Eu Cinéfilo #21: Considerações sobre "Batman vs Superman" - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Eu Cinéfilo

Eu Cinéfilo #21: Considerações sobre “Batman vs Superman”

De alma lavada e com uma tormenta de observações sobre o filme, quero fazer uso deste artigo não para falar sobre os diversos “easter eggs” que o filme “Batman vs Superman: A Origem da Justiça“apresenta e também nem para linchar o filme esfregando na cara de leitores o que penso sobre os personagens e as abordagens tomados pelo diretor, mas sim apresentar o ponto que julgo ser mais interessante sobre o mesmo, que é sua polarização.

Antes mesmo de o filme chegar as telonas já era possível ver diversos comentários, hora enaltecendo e hora menosprezando o mesmo. Com o lançamento do filme foi impossível não se deparar com milhares de críticas, tentei evitar ao máximo não lê-las, porém foi impossível ignorar já que em qualquer lugar você esbarrava em uma.

Nunca vi tamanha divergência sobre um filme de super-heróis, e acho que é justamente este o ponto chave.

É um filme de interpretações diversas fugindo totalmente da versão pasteurizada a que de certa forma estamos habituados. Insisto em dizer que isso não é uma visão de fã de uma determinada marca ou estúdio, mas uma observação vinda de um leitor de quadrinhos e amante de filmes.

Vamos esquecer por horas que universo é melhor ou que personagem é mais interessante que outro: estamos falando sobre um filme que vem inundando um mar de discussões.

Um gosto diferente, uma opinião e até mesmo críticas devem sempre ter seu espaço respeitado, e encontramos extremos neste filme, desde pessoas que se julgam “críticos” e se referem ao filme com “lixo” a pessoas que parabenizam o trabalho ousado do diretor Zack Snyder.

BatmanVSuperman_02

E acho que me enquadro neste segundo grupo, pois fiquei muito grato ao ver um filme do gênero tentando entregar algo novo, causando as mais diversas emoções e discussões. O que na minha opinião é formidável.

Em diversas horas me senti parte do filme, pelo diretor considerar um certo conhecimento por parte do espectador e assim não entregar algo extremamente mastigado, porém temos outros momentos em que Snyder julga o espectador de outra maneira.

Independente dos pontos altos e baixos de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, ele carrega um grande risco ao ser um filme que não tenta abraçar todos os públicos e foge da formula 2+2, mas acho que este risco é crucial e faz valer a pena a espera para assistir a este filme, assim como carrega sua importância ao iniciar o Universo Expandido da DC.

Sua polarização apenas mostra o quão grande é este filme para seu gênero e o quão importante são estes personagens da cultura pop.

Falando da forma mais sucinta possível, não deem bola para as criticas positivas ou negativas, antes de assistir ao filme e chegarem à sua própria conclusão.

 

Texto escrito por:

José Quirino de Arruda Filho

Deixe seu comentário