5 musicais para quem não gosta de musicais - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

5 musicais para quem não gosta de musicais

Embora eu adore filmes musicais, reconheço que não é um gênero fácil e adorado por muitas pessoas. Mas isso pode ser simplesmente porque as pessoas ainda não deram uma chance esse tipo de filme! Um musical pode ser muito mais do que simplesmente um monte de cantoria por todos os lados. Também não é sinônimo de enredo fraco e entediante. Então se você não curte muito musicais, tente começar por um desses da minha lista! Apresento 5 tipos diferentes de musicais, desde os clássicos até os mais recentes e sombrios.

1. Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1978)

“Summer sun, something’s begun, but uh-oh those summer nights…”

Um verdadeiro clássico! Foi no musical Grease, na Broadway, que John Travolta teve a sua estreia, atuando, mais tarde, no filme de 1978. A história se passa na Califórnia, no final da década de 50 e início da década de 60, onde Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) se envolvem em um amor de férias de verão. Entretanto, quando eles pensam que foi apenas um verão, Sandy passa a estudar no colégio de Danny, e os dois se reencontram. Quem não se empolga ao som de “Summer Nights” ou “You Are The One That I Want”? Esse clássico criou diversos hits das décadas antigas, e, até hoje, crianças, jovens e adultos sempre acabam cantando e dançando em festas. O filme foi dirigido por Randal Kleiser (“A Lagoa Azul”), e é pura diversão. É o típico musical que fica na sua cabeça por um tempo, com músicas cativantes, animadas e características. Também é legal de apreciar o visual dos personagens, as coreografias e toda a peculiaridade das décadas de 50 e 60.

Grease Sing-A-Long

 

2. Moulin Rouge: Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001)

“I hope you don’t mind, I hope you don’t mind, that I put down in words… How wonderful life is now you’re in the world.”

“Moulin Rouge” é um musical que muito provavelmente vai te fazer chorar em algum momento. Em minha opinião, foi uma das melhores produções musicais existentes, e não foi à toa que venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino (sendo indicado para outras 6 categorias, incluindo Melhor Filme, perdendo para “Uma Mente Brilhante”). Um jovem poeta chamado Christian (Ewan McGregor) muda-se para a boêmia Paris de 1899, e acaba por conhecer o famoso bordel Moulin Rouge. Imagine um lugar com muito glamour, riqueza, sexo, bebida e prostitutas de luxo: isso é Moulin Rouge. Não é para menos que Christian se apaixona pela mais bela e cobiçada meretriz, Satine (Nicole Kidman), que esconde um grande segredo. “Moulin Rouge” é um verdadeiro espetáculo, uma obra-prima de muita qualidade. Uma das principais músicas do filme, “Your Song”, composta por Elton John e Bernie Taupin, ficou maravilhosa na voz de Ewan McGregor. E não posso deixar de comentar a atuação de Kidman, um de seus melhores trabalhos, em minha opinião. Kidman foi feita para o papel de Satine, e todo o brilho pertence a ela. O musical foi dirigido por Baz Luhrmann (“O Grande Gatsby”, “Australia”), que merece palmas pelo seu belo trabalho. Se quiser escolher algum filme dessa lista, comece por esse. Não tem como errar.

moulinrouge3

 

3. Chicago (Chicago, 2002)

“Pop, Six, Squish, Uh-uh, Cicero, Lipschitz”

Sob direção e coreografia de Rob Marshall (“Memórias de uma Gueixa”, “Caminhos da Floresta”), “Chicago” pode ser classificado como um musical cômico e excêntrico. Vencedor do Oscar de Melhor Filme e de Melhor Atriz Coadjuvante (Catherine Zeta-Jones), o filme nos apresenta a história de presidiárias que assassinaram seus namorados, maridos ou amantes. Catherine Zeta-Jones interpreta uma dançarina famosa, que matou seu marido e sua irmã, e cuja profissão é invejada e desejada por Roxie (Renée Zellweger), outra prisioneira. Ambas contratam um ilustre advogado que possui sede de fama, interpretado por Richard Gere. As músicas são fortes, a produção está caprichada e o figurino é bastante singular. Zeta-Jones e Zellweger arrasaram nas atuações, deixando Gere em segundo plano.

chicago

 

4. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)

“My friend, well I’ve come home to find you waiting. Home, and we’re together! And we’ll do wonders. Won’t we?”

You there, my friend? Deixo para vocês um musical sombrio, tenebroso e melancólico. Claramente não poderíamos esperar menos de um filme dirigido por Tim Burton. A história se passa em Londres, no ano de 1846. A atmosfera é nebulosa e pesada, com muitos tons cinza e preto. Sweeney Todd, interpretado por Johnny Depp, é um barbeiro com sede de vingança que chega em Londres e instala-se em um estabelecimento encardido, na rua Fleet. Ele conhece a senhora Lovett (Helena Bonham Carter), uma viúva que vive através do seu comércio de tortas. Entretanto, a vida seria melhor se suas tortas não fossem as piores tortas de Londres. Ao longo da história, conhecemos outros personagens cruciais para o enredo, como o juiz corrupto Turpin (Alan Rickman) e seu comparsa Bamford (Timothy Spall). O elenco também conta com Jamie Campbell Bower e Jayne Wisener. Todas as atuações são espetaculares, e eu me surpreendi com as vozes de Johnny Depp e Alan Rickman, e considero-os os maiores destaques do filme. A história é um tanto complexa e pesada, nos apresentando um personagem vingativo, um passado triste e um caso de amor. O filme é escuro, exatamente para situar o espectador naquele ambiente melancólico e depressivo. Não o assista como uma distração; assista ao musical para apreciar mais uma obra de Tim Burton, com um punhado de músicas bem elaboradas e com um elenco de peso que fez toda a diferença na produção.

sweeneytodd

 

5. Os Miseráveis (Les Misérables, 2012)

“I dreamed a dream in time gone by, when hope were high and life worth living.”

Paris, século XIX, Revolução Francesa. A história gira em torno de Jean Valjean (Hugh Jackman), um prisioneiro (por roubar um pão) que recebe liberdade condicional e vive fugindo do policial Javert (Russell Crowe). “Os Miseráveis” é uma obra histórica, com grande peso dramático, e com um elenco que não deixa a desejar. Tom Hooper (“O Discurso do Rei”) foi o responsável pela deslumbrante direção, proporcionando 8 indicações ao Oscar, aos quais venceu em 3 categorias. Anne Hathaway (vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter e Eddie Redmayne também integram o elenco do filme. Embora seja um musical relativamente longo (158 minutos), vale a pena cada segundo.

osmiseraveis2

Deixe seu comentário