"Inabitável" vai a Sundance - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
“Inabitável” selecionado para participar da Mostra Competitiva do Festival de Sundance (28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021)
Cinema Nacional

“Inabitável” vai a Sundance

O curta-metragem “Inabitável”, dirigido por Matheus Farias & Enock Carvalho, foi selecionado para participar da Mostra Competitiva do Festival de Sundance, que ocorrerá entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro de 2021, em formato presencial e online. Com isso, a produção se torna o único curta-metragem representando o Brasil em Sundance.

Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival Gramado (onde ganhou prêmios de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas), “Inabitável” foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios. 

Pernambucano, o curta é protagonizado pela atriz baiana Luciana Souza (“Bacurau”, “Ó Paí Ó”, “Flores Raras”), que além de Gramado, foi premiada no Festival Mix Brasil. O elenco conta também com as atrizes Sophia William, Erlene Melo, Laís Vieira, Eduarda Lemos; e os atores Val Júnior e Carlos Eduardo Ferraz.

O longa conta a história de Marilene (Luciana), que procura por sua filha desaparecida depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, linguagem bem conhecida pelos diretores de “Caranguejo Rei”, Enock e Matheus retratam de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+.  

O roteirista e diretor Enock Carvalho afirma que está muito felizes com a seleção oficial do filme para o Festival de Sundance. “Porque isso significa que muitas pessoas descobrirão ‘Inabitável’ a partir de agora. Isso gera uma nova onda de pensamentos em torno do filme, novos debates e críticas. Sundance é uma maravilhosa vitrine para o cinema mundial e o filme toca em questões sobre o Brasil que são muito importantes”. 

Também diretor, Matheus Farias afirma que a exibição do filme em festivais online permite que mais pessoas, inclusive as que não frequentam habitualmente os festivais de cinema, consigam assisti-lo. “Desde a estreia em agosto, ‘Inabitável’ tem participado de vários festivais brasileiros e internacionais e já soma 10 prêmios. Estamos muito felizes com essa trajetória e é muito importante pra gente que ele continue circulando, sendo assistido e discutido. Diante de tudo o que vem acontecendo no Brasil nos últimos tempos, é incrível perceber como ele reverbera de forma única através de cada exibição”, completa Matheus, que também é montador do curta.  

Inabitávelteve a participação de aproximadamente 40 pessoas na equipe, entre profissionais pernambucanos e de outros estados. O filme tem produção executiva de Vanessa Barbosa, direção de produção de Amanda Guimarães, figurino e caracterização de Libra, direção de fotografia de Gustavo Pessoa, produção de elenco de Felipe André Silva e trilha sonora de Nicolau Domingues. O curta foi filmado em dezembro de 2019 e finalizado ao longo do primeiro semestre de 2020. É incentivado pelo Funcultura Audiovisual, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e do Governo do Estado de Pernambuco. 

A valorização do curta vai contribuir para que os diretores Matheus Farias e Enock Carvalho possam desenvolver o roteiro do primeiro longa-metragem assinado por eles, que vem sendo escrito há três anis e já participou do Laboratório Novas Histórias, que é uma iniciativa do Sesc e Senac São Paulo voltada para o desenvolvimento de roteiros e o aperfeiçoamento do ofício de roteirista no cinema nacional. O filme flerta com o cinema de gênero e se aprofunda na crise que o Brasil vive hoje, costurando passado, presente e futuro.  

Deixe seu comentário