A diversidade no Festival do Rio 2023 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

A diversidade no Festival do Rio 2023

Não é novidade para ninguém que o Festival do Rio é um dos maiores festivais de cinema do país. Formador de plateia e grande divulgador do cinema nacional, por conta dele durante 10 dias a cidade do Rio de Janeiro respirou cinema.

Com mais de 200 títulos de diversos países, de variados estilos e gêneros, em 2023 o festival também trouxe muita diversidade. E isso também pôde ser percebido nos premiados da edição.]

Filmes como Assexybilidade, Levante, Sem Coração, Pedágio e Othelo, O Grande foram lembrados e trazem o retrato de um Brasil plural, com histórias importantes e diversas, que mostram que nosso país vai além dos relatos focados em homens brancos e em relacionamentos heterossexuais. Existem vozes negras, transsexuais, de pessoas com deficiência dentro do nosso cinema. E nosso público gosta de conhecer essas histórias. E mais do que isso: nosso público merece conhecer essas narrativas. 

No evento de premiação, já na abertura, quem esteve presente no Cine Odeon, teve a oportunidade de ver dois apresentadores negros homenageando Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 

Os premiados também trouxeram discursos fortes, como Luísa Arraes ao falar sobre mulheres na direção. E também Maeve Jenkins ao trazer belas palavras pensando sobre o ofício do ator. Já a diretora Lillah Halla fez o público parar e pensar sobre a temática do seu filme “Levante” ao falar sobre aborto. 

Mais do que discursos interessantes, o Festival do Rio trouxe obras plurais para o público brasileiro, sejam elas nacionais ou de outros países. Estranho Caminho de Guto Parente, Pedágio de Carolina Markowicz, A Batalha da Rua Maria Antônia de Vera Egito. Pobres Criaturas de Yorgos Lanthimos, Priscilla de Sofia Coppola, são apenas alguns títulos que chamaram atenção dentro do festival e que as pessoas provavelmente vão falar nos próximos tempos. 

Em 25 anos do evento o Festival do Rio mostra porque é um evento forte no calendário audiovisual do Brasil. É que venham mais 25 anos incentivando o cinema do Brasil e do mundo.

Deixe seu comentário