Qual o melhor documentário indicado ao Oscar? - Cinem(ação)
Cinema e algo mais

Qual o melhor documentário indicado ao Oscar?

Com exceção do belga “Collective” (do qual já falei antes), todos os documentários indicados ao Oscar estão disponíveis em serviços de streaming brasileiros: “Crip Camp: Revolução Pela Inclusão” e “Professor Polvo” estão na Netflix, “Time” está no Prime Video, e “Agente Duplo” está na Globo Play.

Vale a pena assistir a todos eles. As temáticas abordadas são interessantes e todos têm suas qualidades.

Mas o fato é que alguns são melhores.

“Time”, que retrata a luta de uma mulher pela liberdade de seu marido, é talvez o menos memorável. Falar sobre o sistema carcerário americano e o aprisionamento de pessoas negras é fundamental e atual, mas a produção acaba por fazer muitas escolhas que parecem se “encavalar” umas nas outras: a fotografia em preto e branco evoca uma melancolia que não combina com a maneira como a protagonista se mostra, e as temáticas são jogadas enquanto o filme tenta mostrar tudo, mas não consegue encontrar um caminho. Não é de todo ruim, mas é frio (leia outra opinião na crítica do Matheus Macedo).

O documentário Professor Polvo é curioso, instigante e diferente, mas depois que o vemos, ele parece não ser nada além de um pretexto para contar como são os polvos e tirar uma lição disso (veja a crítica do Matheus).

Por fim, como já falei sobre os excelentes Crip Camp e Collective, resta comentar a forma singela e sensível com que o documentário chileno “O Agente Duplo” comenta a velhice e retrata idosos que moram em um lar nas proximidades de Santiago. É engraçado, inspirador, e parte de uma premissa criativa que faz todo o sentido para dar início à narrativa. Todos os personagens aos quais somos apresentados são adoráveis e evocam nossa simpatia imediatamente, tornando “O Agente Duplo” um filme delicioso de se assistir, sem jamais olhar para a velhice de forma negativa ou condescendente. Assim, embora tenha adorado “Collective”, e mesmo compreendendo a importância de “Crip Camp”, ouso dizer que “O Agente Duplo” é o melhor dos indicados ao Oscar na categoria de documentário. No entanto, ele não deve ganhar a estatueta.

Deixe seu comentário