Festival Cinefantasy tem início com programação de cinema fantástico em São Paulo
Começou nesse dia 2 de setembro a 16ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, que acontece no CCSP, em São Paulo, até o dia 14 de setembro. Entre curtas e longas-metragens, o evento conta com 110 filmes na programação, vindos de 30 países e distribuídos em mostras temáticas que incluem Horror, Fantasia, Queer, Afrofantástico, IA e curtas produzidos no Brasil, Espanha e França.
ABERTURA: WARDEN

A sessão de abertura do Cinefantasy apresentou o filme Warden, uma produção conjunta entre Brasil e Canadá. O longa de Marcus Alqueires é um falso documentário que conta a história do primeiro verdadeiro super-herói do mundo, o “Warden” do título, um jovem que acredita que pode resolver os problemas do sistema de acordo com seu próprio senso de justiça. Acompanhamos essa história através de amigos e familiares do “herói”, além de jornalistas, promotores e políticos, em um roteiro que traz uma crítica à forma como se lida com os “foras da lei”, especialmente na mídia e no alto escalão da sociedade.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Consequências Paralelas (Brasil, 2025)
Direção e roteiro: Gabriel França e Cd Vallada
Exibição: 6 de setembro às 18:00; 12 de setembro às 20:00
A ficção científica acompanha um grupo de amigos que descobre uma máquina do tempo, mas, ao testá-la, acabam encontrando consequências mortais. O filme é descrito como “um thriller psicológico envolvente com elementos marcantes de ficção científica, que mergulha nas complexas relações de amizade, nos dilemas do livre-arbítrio e nas consequências imprevisíveis de tentar reescrever o destino”.

Ninguém Vai Ouvir Você Gritar (No One Will Hear You Scream, Argentina, 2025)
Direção e roteiro: Mariano Cattaneo
Exibição: 6 de setembro às 20:00
Slasher ambientado na Copa do Mundo de 1990, o filme acompanha Micaela, uma jovem que trabalha em uma loja de discos e descobre que um assassino em série está ligado a ela por conta de uma gravação em fita K7 que ela mesma fez. Micaela vai tentar descobrir a identidade do assassino antes que chegue sua vez.
Heresia (Witte Wieven, Países Baixos, 2024) *imagem em destaque
Direção: Didier Konings
Roteiro: Marc S. Nollkaemper
Exibição: 7 de setembro às 17:30
No período medieval na Holanda, uma jovem passa por provações bastante típicas de filmes do gênero folk horror, se dividindo entre fé, moradores fanáticos da vila onde vive e forças sombrias à espreita na floresta.

Quando o Sangue Flui (Brasil, 2025)
Direção e roteiro: Cainã De Paulo e Pedro Valle
Exibição: 7 de setembro às 19:00
“Uma abordagem tropical, queer e antropofágica do mito do vampiro”: é dessa forma que se apresenta Quando o Sangue Flui, que faz sua estreia mundial nessa edição do Cinefantasy. Ambientado em Ipanema e filmado em preto e branco, o filme traz uma estética inspirada no cinema marginal para contar a história de um casal de vampiros que encontra um estranho fascinado pela ideia da antropofagia.

Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso (Brasil, 2024)
Direção e roteiro: Cadu Rosenfeld
Exibição: 13 de setembro às 18:00
Colaboração entre a Monolito Produções e a editora Pipoca & Nanquim, Ogiva se passa em um mundo que sobrevive dez anos após monstros invadirem a Terra e serem enfrentados com armas nucleares. No filme acompanhamos Pilar, que segue em frente em um mundo devastado sem saber muito bem por quê. Ogiva é baseado nos quadrinhos homônimos de Bruno Zago e Guilherme Petreca, e foi financiado com a ajuda dos fãs.
O Cinefantasy conta com uma programação diária e gratuita, e os ingressos podem ser retirados no próprio CCSP uma hora antes de cada sessão. O evento ainda terá uma cerimônia de encerramento com apresentação dos curtas e longas vencedores de cada categoria no dia 14 de setembro. A programação completa pode ser encontrada no site do festival (https://cinefantasy.com.br/).
Serviço:
Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Data: 02 a 14 de setembro
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000, São Paulo, SP GRATUITO