Morre Suzana Amaral, diretora de "A Hora da Estrela"
Cinema Nacional

Morre Suzana Amaral, diretora de “A Hora da Estrela”

No final da tarde de hoje (25), morreu a cineasta Suzana Amaral, aos 88 anos. A diretora e professora de cinema estava internada no Hospital Sírio-Libanês e a causa da morte não foi revelada, segundo o portal G1.

Nascida em 1932 (embora ela nunca falasse de sua idade e a data seja incerta), Suzana Amaral marcou o cinema nacional, tendo dirigido mais de 50 filmes em curta e média-metragem, além de três longas: A Hora da Estrela (1985), Uma Vida em Segredo (2001) e Hotel Atlântico (2009).

Enquanto seus filmes mais recentes foram premiados em festivais como o de Brasília e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, foi A Hora da Estrela que mais se destacou: rendeu dois prêmios de direção no Festival de Berlim, bem como o Urso de Prata de Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo.

Marcélia Cartaxo em A Hora da Estrela

Suzana Amaral também dirigiu diversos documentários e programas para a TV Cultura, além de inúmeros curtas-metragens ao longo dos anos 1960. Formou-se em Cinema na USP em 1971, com quase 40 anos, em um período em que conciliava a profissão de cineasta, os estudos na universidade e a criação de 9 filhos, enfrentando as ferrenhas exigências da época.

Logo após se graduar, Suzana Amaral se tornou professora na mesma instituição. Em 1976 foi aos Estados Unidos, onde fez mestrado em direção de cinema na Universidade de Nova York (NYU) e estudou atuação e direção no Actor’s Studio, experiência que a levaria para a realização do documentário em média-metragem “Minha Vida, Minha Luta” (1979), obra que serviu de base para as campanhas a favor da construção de creches nas periferias de São Paulo, informa a matéria do portal da Revista Cláudia.

Deixe seu comentário