9 filmes de destaque em 2017 que você viu primeiro no Cinem(ação)
Em janeiro de 2017, o Cinem(ação) realizou uma cobertura inédita e completa do Festival de Sundance. O crítico Maurício Costa, do Razão de Aspecto, fez vídeos diários sobre o filmes de destaque que acompanhou por lá.
O Festival de Sundance é conhecido por ser um dos principais eventos do cinema americano, além de ser uma porta de entrada dos principais filmes independentes para a temporada de festivais. Ele costuma ser o ponto de partida da corrida do Oscar para o ano seguinte!
É por isso que você provavelmente viu em primeira mão aqui no Cinem(ação) e nos sites parceiros os filmes de destaque. Hoje, eles já ficaram famosos e foram vistos por muita gente!
Confira a lista de filmes de destaque que você viu primeiro aqui:
1- Código de Silêncio (Burning Sands): O filme sobre trotes nas universidades negras dos Estados Unidos já
2- Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi: O longa que está levando Mary J. Blige a diversas indicações e deve levá-la ao Oscar estreia comercialmente dia 15 de fevereiro no Brasil, e arranca elogios por onde passa.
3- Sidney Hall: O filme independente estrelado por Elle Fanning e Logan Lerman tem sido aclamado por onde passa. Ele ainda nem estreou comercialmente nos Estados Unidos, e é bem possível que pipoque nos cinemas em 2018 (distribuído pela A24). O título brasileiro deverá ser “O Desaparecimento de Sidney Hall”.
4- Deidra e Laney Assaltam um Trem: Comprado pela Netflix, o filme já está no catálogo, a um clique de distância!
5- Terra Selvagem (Wind River): O longa só foi estrear em novembro no Brasil. Estrelado por Jeremy Renner e Elisabeth Olsen, o longa é considerado um dos grandes filmes de 2017, e ganhou uma baita crítica do Fernando Machado!
6- O Mínimo para Viver (To The Bone): Outro que foi direto para o catálogo da Netflix. O filme estrelado por Lilly Collins e Keanu Reeves já foi visto por muita gente, que tem aproveitado a mensagem contra distúrbios alimentares.
7- Não Devore Meu Coração: Único título brazuca da lista, o filme de Felipe Bragança foi assunto em diversos festivais, como o Festival de Brasília (com cobertura do Lucas Albuquerque), e arrancou boas críticas! Em novembro, estreou comercialmente no Brasil.
8- Grave (Raw): Mais um que a Netflix abocanhou e já subiu no catálogo pouco tempo depois. Outro ótimo filme francês vem conquistando cada vez mais fãs (adeptos das cenas sangrentas).
9- Manifesto: Por fim, o filme “de arte” em que Cate Blanchet vive diversos personagens em monólogos profundos. O longa passou primeiro em Sundance e você viu sobre ele aqui, há um ano!
A boa notícia é que em 2018 não vai ser diferente! Maurício Costa estará na cidade de Park City, em Utah, de 18 a 28 de janeiro. Nesse período, você poderá acompanhar aqui no Cinem(ação) todas as novidades que ele trouxer direto do Festival!
Participam da cobertura do Festival de Sundance 2018 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Cine Drive Out, Artecines, O Sete e Correio Braziliense.