15ª CineBH tem 60 mil acessos de 51 países
Cinema Nacional

15ª CineBH tem 60 mil acessos de 51 países

15ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, o evento de mercado do cinema brasileiro, registraram alcance e resultados positivos. Em seis dias de programação intensa e gratuita, em formato digital, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia do Covid-19 no Brasil, o evento registrou alcance de mais de 3,8 milhões nas redes sociais do evento e mais de 60 mil acessos no site cinebh.com.br, vindos de 51 países.

Foram exibidos 95 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas de 12 Estados Brasileiros (AL, BA, CE, DF, MG, MT, PE, RJ, RR, RS, SC e SP) e de 17 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EUA, Finlândia, França, Índia, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Qatar, Turquia e Uruguai) em recortes que, em maioria, dialogam com a temática central, “Cinema e Vigilância”.

Ao todo foram realizadas 32 atividades no Programa de Formação Audiovisual – laboratórios de roteiro, oficinas, masterclasses e workshops internacionais, painéis. 84 profissionais e convidados estiveram no centro de 21 debatesrodas de conversa, painéis, show case que estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção o que amplia as possibilidades de acesso e benefício da ação cultural – a principal vantagem de se realizar o evento no formato online.

12º Brasil CineMundi promoveu 306 encontros de coprodução e contou com a participação de 51 profissionais da indústria audiovisual de 17 países para conhecer, prestar consultorias e participar de encontros com os 43 projetos de longas brasileiros selecionados para esta edição.

“Foi uma temporada audiovisual intensa com atividades para todas as idades e públicos que reafirma o nosso compromisso de realizar empreendimento audiovisual ousado e inovador neste tempo de mudanças e transformações no segmento que atuamos. A Mostra CineBH e o Brasil CineMundi representaram espaço de formação, intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes, em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro”, destaca a coordenadora geral da CineBH e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Em 2021, a CineBH foi norteada pela temática “Cinema e Vigilância” sob a curadoria dos críticos e pesquisadores Pedro Butcher, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda e gerou uma reflexão sobre o novo estatuto do controle que surge com as atuais tecnologias e que atravessa a economia, os costumes e todo nosso imaginário, influenciando cineastas e orientando interseções entre estética e política, privacidade e espetáculo, linguagem e fato.

O destaque da 15a CineBH foi o coletivo internacional e multidisciplinar Forencisc Architecture. Fruto de pesquisas inovadoras através do audiovisual, o grupo, com base na universidade Goldsmith, em Londres, faz uso subversivo dos mecanismos e imagens de vigilância atuais para investigações profundas sobre diversos assuntos de interesse mundial e humanitário. Realiza obras entre o documentário e as artes visuais e investiga e reconstitui situações de guerra, confronto e desrespeito aos direitos humanos e meio ambiente, levando em consideração contextos jurídicos, políticos e artísticos. O grupo foi fundado em 2011 e reúne integrantes de várias áreas, como cineastas, arquitetos, urbanistas e ativistas de diversos países – um dos fundadores do grupo é o arquiteto brasileiro Paulo Tavares, que participou de debates durante a Mostra.

EVENTO GEROU EMPREGOS E MOVIMENTOU A ECONOMIA

Para a realização da 15a CineBH, em ambiente digital, a Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, montou uma infraestrutura especial para dar suporte ao evento na Casa da Mostra, localizada no Bairro Serra. Foram contratadas 69 empresas que atuaram na prestação de serviço para o evento. Estima-se que foram gerados mais de 600 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 43 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção e produção.

O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 20 veículos de imprensa, representados por 30 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da CineBH. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou o site cinebh.com.br e as redes sociais com conteúdos diários – notícias e registros de vídeos e fotografias – que estão disponibilizados para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu na mostra de cinema de Belo Horizonte e no evento de mercado do audiovisual brasileiro.

Mais uma vez, a CineBH se apresenta como um importante empreendimento cultural que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E que se revelou ainda mais essencial neste momento em que o afastamento social é de extrema importância para garantir a saúde da população, devido a pandemia de Covid-19.

Deixe seu comentário