Coronavírus: estreias adiadas e produções paralisadas - Cinem(ação)
Cinema Mundial

Coronavírus: estreias adiadas e produções paralisadas

Nas próximas semanas, quiçá nos próximos meses, o mundo viverá um período sem precedentes: sua quase total paralisação, cujo único objetivo é reduzir a curva ascendente de contaminação do vírus SARS-Cov-2, popularmente conhecido como Coronavírus, que atingiu o patamar de Pandemia e se tornou responsável por mudanças drásticas na maioria dos países.

Por ser um tipo de gripe que se espalha pelo contato humano mais simples, qualquer aglomeração de pessoas é um grande risco, o que vem levando governos e instituições a fazerem todos os esforços para que não haja aglomeração de pessoas. Com isso, tanto a produção de filmes e séries quanto o lançamento de longas em salas de cinema se tornam impossíveis e passaram a ser adiados.

Além disso, a maioria dos países, especialmente os principais mercados de consumo de filmes, estão proibindo a abertura de salas de cinema, ainda que em muitos lugares os estabelecimentos estejam tomando essa atitude por conta própria.

No Brasil, cinemas como o Espaço Itaú e a CineSala divulgaram o fechamento a partir de 17 de março por tempo indeterminado. Em Indaiatuba, o Topázio Cinemas – parceiro do Cinem(ação) – fechará por 30 dias a partir de 19 de março. Eventos relacionados a Cinema estão todos cancelados, desde o SXSW (South by Southwest) até a Mostra de Cinema Curta Circuito, que ocorreria entre março e junho em Belo Horizonte, Montes Claros e Araçuaí.

A maioria dos eventos cancelados não possuem uma data nova e devem esperar a pandemia passar, mas o fato é que mesmo aqueles que deram uma data possivelmente não tem como garantir que a situação estará propícia.

Você já viu aqui no Cinem(ação) algumas postagens a respeito, mas agora você pode ver uma lista mais completa!

Antes de listar as produções, algumas considerações:

Nada é mais importante do que salvar vidas, e esse é o foco no momento. Mesmo assim, é possível prever perdas incalculáveis para produtoras de filmes, estúdios, profissionais e exibidores, em todos os níveis, dos menores aos maiores.

Em Hollywood, alguns famosos já apresentaram a doença Covid-19: Tom Hanks e sua esposa Rita Wilson, que estavam na Austrália para gravações da cinebiografia de Elvis Presley , assim como Kristofer Hivju, o Tormund da série Game of Thrones, e Idris Elba. Enquanto Hanks já se recuperou e recebeu alta, Hivju e Elba seguem em quarentena em casa, sem sintomas graves, até a publicação deste texto.

Como o número de filmes e produções adiados é muito grande, é impossível saber o que poderá acontecer com o fim da pandemia: semanas com muitas estreias de uma só vez, ou um atraso de um ano inteiro. No que diz respeito aos filmes cuja produção foi cancelada, tudo vai depender do tempo de duração da crise, já que um tempo curto pode não atrapalhar tanto na data de estreia, embora um tempo longo possa causar atrasos importantes.

Filmes com estreia cancelada:

Confira a lista de filmes com estreia cancelada ou adiada. Ela não está completa, já que trata-se de uma grande quantidade.

007 – Sem Tempo Para Morrer:

Aposta da Universal, o novo 007 já tinha gastado muito com marketing e estava prestes a estrear no mundo todo e já tinha investido pesado em marketing.

Um Lugar Silencioso 2

Estrearia em 19 de março e foi cancelado. Não há data prevista.

Viúva Negra

O filme da Marvel protagonizado por Scarlett Johansson não tem data prevista.

Pedro Coelho 2

A continuação do filme infantil com clima de Páscoa poderá estrear fora de época, ou talvez na páscoa seguinte.

Velozes e Furiosos 9

Sem medo de adiar, a Universal decidiu que o novo filme da franquia chegará somente em abril de 2021.

A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou Meus Pais

O filme nacional “duplo” sobre Susanne von Richtofen conseguiu escapar de uma estreia na mesma semana da crescente de casos.

Mulan

Inicialmente adiado apenas na China, quando o país era o epicentro do surto, não demorou para a Disney cancelar a estreia do filme.

Os Novos Mutantes

Após tanto sofrer com adiamentos e problemas para a estreia, quando finalmente o filme parecia estar certo de chegar, foi surpreendido por uma pandemia.

Trolls 2

A continuação da Dreamworks antes prevista para Abril de 2020 está sem data de estreia.

Boca de Ouro

Filme brasileiro sobre a vida de um bicheiro baseado em obra de Nelson Rodrigues, o longa com Marcos Palmeira, Malu Mader, Fernanda Vasconcellos, Sílvio Guindane e Lorena Comparato tem direção de Daniel Filho.

Três Verões

Exibido na Mostra  de São Paulo, o ótimo filme de Sandra Kogut chegaria às salas comerciais, mas agora terá de esperar. Trata-se de mais uma obra estrelada por Regina Casé a sofrer com a crise, já que a novela global Amor de Mãe também será pausada.

Vaga Carne + Sete Anos em Maio

Com direção de Grace Passô e Ricardo Alves Jr., respectivamente, os dois filmes médias-metragens compõem uma única sessão.

Tel-Aviv em Chamas

Filme israelense é uma comédia que acompanha o jovem Salam, que trabalha como assistente na produção de uma telenovela palestina.

New Life S.A.

Drama brasileiro com toques de surrealismo do diretor André Cavalheira.

De Perto Ela Não é Normal

Comédia estrelada por Suzana Pires.

No Gogó do Paulinho

Comédia nacional que explora as histórias mirabolantes do personagem Paulinho Gogó.

Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou

Documentário sensível de Bárbara Paz sobre Hector Babenco, que estrearia agora nas próximas semanas, após conquistar a crítica na Mostra de SP em 2019.

Aos Olhos de Ernesto

Drama de Ana Luiza Azevedo sobre um fotógrafo uruguaio que está perdendo a visão por conta da velhice, mas tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos.

Eu Sinto Muito

Filme de Cristiano Vieira com Rocco Pitanga.

Depois a Louca sou Eu

Filme de Julia Rezende estrelado por Débora Falabella.

Correndo por um Sonho

Filme brasileiro de Tomás Portella sobre uma história fictícia de mulheres atletas e suas vidas.

Chão

Documentário de Camila Freitas que estrearia em 26 de março que fala sobre o embate entre o MST e latifundiários.

A Febre

História que se passa em Manaus e conta a história de uma jovem que passa a sentir febre diante da possibilidade de ir estudar em Brasília e deixar seu pai. Dirigido por Maya Da-Rin.

Antlers (Espíritos Obscuros)

Horror de Scott Cooper (Coração Louco, Aliança do Crime) com Jesse Plemmons.

Magnatas do Crime

Filme de ação de Guy Ritchie com Matthew McConaughey, Hugh Grant e Charlie Hunnam.

A Jornada

Filme de Alice Winocour sobre uma astronauta francesa vivida por Eva Green.

O 3º Andar – Terror na Rua Malasaña

Filme de terror espanhol dirigido pelo catalão Albert Pintó.

Enquanto estivermos juntos

Filme cristão sobre um cantor de música gospel que é indicado ao Grammy e sofre com a esposa com câncer.

As Faces do Demônio

Filme coreano de Hong-seon Kim sobre uma família que se muda a uma casa com um espírito maligno que se torna membro da família.  

Transtorno Explosivo

Com apenas nove anos de idade, Benni é uma criança problema. Migrando de um lar adotivo para outro, ela assuta a todos os cuidadores com seus surtos de raiva e sua irreverência. Filme alemão de Nora Fingscheidt.

Sybil

Filme de mais de 3h em que Sally Field vive uma mulher que desenvolveu várias personalidades como mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe.

Os Tradutores

Pega essa sinopse incrível: Nove tradutores foram escolhidos por uma editora implacável e trancados em um bunker com o objetivo de traduzir um livro altamente antecipado, de um autor famoso, em tempo recorde. Embora os tradutores estejam confinados a evitar qualquer tipo de vazamento por causa dos grandes riscos financeiros, uma crise irrompe quando alguém publica na internet as primeiras dez páginas do romance e chantageia a editora a pagar 5 milhões de euros.

Alice e o Prefeito

Comédia dramática francesa sobre um prefeito em crise existencial.

A Candidata Perfeita

Filme exibido em Sundance sobre uma mulher candidata em um país conservador dominado por homens.

Quarto 212

Comédia dramática francesa sobre um jovem casal em crise. Era para estrear dia 19 de março.

The Lovebirds

Nova comédia romântica com Kumail Nanjiani, Issa Era e Anna Camp. Dirigida por Michael Showalter, mesmo diretor do ótimo “Doentes de Amor”.

Filmes e séries com produção cancelada / adiada:

Falcão e o Soldado Invernal

Loki

WandaVision

Riverdale

Carnival Row (iniciada)

The Morning Show

Grey’s Anatomy (iniciada e com poucos episódios faltando)

Stranger Things 4

The Walking Dead

Atlanta

Grace & Frankie

A Pequena Sereia

Jurassic World – Dominion

The Batman: (produção suspensa)

Animais Fantásticos e Onde Habitam 3

Red Notice (Netflix)

Nightmare Alley (filme de Guillermo del Toro)

Home Alone (Esqueceram de Mim)

Peter Pan & Wendy (Disney)

The Last Duel (Ridley Scott)

Shrunk (Querida, Encolhi as Crianças)

Filme sobre a vida de Elvis Presley (sem título)

Missão Impossível 7

The Nightingale (filme de Mélanie Laurent)

Official Competition (Antonio Banderas, Penélope Cruz)

Matrix 4

Sequências de Avatar

Shang- Chi (Marvel)

Deixe seu comentário