Giallo: a trajetória do terror italiano até o aguardado Occhiali Neri
Artigo

Giallo: a trajetória do terror italiano até o aguardado Occhiali Neri

Desde o início do século XX, o cinema italiano é um dos mais respeitados, renomados e de maior destaque em todo o mundo. Tanto em olhares críticos, quanto em sua recepção pelo público e consequente sucesso de bilheteria.

Desde Fellini, a Itália é um celeiro extremamente prolífico de novos diretores e da produção do cinema mundial, sendo responsável por várias das maiores obras da história do cinema, como grande parte dos filmes do próprio Federico Fellini.

Fellini é amplamente reconhecido como um dos mais respeitados e influentes diretores de todos os tempos, reunindo elementos convencionais de diversos gêneros cinematográficos para criar obras completamente únicas, como Amarcord e 8½ .

Além de Fellini, diretores como Pier Paolo Pasolini, Roberto Rossellini, Vittorio de Sica e Michelangelo Antonioni foram responsáveis pelo reconhecimento e expansão do cinema italiano em todo o planeta.

Dentre os grandes nomes do Cinema Italiano no gênero de terror, certamente podemos destacar os mestres Mario Bava e Dario Argento, autores de O Chicote e o Corpo e Profondo Rosso, respectivamente. Ambos considerados obras primas do Giallo.

Hoje, o Giallo é um gênero tão respeitado dentro da comunidade cinéfila e de críticos cinematográficos, que diversos resumos acadêmicos, projetos de pesquisa e até exemplos de resumos expandidos no gênero são produzidos em faculdades de cinema.

Considerado um movimento extremamente renomado, nos dias de hoje, o Giallo foi determinante para a expansão do cinema italiano em escala mundial, assim como o drama e a comédia, protagonizados por diretores como Fellini e Vittorio.

No entanto, até os dias de hoje, onde ansiamos pelo lançamento do próximo título do grande mestre Dario Argento, Occhiali Neri (ou Black Glasses), o gênero passou por diversos marcos e obras essenciais para seu estabelecimento.

Como aquecimento para o próximo título do mestre do Giallo, hoje vamos ver um pouco mais sobre a trajetória deste gênero, as obras e diretores indispensáveis deste movimento cinematográfico.

Mario Bava e era de ouro do terror italiano

Ao realizarmos uma rápida busca de um resumo simples ou um resumo de artigo no cinema italiano, sobretudo quando falamos de terror, os maiores e mais renomados filmes do gênero são, respectivamente, de Dario Argento e Mario Bava.

Profondo Rosso e Blood and Black Lace são considerados, amplamente, os maiores filmes do Giallo, fato que é capaz de nos mostrar a importância destes dois autores.

Diversos especialistas, professores e críticos apontam Bava como um dos mais importantes cineastas italianos, tendo renome similar ao de Sergio Leone, um dos maiores autores de western de todos os tempos.

Logo, existem diversos resumos de artigos relacionados ao autor e sua importância para o cinema em uma escala mundial, sendo um dos maiores responsáveis por exportar o cinema italiano e também por desenvolver o que é considerado o primeiro Giallo da história.

Inclusive, muito material sobre o diretor e sua trajetória é publicado em nível acadêmico, por estudiosos e especialistas na área. Portanto, para fazer um resumo simples sobre Bava e o terror italiano, referências não faltam.

Nascido em 1914 em Roma, Bava é reconhecido como precursor do Giallo. Apesar dos trabalhos do diretor em diferentes gêneros, como a ficção científica, a estrutura de suas obras e seus trabalhos de filmagem são característicos.

Alguns dos trabalhos de maior renome do mestre do terror são:

  1. As Três Máscaras do Terror – 1963
  2. Seis Mulheres Para o Assassino – 1964
  3. O Chicote e o Corpo – 1963
  4. Banho de Sangue – 1971

Devido ao sucesso do diretor e seu reconhecimento internacional, é relativamente fácil encontrar resumos expandidos prontos para baixar sobre estes títulos, como críticas, resenhas e análises realizadas por vários especialistas.

Seu legado é gigantesco e Bava segue sendo um dos grandes mestres do terror mundial até os dias de hoje. Vários livros já foram escritos sobre o autor e diversas pesquisas também.

Dario Argento como o grande sucessor de Mario Bava

1999: DARIO ARGENTO, FILM DIRECTOR

Assim como Bava, Dario Argento é considerado um dos maiores cineastas italianos de todos os tempos, sobretudo de acordo com seus trabalhos no Giallo.

É preciso uma simples e rápida pesquisa em plataformas acadêmicas e científicas, como por exemplo o Google Scholar, para ver a quantidade de artigos sobre Argento, suas obras e seu modelo de direção.

Tal qual Mario Bava, Dario Argento é um dos maiores autores de terror na história do cinema, sendo estudado em cursos superiores de cinema, instituições de artes cênicas e até discutido sob a óptica das normas ABNT em projetos acadêmicos.

Ainda, como o resumo acadêmico faz parte do curso de alunos de cinema, existem vários livros e teses sobre o trabalho de Dario Argento e Mario Bava.

Desde o início de sua trajetória, Dario Argento já era considerado extremamente capacitado em suas funções, tendo participado ativamente no desenvolvimento de um dos maiores Westerns de todos os tempos, o clássico Once Upon a Time in The West, de Sergio Leone.

Argento começou na direção na década de 1970 e desde seu início no desenvolvimento de obras como diretor, o sucessor do Mestre do Terror, foi responsável pela concepção de grandes filmes, como os clássicos:

  • Suspiria – 1977
  • Inferno – 1980
  • Profondo Rosso – 1975
  • O Pássaro das Plumas de Cristal – 1970
  • O Gato de Nove Caudas – 1971

Occhiali Neri: o próximo trabalho de Argento

Para a alegria dos fãs de terror, sobretudo de Giallo, o próximo trabalho de Dario Argento, denominado Occhiali Neri, é pautado justamente em suas raízes no gênero, com elementos sobrenaturais, investigações e suspense.

O enredo do filme é baseado em uma jovem que perde a visão e, juntamente com um guia inusitado, investiga assassinatos que ocorrem na escuridão das noites da Itália.

Lançado na Itália no final de fevereiro, o filme teve recepções e análises mistas vindas da crítica. No entanto, um novo trabalho de Argento é sempre um suspiro para os fãs do Horror.

Deixe seu comentário