Biografia: Fernanda Montengro Pt. 4: "Do Emmy ao Futuro"
fernanda dona picucha
Cinema Nacional

Biografia: Fernanda Montengro Pt. 4: “Do Emmy ao Futuro”

Nessa 4ª e última parte vamos falar de Emmy e dos futuros projetos de Fernanda Montenegro

Depois de Central do Brasil, Fernanda Montenegro ressurgiu no cenário artístico com força total. E seu ritmo só aumentou, nem a morte de Fernando Torres, a fez diminuir passo. Na verdade, ela aumentou ainda mais o ritmo, e nem pensa em parar. Quer saber mais sobre o Emmy e os próximos projetos da atriz? Então confira a última parte da biografia da Dama da Dramaturgia Brasileira.

Sem Oscar, Mas com Emmy

Em 2012 ainda Fernanda Montenegro estrelou o Telefilme Doce de Mãe, dirigido por Ana Luiza Azevedo e JorgeDoce de Mãe Fernanda Montenegro Furtado. O filme tinha a seguinte pergunta: Quem vai ficar com Dona Picucha? Fernanda Montenegro era Dona Piucha uma animada senhora de 85 anos, sempre causa grandes confusões. A vida dela e dos seus quatro filhos, Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Susana (Mariana Lima), sofre uma reviravolta depois que Zaida (Mirna Spritzer), empregada e amiga de Dona Picucha, anuncia que vai se casar e se mudar. Nos últimos 27 anos, foi ela quem cuidou e fez companhia para Dona Picucha. Com a saída de Zaida, os filhos se perguntam: Quem vai ficar com a mamãe? Essa dúvida é o ponto de partida para uma divertida e emocionante história. Cada filho tenta uma solução diferente e Dona Picucha, esperta que só, consegue se safar de todas elas!

O trabalho da atriz foi tão bom, que 14 anos depois de sua indicação ao Oscar por Central do Brasil, Fernanda conseguiu outra indicação na terra do Tio Sam. A atriz foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Emmy Internacional em 2013. Diferente de 1999, dessa vez não deu pra ninguém, Fernanda Montenegro foi premiada com o prêmio de Melhor Atriz por Dona Picucha. O sucesso foi tão grande que em 2014 a Rede Globo exibiu uma série mostrando a continuação da história de Dona Picucha. A série, que também recebeu o nome Doce de Mãe, apareceu novamente no Emmy Internacional em 2015. A série foi indicada a Melhor Série e Melhor Atriz. Infelizmente Fernanda não foi premiada dessa vez, mas a série levou o prêmio de Melhor Série de Comédia.

Fernanda Montenegro Emmy

Fernanda Montenegro Emmy de Melhor atriz em 2013

Em 2013 a atriz participou da versão para o cinema de O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim. O filme, baseado no clássico de Érico Veríssimo, retrata uma história de 150 anos da família Terra Cambará e da oponente família Amaral, a partir da perspectiva da personagem Bibiana. A história de lutas entre as duas famílias começa nas Missões e vai até o final do século XIX. O longa apresenta também o período de formação do estado do Rio Grande do Sul e a disputa de território entre as coroas portuguesa e espanhola. Fernanda dividiu com Marjorie Estiano o papel de Bibiana. Ela fazendo Bibiana idosa, e Marjorie Bibiana jovem.

Ainda em 2013 a atriz fez Nossa Senhora em A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum, de Ana Carolina. Inspirada no quadro “Primeira missa no Brasil”, de Victor Meireles, a trama do longa gira em torno de um grupo de cineastas, tentando reconstruir um marco na história do Brasil: a encenação da primeira missa no país, com a chegada dos portugueses. Índios perdidos estão reunidos em torno dos patrícios, que discutem como proceder o rito religioso. Dois passos para trás, no entanto, e logo vê-se tratar de um set de filmagem. Com intervenções dos poderes público e econômico na realização do filme dentro do filme, a cineasta Ana Carolina faz uma crítica às dificuldades de se fazer cinema no Brasil.

Fernanda Montenegro Rio, Eu te amo

Fernanda Montenegro como Dona Fulana, no segmento que leva o nome da personagem em ‘Rio, Eu Te Amo’

Em 2014 Fernanda esteve novamente em peso no cinema. Ela participou de Rio, Eu Te Amo, no segmento Dona Fulana, onde trabalhou novamente com seu genro Andrucha Waddington que dirigiu esse segmento. No segmento Fernanda faz a personagem título, uma moradora de rua que descobre o amor pelo neto nas ruas do centro da cidade. Também em 2014 a atriz esteve em Boa Sorte, de Carolina Jabor. No filme a atriz faz a divertida Célia, que é avó de Judite (Deborah Secco) uma mulher HIV positivo e se apaixona por um adolescente.

Fernanda também esteve Infância, de Domingos de Oliveira. No filme a atriz viveu Dona Mocinha é uma matriarca bastante rígida que é fã de Carlos Lacerda. Em sua casa está o neto Rodriguinho, triste pois seu cachorro morreu após comer as bolinhas de naftalina que a avó sempre coloca nos armários de casa. Em meio a esta situação ela precisa lidar com o fato de que o genro, Henrique, vendeu dois terrenos seus sem permissão. O filme é baseado na peça Do Fundo do Lago Escuro escrita pelo próprio Domingos em 1977 e custou R$ 2,5 milhões. Gasto que foi coroado com 4 prêmios no Festival de Gramado, incluindo o Prêmio Especial do Júri para Fernanda Montenegro.

Fernanda Montenegro: Hoje e o Futuro
Fernanda Montenegro O Outro Lado do Paraíso

Fernanda Montengro, Laura Cardoso e Lima Duarte juntos na novela ‘O Outro Lado do Paraíso’

De lá pra cá a atriz se dedicou a TV vivendo um casal lésbico com a também veterana Natália Timberg na novela Babilônia e a sensitiva Mercedes em O Outro Lado do Paraíso, onde dividiu a cena com os veteranos Lima Duarte e Laura Cardoso. Novela essa que acabou de terminar.

Fernanda Montenegro e Paulo JoséEsse ano a atriz apareceu no documentário Todos os Paulos do Mundo, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. O documentário é uma homenagem aos 60 anos de carreira do ator Paulo José, completados em 2017. Um compilado com diversas cenas marcantes da carreira de Paulo, narradas por depoimentos escritos por ele. Depoimentos esses lidos por seus amigos de longa data como Fernanda Montenegro, com quem ele contracenou no filme Eles Não Usam Black-tie e na novela O Mapa da Mina.

Ainda esse ano está programado para o dia 1º de novembro a estreia de mais uma parceria de Fernanda e seu genro Andrucha Waddington O Juízo. O filme é um terror sobrenatural, que se passa no universo kardecista, sobre uma vingança de 200 anos. Um conflito que remonta ao tempo da escravidão. O filme será também uma reunião em família. Além de Fernanda e Andrucha, Fernanda Torres escreveu o roteiro do filme e Joaquim Torres Waddington, neto da atriz e filhos de Andrucha e Fernanda Torres fará sua estreia como ator no filme. O filme ainda tem no elenco Lima Duarte e Felipe Camargo.

Fernanda Montengro e Irandhir Santos em ‘Piedade’ de Cláudio Assis

Também em fase de pós-produção, mas ainda sem data de estreia definida, Fernanda Montenegro também estará no novo filme de Cláudio Assis (Amarelo Manga) Piedade. O filme mostra a rotina dos moradores da fictícia cidade de Piedade que é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais. O filme tem ainda no seu elenco Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond e Irandhir Santos.

No último mês de abril foi anunciado que Fernanda estará no filme Dona Vitória, de Breno Silveira (2 Filhos de Francisco). A atriz viverá a personagem título, uma mulher alagoana que se tornou notícia em todo o Brasil após filmar traficantes armados, e o consumo de drogas entre crianças e adolescentes na favela Ladeira dos Tabajaras de seu apartamento em Copacabana. Suas filmagens ajudaram a policia a desmontar uma quadrilha. O título, Dona Vitória, ainda é provisório e a produção começa a ser filmada só no segundo semestre de 2019.

Fernanda Montenegro A Vida Invisível

Fernanda Montenegro em cena de A Vida Invisível de Karim Aïnouz

Nesses últimos dias ainda tivemos mais noticias excelentes sobre Fernanda Montenegro e seus trabalhos. A primeira é que a atriz será protagonista do novo filme de Karim Aïnous, A Vida Invisível. O filme, baseado no livro de Martha Batalha, é um melodrama que conta a história de Eurídice Gusmão (Fernanda). Eurídice uma viúva mulher que acabou de ficar viúva o se reúne com os filhos para remexer o espólio do marido. Ela então encontra um cofre repleto de cartas de sua irmã, com quem perdeu contato. A trama se desenrola a partir da descoberta e com base nas memórias da convivência da personagem com a irmã, Guida, expulsa de casa após engravidar. O filme ainda trás no elenco Gregório Duvivier (Contrato Vitalício) e Carol Duarte, e é produzido por Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar de Melhor Filme com Me Chame Pelo Seu Nome.

fernanda_torres_fernanda_montenegro_masp_lina_bo_bardiAlém de A Vida Invisível, Fernanda irá protagonizar junto com sua filha, Fernanda Torres, em Ghost of Lina Bo Bardi, do britânico  Isaac Julien. O filme contará a história da arquiteta Lina Bo Bardi. As atrizes viverão a arquiteta em fases diferentes da vida. O filme terá como base uma instalação artística feita pelo diretor chamada “Stones Against Diamonds” (Pedras contra Diamantes). Feita em homenagem à Lina, a instalação possui diversas telas que exibem vídeos gravados pelo cineasta em cavernas de gelo na Islândia. E tem como ponto de partida, uma carta escrita pela arquiteta ao marido, onde ela explica que prefere pedras semi preciosas ao natural, ao invés de jóias polidas e cortadas. As primeiras imagens foram gravadas recentemente no Masp e no Sec Pompeia, em São Paulo, ambos prédios projetados por Lina. Mas as filmagens oficiais começam em julho. Os dois filmes ainda não possuem data de estreia confirmadas.

Isso significa que ainda teremos muito de Fernanda Montenegro nas telinhas e nas telonas. Na verdade a atriz disse o seguinte sobre se aposentar:

Fernanda Montenegro

 

 

Não existe esta profissão sem desafio. Aliás, não existe nenhuma carreira sem desafio. A carreira de vocês, jornalistas, todo dia, é um desafio diferente. Não há paz de espírito aqui. Nessa terra não há descanso. Todo dia, você acorda e agradece a Deus que acordou, passa o dia e agradece que chegou ao fim. – Fernanda Montenegro em entrevista a revista Quem

 

Com essas palavras Fernanda deixa claro que a aposentadoria não passa nem perto dos seus planos. Com 74 anos de carreira, levando-se em conta o período que ficou na Rádio MEC, a atriz está a todo vapor. O que muito nos alegra, porque uma atriz como Fernanda Montenegro não poderia desaparecer nunca. E por isso os próximos passos da atriz são muito bem vindos.

No próximo dia 27 de julho, a atriz lançará na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) Fernanda Montenegro – Intinerário Fotobiográfico. Um livro fotobiográfico de 500 páginas,  que conta com 669 fotos, alguma delas até hoje inéditas, além de documentos e artigos. Por oito anos, a atriz se dedicou ao livro que remonta toda sua trajetória pessoal e profissional. Além disso sua autobiografia está sendo construída.

Essa é a história de sucesso de Fernanda Montenegro. Uma carreira brilhante iniciada na Rádio MEC, passando pelos palcos, TV e Cinema. Multipremiada nacional e internacionalmente, com uma indicação ao Oscar, um Emmy e um Urso de Prata no currículo, ela é com certeza uma de nossas maiores estrelas. A atriz é uma unanimidade e merece todas as homenagens possíveis e ainda será pouco. Essa série de quatro partes é uma singela homenagem a essa grande atriz, a essa grande Mulher.

Fica aqui a minha reverência, e de toda equipe do Cinem(ação), para essa atriz, a essa mulher, chamada: Arlette Pinheiro Esteves Torres, ou simplesmente: Fernanda Montenegro!

fernanda-montenegro

Para ler a 1ª parte da Biografia de Fernanda clique aqui

Para ler a 2ª parte da Biografia de Fernanda clique aqui

Para ler a 3ª parte da Biografia de Fernanda clique aqui

Deixe seu comentário