Cinemateca Brasileira reabre ao público dia 13 de maio - Cinem(ação)
Sala da Cinemateca Brasileira - Foto: Flickr (secretaria da cultura)
Cinema Nacional

Cinemateca Brasileira reabre ao público dia 13 de maio

Uma Mostra dedicada a José Mojica Marins – o Zé do Caixão, reabre a Cinemateca Brasileira com sessões abertas ao público nos dias 13, 14 e 15 de maio (sexta-feira, sábado e domingo). No primeiro dia do evento, será exibido o média-metragem inédito A Praga (1980), restaurado e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo, que encontrou as latas do filme perdidas no escritório do cineasta, quando organizava, em 2007, uma retrospectiva do Mestre do terror.

Já de  25 a 28 de maio, a Cinemateca Brasileira volta a expor a Semana & Prêmio ABC 2022 (abcine.org.br), evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e trabalhadores do audiovisual novas tendências e novas tecnologias, e de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades. 

A programação do evento, que neste ano volta a ser presencial, vai contar com diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além do retorno da Exposição de Equipamentos e Serviços. 

O encerramento da Semana & Prêmio ABC 2022 acontece no dia 28 de maio, com a entrega do Prêmio ABC aos profissionais de filmes realizados entre maio e dezembro de 2021, inscritos nas categorias direção de fotografia (ficção e documentário), direção de arte, montagem, equipe de som (ficção e documentário), fotografia curta-metragem, fotografia, direção de arte, equipe de som em série de TV, fotografia de videoclipe, filme estudantil e filme publicitário.

A Semana & Prêmio ABC 2022 são realizados pela Associação Brasileira de Cinematografia em parceria com a Cinemateca Brasileira.

Deixe seu comentário