Crítica: Extremis (2016) - Cinem(ação) - Crítica de filmes
3 Claquetes

Crítica: Extremis (2016)

Extremis é um curta documental original da Netflix.

Ficha Técnica:

Direção: Dan Krauss
Nacionalidade e lançamento: EUA, 2016 (13 de setembro de 2016 no Brasil)

Sinopse: os momentos onde família, médicos e pacientes têm que tomar uma difícil decisão: prosseguir ou não com a vida ante o diagnóstico de uma doença terminal.

Extremis

 

A Netflix já é conhecida por uma produção original de qualidade. Seja em séries como Narcos, seja em longas como Beasts of no Nation. Desta vez em um curta documental de 24 minutos aborda um tema complexo e delicado, porém necessário. Extremis clama que você pare por aquele tempo e reflita.

Acompanhamos a história de duas mulheres, Donna e Selena, em uma UTI. Ambas estão em um estado terminal e desacreditadas. Torna-se urgente, portanto, uma decisão: mantê-las vivas, vegetando, ligadas a uma máquina ou deixar o curso, que notadamente será curto, natural seguir?

Vemos também alguns outros breves casos, porém o foco se detém naquelas duas personagens. Há um destaque para a médica que tem o ingrato papel de intermediar com a família neste momento tão aterrador. Ela se mostra incisiva e tenta passar a voz da ciência e razão no momento em que os familiares estão a flor da pele. Estes, por outro lado, mesmo ouvindo a palavra da medicina, voltam-se para a religiosidade e esperam um milagre.

A proposta de Extremis é, como falei, incitar uma discussão ilustrando o tema com esses casos reais. Na ficção, recentemente, tivemos o longa Como Eu Era Antes de Você que também tangencia e gera discussões sobre o tema.

Contudo, mesmo expondo de forma rápida alguns argumentos, Extremis não evoca grandes novidades e acaba enveredando para um apelo à emoção. Provavelmente o público se sentirá comovido pela condição daquelas pessoas e poderá gerar uma empatia grande. A ideia com o curta não é ser um documento definitivo e abrangente acerca da questão, mas senti um certo desequilíbrio entre as abordagens. Todavia, Extremis já angariou indicações em festivais e, inclusive, alguns prêmios.

Caso se interesse pela temática ou caso nunca tenha parado para pensar sobre, então vale dar o play e ver o que Extremis tem a dizer.

 

  • Nota Geral
3

Resumo

Extremis não evoca grandes novidades e acaba enveredando para um apelo à emoção. Provavelmente o público se sentirá comovido pela condição daquelas pessoas e poderá gerar uma empatia grande. A ideia, claro, com o curta não é ser um documento definitivo e abrangente acerca da questão, mas senti um certo desequilíbrio entre as abordagens.

Deixe seu comentário