Sertanejo ganha as telonas no Brasil e sucesso explica crescimento
Cinema Nacional

Sertanejo ganha as telonas no Brasil e sucesso das músicas explica crescimento do gênero

A música sertaneja é o estilo mais popular do Brasil na atualidade, e isso não apenas nos serviços de streamings ou nas rádios. O gênero ganhou espaço também no cinema, com diversas produções focadas no tema e que contam um pouco mais sobre a cultura e a vida desse estilo musical tão popular. Coração de Cowboy e Amor Sertanejo, por exemplo, foram alguns dos sucessos mais recentes. Porém, o mercado mostra que eles não serão os únicos nos próximos anos.

Segundo reportagem da Betway, site de roletas online temáticas, a música sertaneja conseguiu um grande salto na indústria entre 2000 e 2020. Antigamente, por exemplo, o gênero apareceria apenas como o terceiro mais popular do Brasil. No ano passado, na lista das 10 músicas ouvidas, 100% delas eram de artistas sertanejos. Ou seja, estamos falando de um domínio completo do estilo, principalmente no mundo da música.

Entretanto, esse sucesso não ficou apenas nos serviços de streamings e nas rádios. A popularidade do tema fez com que o cinema abrisse as portas para o gênero. Nos últimos anos, não faltaram filmes e documentários de sucesso com foco na vida sertaneja. Em 2020, por exemplo, a Netflix lançou a produção Amor Sertanejo, que conta um pouco dos bastidores dos shows, dos eventos e dos festivais do gênero. O filme dirigido por Fabrício Bittar e Raphael Erichsen foi um dos maiores sucessos da categoria na plataforma.

Outro bom exemplo é o filme Coração de Cowboy, dirigido por Gui Pereira em 2018. A produção conta a história de uma estrela do sertanejo que volta para a casa, e acaba enfrentando alguns problemas do passado no campo. O filme foi elogiado pela crítica, e inclusive recebeu algumas premiações nos Estados Unidos. Com a participação especial de diferentes duplas, como Chitãozinho e Xororó, Coração de Cowboy virou uma referência para o cinema nacional. E o diretor já prepara um novo filme com a mesma temática para estrear em 2022.

Coração de Cowboy

A fórmula para o sucesso

Em entrevista para o blog Betway Insider, o etnomusicólogo Felipe Maia explicou que o sucesso do sertanejo está ligado com o estilo de produção de novos artistas e das músicas. Ele explica que o sertanejo é uma espécie de indústria musical extensa, com uma cadeira de produção que engloba desde as pequenas duplas até as grandes gravadoras. A ideia é lançar vários artistas, e colher os frutos dos que conseguem fazer sucesso. Assim, o aproveitamento acaba sendo positivo.

O Centro-Oeste é o principal foco dessa indústria, pois quase 40% dos músicos surgem da região. Isso explica porque a maioria dos filmes se passa nessa região. Além disso, é cada vez mais comum ver mais homens ganhando espaço no sertanejo. Antigamente, eles representavam pouco mais de 50% dos músicos, e hoje já são 70% dos cantores que conseguem destaque no sertanejo brasileiro.

Felipe Maia explica que o sertanejo costuma ser o estilo que mais atende à expectativa dos brasileiros, justamente por falar de temas comuns na rotina das pessoas. Ele também acredita que o gênero não apenas reflete o momento do Brasil, mas também mostra a força da adaptação. No Spotify, serviço inovador da indústria da música, o sertanejo domina 50% das músicas mais escutadas, e mostra como consegue se adaptar a todas as mudanças que acontecem neste mercado.

O maior sucesso do gênero

Apesar do sucesso mais recente do tema, um dos filmes mais importantes do gênero foi o que abriu as portas do sertanejo para os cinemas. O clássico 2 Filhos de Francisco, produção de 2005, conta como aconteceu o início da dupla Zezé di Camargo e Luciano. O longa arrecadou cerca de R$ 34 milhões nas bilheterias nacionais, além de reunir 5 milhões de espectadores durante as semanas em que estava em exibição. Todo esse sucesso acabou por influenciar cineastas a criarem produções sobre o sertanejo.

Dirigido por Breno Silveira, o filme foi um marco na época e até hoje serve como exemplo para quem busca uma referência. Afinal, os filmes nacionais não costumavam ter grande apelo com o público, mas a música sertaneja mostrou que consegue ter força até mesmo fora dos palcos e das rádios. O sertanejo é uma música que fala muito da vida do brasileiro, e ver isso nas salas de cinema é algo positivo. É uma maneira de mostrar para todos um pouco mais da diversidade que existe no Brasil, seja para o próprio brasileiro e também para o estrangeiro.

Deixe seu comentário