Brasileiros vão mais ao cinema em 2015
Cinema Nacional

Brasileiros vão mais ao cinema em 2015

Se o Brasil está vivendo uma crise financeira, o mesmo não se pode dizer do mercado audiovisual brasileiro, que vai na contramão da economia nacional, e segue em alta tanto na renda quanto no número de pessoas que frequentam as salas de exibição.

De acordo com os números divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), diversos números comprovam o crescimento. Confira os valores referentes ao primeiro trimestre de 2015:

A renda acumulada no setor foi de R$ 568 milhões nas bilheterias de todo o país. Isso significa um crescimento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de pessoas frequentando salas de cinema no Brasil, nestes três primeiros meses, foi de 43,4 milhões de espectadores: 18,1% a mais que no ano passado.

O lado negativo deste crescimento está relacionado ao cinema brasileiro. Enquanto os filmes estrangeiros tiveram 28,5% a mais de pessoas pagando pelos ingressos, os filmes brasileiros tiveram uma queda de 23,7% no público e 18,1% na renda. Foram apenas 5,6 milhões de espectadores pagando para ver filmes nacionais, resultando em R$67 milhões de renda.

Entre os filmes mais vistos nos três primeiros meses de 2015, há um brasileiro: “Loucas para Casar“, comédia com Ingrid Guimarães. Os outros filmes a ultrapassar a marca dos 3 milhões de espectadores foram: “Cinquenta Tons de Cinza“, “Bob Esponja: Um Herói Fora D’água” e “Os Pinguins de Madagascar“.

Atualmente, são 2.870 salas espalhadas pelo Brasil, sendo que 22 foram inauguradas no período em questão.

Deixe seu comentário