Precisamos falar sobre The Half Of It - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
precisamos falar sobre the half of it
Artigo

Precisamos falar sobre The Half Of It

De romance adolescente a Netflix está cheia. Mas, The Half Of It tem elementos especiais que são os seus maiores destaques e triunfos. Um filme bem simples, mas ao mesmo tempo cheio de detalhes sutis e únicos.

Os romances para amadurecimento na plataforma são encontrados a rodo. Então, até aí, nada novo sol. Mas, mesmo assim, The Half Of It merece um olhar mais demorado e mais delicado.

Antes de continuar, talvez você receba spoilers. Cuidado! 

Por que falar sobre The Half Of It?

Esse é um longa voltado para o lado filosófico ao mesmo tempo que não traz tanta novidade em sua trama. Ou seja, não precisa questionar muita coisa porque a própria história vai nos guiando e, aos poucos, tudo faz sentido.

Acho que a própria sinopse disponibilizada pela Netflix conta demais sobre a história, mas vou dar um pequeno resumo para quem ainda não conhecesse esse filme.

Ellie é uma garota tímida que ganha dinheiro fazendo o trabalho de escola de seus colegas. Certo dia, Paul, “contrata” a moça em busca de ajuda para se declarar a menina mais linda da escola, Aster. No meio do caminho, as coisas começam a ter outros significados e será que ainda vale a pena um se passar pelo outro?

A história provavelmente emociona pessoas que estão se perguntando sobre o que é o amor, qual caminho seguir, o que vai ser do futuro, entre tantos outros questionamentos. 

Por isso, é natural que o filme se situe dessa maneira, com alusões a filósofos e longos monólogos sobre sentimentos. Provavelmente, essa pegada mais reflexiva possa cansar no começo do seu uso frequente, mas nada que deixe o filme insuportável.

O mais legal disso tudo é que, para quem gosta de um filme calminho e tranquilo, poderá ser bem servido com The Half Of It. Principalmente porque a protagonista é uma pessoa isolada que está descobrindo tudo e, consequentemente, mostrando para nós essas descobertas.

Porém, como já comentei, os detalhes desse filme são o que trazem o frescor, sendo a diferença entre os clichês velhos e as novas possibilidades de história.

Qual a importância dos detalhes nessa narrativa?

Todo fã de cinema sabe que um filme é feito por todo o seu conjunto. Cores, personagens, cenários, diálogos e todos os elementos dentro e fora de tela influenciam a história.

Desse modo, é delicioso ver pequenos detalhes de cor, posicionamentos de câmera e sutis vestígios dos sentimentos de Ellie, Paul e Aster ao longo de The Half Of It.

Um exemplo disso é que, dentro de casa ou de uma situação confortável, Ellie tem cores alaranjadas, mais quentes. Já enquanto está na escola ou na estação de trem, tudo é um pouco mais azulado e frio.

Outro paralelo interessante é que Ellie e Paul vão descobrindo juntos mais sobre o amor. Enquanto ele, com seu jeito amoroso e um pouco ignorante não tem medo de encarar seus sentimentos, Ellie se esconde de tudo e de todas as emoções que carrega.

Ellie e Paul juntos voltando para casa.
Ellie e Paul fazem um excelente paralelo nessas cenas em que conversam enquanto voltam para casa. A garota esconde o seu “laranja” em um casaco pesado e azul e Paul já usa um figurino mais solto que contrasta com as cores de Ellie.

Já mais adiante, podemos relembrar a abertura do filme, com o paralelo entre a ideia de termos uma “metade”. Na sequência inicial, conhecemos a ideia de que éramos seres com quatro braços e pernas e duas cabeças e assim estaríamos completos.

Mais adiante, quando Ellie e Aster tem seu primeiro momento sozinhas, vemos essa imagem refletida na água.

Então, aos poucos, esses detalhes não tão escondidos vão contando a história, trazendo vestígios e complementando a situação dos personagens principais. 

Tudo isso transforma The Half Of It em um filme rico, sobre crescer e encarar a vida da melhor maneira possível. Seja ela com um traço mais contidos ou ousados.

E a sequência?

The Half Of It não é um filme que precise de sequência. Sua história foi bem contada em um único e completo filme. Mas, por ter um final quase que “em aberto” é natural que os fãs de uma comédia romântica implorem por uma continuação.

Desde o seu lançamento, a Netflix ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de uma parte dois desse triângulo amoroso. É importante salientar que The Half Of It foi lançado em 2020, pouco tempo depois da pandemia. 

De lá para cá muitos projetos foram engavetados, o que aumenta a chance desse filme ser filho único. Porém, quando se trata de Netflix, sequências ou renovações, tudo pode acontecer.

É incrível ver uma comédia romântica com personagens LGBTQIA+ e fica aqui o apelo para mais obras leves e representativas. Tem muitas histórias por aí que precisam ser contadas, agora é esperar que isso aconteça mais vezes com narrativas tão interessantes quanto The Half Of It.

Deixe seu comentário