Cinema com frango é proibido no Irã
Às vezes, precisamos olhar para exemplos de fora a fim de entender que nosso país não é tão ruim quanto pensamos, ou talvez para nos sentirmos um pouco melhor diante dos nosso problemas.
Enquanto no Brasil o último filme censurado foi “A Serbian Film”, por conter cenas violentas (e já liberado), o Irã acaba de censurar todos os filmes com cenas nas quais um frango é servido à mesa.
Por mais bizarro que soe a nossos ouvidos, todos os filmes com cenas de frango sendo servido à mesa serão proibidos no país. O líder das aplicações das leis do Irã, Esmail Ahmadi-Moghaddam (coincidentemente, cunhado do presidente Ahmadinejad), não quer que as classes mais pobres ataquem os ricos.
Em meio a uma economia cada vez mais fraca, o Irã tem sofrido com a inflação dos alimentos. O preço do frango, que cresceu 3 vezes em 1 ano, e o quilo do frango está custando o equivalente a R$10 (semelhante ao Brasil, mas lá a renda é bem menos), tornando-se parte da dieta das famílias mais abastadas. De acordo com Ahmadi-Moghaddam, “os filmes são as janelas da sociedade, e as pessoas que observarem a diferença de classes podem desejar pegar nas facas e obter este direito dos ricos”. O político influente também disse que a emissora estatal do país não deveria ser a “vitrine daquilo que não é acessível”.
Fonte: The Telegraph