A Vida Invisível entre os 5 melhores filmes internacionais do ano
National Board of Review anunciou os melhores do ano com O Irlandês como Melhor Filme e A Vida Invisível no Top 5 Internacional.
A Vida Invisível continua seu caminho vitorioso rumo a uma indicação ao Oscar 2020. Depois de ser comprado pela Amazon, de conseguir uma indicação ao Spirit Awards, de estar sendo exibido em sessões de grande sucesso para a crítica americana, o filme de Karim Aïnouz conquistou mais um feito. O filme apareceu no Top 5 de Melhores Filmes Internacionais da National Board of Review (NBR).
A NBR é uma organização de críticos de cinema fundada em 1909, em Nova York. Entre 1916 e 1950, a NBR serviu como órgão de censura e regulação do conteúdo dos filmes. E desde 1932 a organização entrega prêmios à indústria cinematográfica dos Estados Unidos. A NBR Awards é considerado um dos principais termômetros para o Oscar, principalmente para as indicações do prêmio máximo do cinema mundial.
Um dos diferenciais da NBR, é que a organização faz listas dos melhores do ano nas categorias Filmes, Documentários, Filmes Independentes e é claro Filmes Internacionais, é aí que podemos ficar orgulhosos de nosso representante para o Oscar 2020. A Vida Invisível está no Top 5 de Filmes Internacionais. No Top 5 Filmes Internacional a NBR incluiu filmes que vem forte para a temporada de premiação Dor e Glória e Atlantique. O favorito da temporada, Parasita, não apareceu no Top 5 por ter sido escolhido Melhor Filme Internacional.
A Vida Invisível estar entre os melhores filmes internacionais do ano, não é uma garantia de uma indicação ao Oscar 2020, mas ajuda e muito. Principalmente para conseguir uma vaga na shortlist, que sai no dia 16 de dezembro. Isso porque a NBR é uma das principais organizações de crítica americana, estar na sua lista é uma grande honraria e coloca o filme no radar do Oscar. Principalmente porque a organização é baseada em Nova York, que é uma das bases para os indicados ao Oscar serem exibidos.
Ou seja, depois de muitos anos, a divulgação de um filme brasileiro para o Oscar está seguindo o caminho certo. A Vida Invisível está chegando nas pessoas certas. É a primeira vez em anos que estamos fazendo a lição de casa certinho. Agora se vamos passar de ano, aí é outra história. Como já disse em outro texto aqui no Cinem(ação), a gente nunca sabe o que se passa na cabeça dos membros da comissão de escolha para Filme Internacional. E com as mudanças na forma de escolha dos indicados ao Oscar de Filme Internacional, é difícil saber ou até prever algo.
Mas uma coisa é certa, dá gosto e orgulho de ver a campanha de A Vida Invisível. Um filme que pode não ser selecionado, mas que dá orgulho de dizer que é brasileiro!
Vencedores da National Board of Review
O grande vencedor do ano na NBR foi O Irlandês, novo filme de Martin Scorsese em parceria com a Netflix. O filme também ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e Martin Socorsese, Robert DeNiro e Al Pacino receberam o prêmio de Ícone NBR.
Outro destaque foi o filme Era Uma Vez em Hollywood com dois prêmios também. O filme levou o prêmio de Melhor Direção para Quentin Tarantino e Melhor Ator Coadjuvante para Brad Pitt. Quem também levou dois prêmios foi o filme Uncut Gems que levou os prêmios de Melhor Roteiro Original e pasmem, Melhor Ator para Adam Sandler.
Os favoritos da temporada não decepcionaram. Renée Zellweger faturou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação de Judy, e está se consolidando como a favorita da temporada para a categoria. E o coreano Parasita faturou o prêmio de Melhor Filme Internacional, algo que deve se repetir nos próximos meses. A grande surpresa, foi a escolha de Kathy Bates como Melhor Atriz Coadjuvante por O Caso Richard Jewell, novo filme do veterano Clint Eastwood. A veterana, que não aparecia nas principais listas de apostas para as premiações da temporada, acaba de entrar no radar das premiações.
Confira abaixo os premiados desse ano.
Melhor Filme: O Irlandês
Melhor Diretor: Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood)
Melhor Ator: Adam Sandler (Uncut Gems)
Melhor Atriz: Renée Zwelger (Judy)
Melhor Ator Coadjuvante: Brad Pitt (Era Uma Vez em Hollywood)
Melhor Atriz Coadjuvante: Kathy Bates (O Caso Richard Jewell)
Melhor Roteiro Original: Uncut Gems
Melhor Roteiro Adaptado: O Irlandês
Melhor Filme Internacional: Parasita
Melhor Documentário: Maiden
Melhor Animação: Como Treinar Seu Dragão 3
Melhor Elenco: Entre Facas e Segredos
Atuação de Destaque: Paul Walter Hauser (O Caso Richard Jewell)
Revelação em Direção: Melina Matsoukas (Queen & Slim)
Conquista Notável em Cinematografia: Roger Deakins (1917)
Prêmio Ícone NBR: Martin Scorsese, Robert DeNiro e Al Pacino
Prêmio Liberdade Expressão NBR: For Sama e Luta por Justiça
Top Filmes (em Ordem Alfabética)
- 1917
- Entre Facas e Segredos
- Era Uma Vez em Hollywood
- Ford vs. Ferrari
- História de um Casamento
- Jojo Rabbit
- Meu Nome é Dolemite
- O Caso Richard Jewell
- Uncut Gems
- Waves
Top 5 Filmes Internacionais (em Ordem Alfabética)
- A Vida Invisível
- Atlantique
- Dor e Glória
- Em Trânsito
- Retrato de Uma Garota em Chamas
Top 5 Documentários (em Ordem Alfabética)
- Apollo 11
- Indústria Americana
- O Pai da Black Music
- Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese
- Wrestle
Top 10 Filmes Independentes (em Ordem Alfabética)
- A Hidden Life
- As Loucuras de Rose
- Judy
- Give Me Liberty
- Mindsomar
- The Last Black Man in San Francisco
- The Farewell
- The Nightingale
- The Peanut Butter Falcon
- The Souvenir