Festival de Sundance 2017 - Dia 8 #ConexãoSundance - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Festival de Sundance 2017 - Dia 8. Foto: Marisa McGrody
Conexão Sundance

Festival de Sundance 2017 – Dia 8 #ConexãoSundance

Festival de Sundance 2017 – Dia 8: Maurício Costa viu apenas dois filmes no oitavo dia do Festival de Sundance, mas foram dois filmes muito bons. Confira:

 

 

Festival de Sundance 2017 – Dia 8

 

Mudbound:

A produção americana em Premiére no festival, da diretora Dee Rees, trata do retorno de dois soldados americanos para uma cidade do interior do Mississipi logo após a 2ª Guerra Mundial, sendo que um deles é branco e o outro é negro. Como trata-se de um período  antes dos movimentos civis, o filme fala da adaptação dessas pessoas em um contexto de racismo. Segundo Maurício, é um filme que tem passagens com a Ku Klux Klan, e com atuações, direção, design de produção e atuações. No entanto, o crítico destaca o roteiro do filme como o ponto mais forte. Por ser um filme narrado por personagens em diversos pontos de vista, e vai progredindo a história, sendo que cada um vai sendo contado do ponto de vista de personagens alternados,  mostrando as relações de hierarquia na sociedade. O longa vem sendo cotado como um dos que vai ter o olhar do Oscar para 2018. Maurício destaca que, de fato, é um filme com “cara de Oscar”, embora seja muito cedo ainda.

Festival de Sundance 2017 - Dia 8 - Mudbound

 

The Wound

O longa sul-africano da mostra competitiva de filmes estrangeiros trata de um ritual de passagem de masculinidade de uma tribo étnica específica do país. No entanto, dois cuidadores dos iniciados possuem uma relação homoafetiva. O filme mostra como a homofobia se reflete na sociedade. Embora esse seja o centro do debate, a história é mais complexa, e passa por outras questões que fazem do filme um drama bastante interessante. Segundo o crítico, é mais difícil para os ocidentais sentirem empatia com o cenário da iniciação que é mostrada no filme. Mesmo assim, aquilo expressa uma tradição que gera consequências nas pessoas que lá vivem. Segundo Maurício, o longa causa um choque cultural na maioria das pessoas.

Festival de Sundance 2017 - Dia 8 - The Wound

 

 

 

Festival de Sundance 2017 – Dia 8: Participam da cobertura do Festival de Sundance 2017 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Conacine, Cine Drive Out, Pós-Créditos, Correio Braziliense e Casa do Cinema.

Deixe seu comentário