Crítica: Resident Evil 5 – Retribuição

Tem algumas franquias que continuam existindo por pura inércia: conquistam público simplesmente por existirem, são ruins por natureza e absorvem dinheiro em outras plataformas. É o caso de “Velozes e Furiosos”, “Underworld – Anjos da Noite” e “Resident Evil”. No caso das duas últimas, temos um diretor recorrente que é casado com a protagonista, o que me faz ter respeito por eles apenas por seus matrimônios com beldades como Kate Beckinsale e Milla Jovovich. As três “séries” citadas bem poderiam ganhar sequências até o fim dos tempos – mas se isso for realmente acontecer, eu sinceramente torço para que este seja o ano derradeiro de nossas existências.

No caso de “Resident Evil 5 – Retribuição”, Paul W. S. Anderson (não confunda com Paul Thomas Anderson – seria como confundir água com vinho) ao menos mostra que sabe utilizar câmeras 3D, ao usar e abusar de tomadas abertas com grande profundidade de campo… mas também mostra que não resiste ao clichê de atirar objetos a todo momento na direção do espectador.

O filme começa com a pretensão de ser uma trama complexa, explicando tudo o que aconteceu nos filmes anteriores. Ele conta basicamente a história de uma fuga da protagonista Alice para sair de um complexo de laboratórios e cidades falsas que pertencem à Umbrella Corporation, em espaços que incrivelmente parecidos com (pasmem!) fases de vídeo game. Obviamente, o filme insiste em mostrar personagens femininas com roupas coladas ou vestidos incrivelmente sensuais – afinal, melhor do que essas vestimentas para matar zumbis, somente maquiagens impecáveis, não é mesmo?

Por mais que Milla Jovovich seja um colírio para nossos olhos, a beleza da atriz soviética não consegue diminuir a estupidez de diálogos nada imaginativos, como “Você é minha mãe? –Agora sou” ou o famoso momento em que a heroína resolve correr um grande risco para dizer, com olhar confiante: “Espere por mim!”

Para deixar tudo ainda pior, “Residen Evil 5 – Retribuição” tem muito pouco daquilo que o espectador mais busca: zumbis. Salvo algumas sequências de lutas (absolutamente desnecessárias, diga-se de passagem), os zumbis dão lugar a monstros e pessoas com superpoderes fornecidos por injeções.

Ao final do filme, um espectador da sala não hesitou em dizer que “está parecendo Smallville”. No fim das contas, “Resident Evil 5” parece exatamente isso: um final de temporada ruim de uma série de TV medíocre.

Nota: 01 Claquete

About these ads

5 comentários sobre “Crítica: Resident Evil 5 – Retribuição

  1. Você está deixando de levar em consideração que o filme é baseado no Videogame. Sendo assim, as mulheres com roupas sensuais e exageros em cenas de ação não são um apelo barato para o filme e sim uma busca pra respresentação mais veridica do jogo. Sou um fã da série mas concordo que esse foi um dos piores dela, muita ação e pouca história. Porém seu último parágrafo deixa a impressão de que esse foi o último filme da série, sendo que claramente teremos no minimo mais um filme.

  2. Concordo com o Iago, sinceramente, vejo que não tem como agradar todos os lados, concordo com o critico em varias criticas do ponto de vista, mas pelo que vi dessa vez buscou agradar bastante aos fãns dos games, essa área de entretenimento vem crescendo e dando muito mais lucro do que o próprio cinema. Resumindo, nunca vai existir um filme que agrade os dois lados, tanto os criticos de cinema quanto o fã seja de games, HQ, mangá ou anime. E quanto a critica acima, acho que deveria jogar o game primeiro, para entender, q o jogo sofreu enormes mudanças, e o zumbi deixou de ser o inimigo chave, ate mesmo porque alem do virus surgiram parasitas . Se quer ver um filme centrado em zumbi, assista the walking dead, que por enquanto ainda não evoluiu seus zumbis.

  3. que crítica ridícula, véi essa é pior critica possível. O filme é otimo e só terminou daquele jeito pq vai ter um 6, então calem as boca

  4. Pingback: Melhores acontecimentos do cinema em 2012 | Cinem(ação)

  5. Pingback: Mel Gibson cotado para “Os Mercenários 3″ | Cinem(ação)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Conectando a %s