócio de von Trier na produtora Zentropa, além de ex-CEO da mesma, o fato é que ficou subentendido que o cineasta teria feito algo contra a cantora e atriz Björk, que ele dirigiu no filme “Dançando no Escuro”, de 2000. A islandesa disse nas redes sociais em outubro de 2017 (auge das denúncias de muitas mulheres da indústria cinematográfica) que sofreu uma investida de “um diretor dinamarquês” (sem citar nomes), e foi castigada durante a produção por não aceitar o que ele fez para ela. Pouco tempo depois, também sem citar nomes, Lars von Trier declarou que possui um “método de direção” que realiza em seus filmes, afirmando que é devido a ele que elas têm em seus filmes as melhores performances de suas carreiras.

Deixe seu comentário