Freud explica? 10 filmes sobre psicologia! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Freud explica? 10 filmes sobre psicologia!

Bom dia, boa tarde e boa noite digníssimo leitor. Hoje me dedico a te trazer 10 sugestões de filmes para quem gosta, se interessa, tem formação ou a simples curiosidade sobre Psicologia. Afinal de contas, estamos falando sobre a área do conhecimento que lida com o humano, que tem em seu cerne a compreensão do ser.

Obs: não deixe de conferir o Podcast Cinem(ação) sobre o tema “Máscaras e Personagens”!

Garimpando pela internet, percebi que já existem diversas listas sobre o tema. Portanto, utilizei-me de alguns critérios de seleção para construir a minha própria (lembrando que conto com a colaboração de todos para mais sugestões nos comentários). O primeiro deles foi o “selo de qualidade”, ou seja, eu quis selecionar filmes que eu já havia assistido. Não acredito que faça muito sentido eu recomendar algo que eu não conheça. Portanto, todos os itens da lista tem a minha aprovação pessoal.

O segundo critério foi encontrar filmes que realmente estudamos na faculdade. É muito comum que o curso de psicologia se utilize da análise de longas-metragens para o estudo de determinadas psicopatologias ou, simplesmente, para a observação de comportamentos. Assim, caso você seja um vestibulando prestes a entrar no magnífico mundo da psicologia, já pode ir se preparando.

o terceiro, e último, critério foi o fato de que eu não estava buscando filmes que falassem apenas da psicologia em si, mas que abordassem temas que dizem respeito à área de conhecimento deste profissional.

Ufa! Sem mais delongas, tenho certeza que se você ainda não conferiu alguns destes filmes, vale a pena fazê-lo o quanto antes e, caso já tenha visto, não custa nada fazer um “repeteco”. Vamos à lista!

1 – Um estranho no ninho (One flew over the cuckoo’s nest, 1976).ninho

O filme é baseado em fatos reais. Além do mais se tornou a primeira produção a ganhar o Oscar nas CINCO principais categorias de ator, atriz, diretor, melhor filme e melhor roteiro. A atuação de Jack Nicholson é simplesmente fantástica.

2 – O Cisne Negro (Black swan, 2010).

Simplesmente sem palavras, Natalie Portman está incrível no papel de Nina Sayers. Detalhe que a atriz é formada por Harvard, advinha em qual curso? Psicologia! Esse filme não tinha como ficar de fora.

3 – Gênio indomável (Good Will Hunting, 1997).Gênio

Vencedor de dois prêmios do Oscar e um Globo de Ouro – veja que não indico pouca coisa -, Matt Damon e Robin Williams formam uma dupla inacreditável. Uma história inspiradora sobre superação de dificuldades, medo, dor e a busca pela vida.

4 – Para sempre Alice (Still Alice, 2014).

Se você ainda não viu, está esperando o quê? Para você ter uma ideia, clique aqui e veja como este filme me inspirou.

5 – Clube da Luta (Fight Club, 1999).

Sim, já faz todo esse tempo que o filme foi lançado! É um clássico e foi o primeiro filme que realmente me deu a sensação de que a minha cabeça estava prestes a explodir.

6 – Estamira (2006).

Eu felizmente tive a oportunidade de assistir a este documentário quando estava na faculdade. Foi um dos melhores que já vi até hoje. Vale a pena ver o trailer:

7 – Psicose (Psycho, 1960).

psicose  Ainda durante minha adolescência me tornei fã de Alfred Hitchcock,  por influência direta do meu pai que é um cinéfilo de carteirinha. “Psicose” é um clássico e foi, sem dúvida, um dos filmes responsáveis pela minha paixão por cinema.

8 – Temple Grandin (2010).

Um filme belíssimo que consegue contar de perto a história real de uma pessoa com autismo. Deixo ainda a imperdível dica de assistir as palestras que a própria Temple Grandin deu ao TEDx.

9 – Tempo de despertar (Awakenings, 1990).

Olha só, o filme foi dirigido por Penny Marshall (“Quero ser grande”, 1988) e inspirado no livro de Oliver Sacks, tem como ser ruim? Para melhorar ainda conta com a dupla Robert De Niro e Robin Williams (olha ele aí de novo). Foi indicado ao Oscar por melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado. O filme é um emocionante clássico, separe o lenço e encontre uma posição confortável no sofá.

10 – Um método perigoso (A Dangerous Method, 2012).

            Freud e Jung, dois autores clássicos da psicologia juntos nestemétodo perigoso longa-metragem. Como estamos construindo aqui uma lista para quem gosta de psicologia, este filme não tem como ficar de fora! E digo mais, depois de assisti-lo vale a pena ir pesquisar um pouquinho mais sobre estes estudiosos que contribuíram tanto para a compreensão do psiquismo humano.

Deixe seu comentário