Crítica 2: Sem Ressentimentos – 44ª Mostra de São Paulo - Cinem(ação): Filmes, podcasts e críticas
Sem Ressentimentos - 44ª Mostra de Cinema de São Paulo

Crítica 2: Sem Ressentimentos – 44ª Mostra de São Paulo

Sem Ressentimentos aborda o drama de jovens iranianos refugiados na Alemanha. Que além de enfrentar o preconceito étnico lidam também com a discriminação por conta da homossexualidade. O longa poderia ilustrar, mesmo que superficial, os problemas reais do documentário Welcome to Tchechnya.

A história acompanha três personagens, com maior destaque para Parvis, um jovem filho de iranianos exilados, que após roubar uma garrafa de bebidas em uma festa é obrigado a fazer trabalhos comunitários dentro de refugiados. Lá ele se apaixona por Amon, que fugiu do Irã com sua irmã, Banafshe.

Aos poucos os três vão se tornando grandes amigos e como qualquer jovem, o trio parte pelas noites se divertindo e se divertindo. A direção do jovem Faraz Shariat, em seu primeiro longa, é interessante e apresenta uma nova perspectiva sobre juventude e autodescoberta.

Apesar dos clichês de um filme de romance e amizade, o longa ganha peso e conteúdo ao discutir acerca dos refugiados advindos de países mulçumanos. Os quais enfrentam a xenofobia e a homofobia.

O filme explora o sentimento de não-pertencimento presente na vida dos refugiados e imigrantes. E toca em assuntos como a fetichização do imigrante. A crítica implícita sobre as políticas de proteção aos imigrantes também deve ser elogiada.

Para os países que recebem e depois deportam refugiados, não importa se eles serão mortos ao retornar ao seu país de origem. A direção tenta evidenciar, que as leis não são humanizadas, e os governos não visam proteger.

  • Sem Ressentimentos
4

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

Material close icon