#SomosTodosFernanda - Fernanda Montenegro 90 anos
Fernanda Montenegro
Cinema Nacional

#SomosTodosFernanda – Fernanda Montenegro 90 anos

Atriz completa 90 anos em uma época estranha.

Fernanda Montenegro é uma unanimidade! Infelizmente isso não é mais uma realidade. Em uma época estranha em que os artistas se tornaram pessoas de mal, a maior atriz brasileira não saiu ilesa.

Fernanda Montenegro como Bruxa na revista Quatro Cinco Um
Fotos para a revista Quatro Cinco Um

Recentemente, Fernanda Montenegro posou como uma bruxa medieval, amarrada, pronta para ser queimada em uma fogueira de livros, para a capa da revista literária Quatro Cinco Um. Essa foto surgiu por acaso como a própria atriz comentou em uma entrevista para o programa Encontro com Fátima Bernardes.

Houve uma coincidência de terem proibido o livro com os dois rapazes se beijando. Não foi de propósito, mas já que aconteceu a conjunção dos astros eu assino embaixo: não se pode proibir livros.

Fernanda Montenegro

Esse posicionamento de Fernanda Montenegro acabou causando uma grande repercussão nas redes sociais. Alguns contra a atriz outros a favor. Um dos que fez esse posicionamento contra a atriz, foi Roberto Alvim, diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte. Apoiador declarado de Bolsonaro, Alvim logo após a divulgação da foto de Fernanda Montenegro, foi em suas redes sociais e fez uma declaração contra a atriz, onde a chamou de sórdida.

Essa declaração causou uma onda de revolta e críticas a Alvim. A Associação dos Produtores de Teatro (APTR) declarou em nota:

A APTR repudia veementemente as declarações do diretor de Artes Cênicas da Funarte, Sr. Roberto Alvim, em suas redes sociais, onde classifica o não diálogo com a classe artística como uma “guerra irrevogável”. 
Com a mesma intensidade, repudiamos a classificação da fala de dona Fernanda Montenegro como infantil, mentirosa e canalha. É absolutamente inadmissível que uma atriz com a sua trajetória seja atacada em seu livre exercício de expressão.
Como cidadão, o Sr. Roberto Alvim pode expressar opinião, independentemente do campo social, cultural e ideológico. Já como gestor público de relevância nacional – ou seja, representando o país como um todo – o mesmo deveria atentar-se à natureza do seu cargo, pautando-se pelo respeito à classe que representa e aos profissionais consagrados por sua atuação.
Persistiremos  na busca pelo diálogo, pela liberdade de expressão, pelo afeto ao fazer artístico e cultural  de nosso país. Tudo isso de forma civilizada e com total respeito à diversidade

Associação dos Produtores de Teatro

O Presidente da Funarte, Miguel Proença, também repudiou a atitude de Alvim:

Já pedi um auxílio do ministro da Cidadania (Osmar Terra), pedi uma audiência com ele, para tomar uma providência. Admiro muito a Fernanda, além de ser a grande dama do teatro ela é uma grande amiga. Fiquei com esse peso nas costas, o Brasil inteiro está de olho na Funarte hoje por causa disso. E aqui produzimos arte e beleza, não agressão.

Miguel Proença

A classe artística, e vários fãs de Fernanda Montenegro, subiram a #somostodosfernanda.

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres no laçamento de  Prólogo, Ato, Epílogo
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres no laçamento de Prólogo, Ato, Epílogo autobiografia de Fernanda Montenegro

Realmente vivemos em um tempo estranho. Onde a opinião alheia não é respeitada. Onde alguém é agredido verbalmente simplesmente por colocar uma opinião que vai de encontro com o seu. Para ser mais claro, se você fala contra o seu governante favorito.

Que tempo estranho! Que coisa esquisita! A que ponto chegamos! A maior atriz brasileira do teatro, cinema e TV é chamada de sórdida, justamente por um diretor e produtor de teatro.

Mas aqui no Cinem(ação) a situação é diferente #somostodosfernanda sempre! Quer uma prova disso?

Em 2015 a coluna 10 Coisas Que Você Não Sabia publicou 10 Coisas que você não sabia sobre Fernanda Montenegro. Nesse texto nosso querido Daniel Cury falou curiosidades sobre essa maravilhosa atriz.

Ano passado, 2018, em comemoração aos 20 anos de Central do Brasil, esse que vos escreve, fez uma série de textos sobre sobre história de Fernanda Montenegro. O texto em 4 partes contou sobre o início da sua carreira, sobre o sucesso no cinema, a vida após Central do Brasil e sobre o futuro de Fernanda Montenegro nas telonas.

Esse ano Fernanda Montenegro foi novamente homenageada em um podcast para chamar de seu. O Podcast #311: Biografia: Fernanda Montenegro juntou Rafael Arinelli, Daniel Cury, Vitor Burigo do CineVitor e Bia Silveira do Expresso Café/Café Seletor, para um bate papo transcorrendo sobre toda a história da atriz. Inclusive Vitor Burigo já havia entrevistado a atriz conforme você pode ver abaixo.

Se para alguns Fernanda Montenegro é sórdida para nós Fernanda Montenegro é Maravilhosa. Aqui no Cinem(ação) #SomosTodosFernanda.

Confira abaixo os Próximos Trabalhos no Cinema de Fernanda Montenegro

Trailers de A Vida Invisível. Dirigido por Karim Aïnouz, ganhador da Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes desse ano e representante do Brasil no Oscar 2020. O filme será distribuído pela Amazon nos Estados Unidos, está com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes com 13 críticas e apenas 1 delas negativa e tem 3 críticas positivas no Metacritc. O filme tem a produção da RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira, que foi indicado ao Oscar por Me Chame Pelo Seu Nome e estreia no Brasil no fim do mês, dia 31/10. Nos Estados Unidos o filme seria lançado em janeiro, mas foi antecipado para Dezembro mirando outras categorias no Oscar 2020, entre elas Melhor Fotografia.

https://www.youtube.com/watch?v=ZLsldnY0m_s

Trailer de O Juízo, de Andrucha Waddington. O filme é um suspense sobrenatural, que junta pela primeira vez 3 gerações família Torres por completo. Dirigido por Andrucha Waddington, genro de Fernanda Montenegro casado com Fernanda Torres, que escreveu o roteiro do filme, e Joaquim Torres Waddington, filho do casal, faz sua estreia no cinema como ator. Família unida, permanece unida!

Fernanda Montenegro e Irandhir Santos em cena de Piedade de Cláudio Assis.
Fernanda Montenegro e Irandhir Santos em cena de Piedade de Cláudio Assis.

Também poderemos ver Fernanda Montenegro em breve em Piedade, novo filme de Cláudio Assis, com Matheus Nachtergale, Cauã Reymond e Irandhir Santos, que ainda não tem data de estreia marcada. Outra produção sem data de estreia marcada é Ghost of Lina Bo Bardi, do inglês Isaac Julien. Cinebiografia da arquiteta Lina Bo Bardi, onde Fernanda dividirá, o protagonismo com sua filha Fernanda Torres.

Fernanda Montengro e Fernanda Torres em cena de  Ghost of Lina Bo Bardi
Fernanda Montengro e Fernanda Torres em cena de Ghost of Lina Bo Bardi

Também poderemos ver Fernanda Montenegro nos documentários Paulo Autran: O Senhor dos Palcos, Ferreira Gullar: Arqueologia do Poeta e Conversa com Ele, todos sem data de estreia no brasil.

Deixe seu comentário