Crítica: 1900 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
4 Claquetes

Crítica: 1900

Um dia resolvi assistir um filme, o escolhido foi “1900”. O filme tem mais de 5 horas, o que me amarrou na cama de vez e é imbuído de uma temática densa: percorre os principais anos do século XX, desde 1900 até o final da Segunda Guerra Mundial e traz todos os conflitos daquele período (relações dicotômicas de patrão x operários; a eclosão do capitalismo; as duas geurras mundiais; o surgimento do ideal socialista para tentarromper com aquela estratificação.. enfim, filme leve, “Sessão da Tarde”.

Olmo e Alfredo (Depardieu e De Niro) são filhos de lavrador e patrão, respectivamente e têm seus destinos definidos no campo, por seus avós, que celebram o nascimento dos dois meninos no mesmo dia. O avô de Olmo é uma pessoa endurecida pela vida difícil no campo e vê no neto apenas mais uma boca que irá compor a já tão populosa mesa de refeições; já o “patrão” avô de Alfredo comemora sua continuidade, sua perpetuação através da vida do neto.

As crianças crescem em ambientes antagônicos, embora no mesmo lugar, e apesar vés da rivalidade que travam na infância, aos poucos se tornam amigos, o que se efeitiva na juventude (e se rompe na vida adulta).

O filme passa por toda a vida dos dois meninos e mostra como a ideologia política, naquele tempo, definia o caráter, a posição das pessoas, bem como seus destinos. O rompante dos operários frente a seus patrões, a força daqueles que acreditam em ideais comuns e se somam para contestar a ordem… tudo aquilo que eu admiro e que, quando tento fazer pelas causas que acredito, me frustro deparando-me com pessoas apolíticas, que não se engajam e só lamenta… enfim, análise para outro espaço (ou para outro analista, heheh). É muito clara a posição política do Bertolucci, mas isso não torna o filme uma propaganda partidária, pois ele sabe fazer direito! Aliás, mesmo que não soubesse, não teria problema algum deixar claro sua repúdia ao facismo (afinal, quem se afeiçoa a este??)

A trilha sonora é de Enio Morricone, que dá o tom dessa narrativa e deixa o filme ainda mais belo! Sim, porque a temática é pesada, mas a fotografia, a trilha sonora e o cenário são belissimos!!

Gostei: Do enredo, da trilha sonora e de ver os pipis do Depardieu e do De Niro, que mostram sem timidez (brincadeira, nem liguei muito para seus pipis!!)

Não gostei: Do tamanho do filme que, por ser demasiado longo, nos cansa com algumas cenas que, dentro de um contexto, se tornam desnecessárias (poderiam ter feito como foi Berlin Alexanderplatz, por filmes-capítulos); da qualidade do DVD, que é parca, haja vista a quantia paga pela mídia (59 dilmas).. a legenda some, o acabamento da própria mídia é ruim e não parece que houve remasterização do filme para seu lançamento em DVD.

Nota: 4 Claquetes

 

 

É isso… prometo que tentarei nos próximos filmes não ser tão extensa… mas digo que é apenas uma tentativa, hehehe

See ya!

Deixe seu comentário