Ayrton Senna do Brasil vai virar Filme
Anúncio foi feito durante o Festival de Cannes
Demorou mas vai acontecer! 25 anos após a morte de Ayrton Senna, finalmente teremos um filme ficcional sobre a vida de um dos maiores, senão o maior ídolo do esporte nacional, quizá mundial. O anúncio foi feito ontem no Festival de Cannes, durante a exibição de O Traidor, filme que é uma co-produção Brasil Europa e disputa a Palma de Ouro.
O projeto será comandado pelo diretor e roteirista Luiz Bolognesi (Ex-Pajé, Uma História de Amor e Fúria) e deve chegar aos cinemas em 2020, quando Senna completaria 60 anos de idade. O filme será produzido pela produtora brasileira Gullane em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O projeto faz parte de uma cartelas de produções da produtora paulista que emplacou O Traidor na competição principal do Festival de Cannes, e já esteve por trás das produções de filmes como Bingo: O Rei das Manhãs, Como Nossos Pais, Que Horas Ela Volta, O Lobo Atrás da Porta, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, Narradores de Javé, Carandiru e Bicho de Sete Cabeças.
Não é a primeira vez que vemos um projeto envolvendo o nome de Ayrton Senna no Cinema. No início do século XXI foi iniciado um projeto de uma cinebiografia do piloto, até cogitaram o nome de Sylvester Stallone na época, mas o projeto foi engavetado. Inclusive em 2016 o nosso eterno Rocky revelou que Senna queria que o ator fizesse um filme sobre sua vida. Além de Stallone, quem quase viveu o piloto nas telonas foi Antonio Bandeiras. A família de Senna negociou durante anos com a Warner para um filme do piloto, mas o projeto não vingou. Outro que quase foi Senna foi o ator Rodrigo Santoro, como você pode ler aqui.
Em 2010 foi lançado um documentário sobre o piloto. Senna, dirigido pelo inglês Asif Kapadia. O filme contou através de depoimentos e imagens de arquivos a história de Senna, desde o início de sua carreira como piloto de kart até o fatídico dia 1º de maio de 1994, quando o piloto nos deixou em um acidente em Ímola. O filme, que é praticamente uma história de super herói, foi um sucesso mundial ganhado vários prêmios incluindo o Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance e de Melhor Documentário e Melhor Edição no Bafta.
Em 2016, novamente um projeto de filme sobre Senna, voltou as notícias. A ideia era fazer um filme que estreasse em 2019, quando completou-se 25 anos da morte do Piloto. Na época foi noticiado que o roteiro já estava sendo escrito, e o Instituto Ayrton Senna estava encabeçando o projeto. Mas 2019 chegou e o filme não veio, mas a notícia de uma produtora e um diretor nos deixa mais confiantes de o filme ainda sair.
Vale ressaltar que em 2017 a vida de Senna ganhou os palcos com o musical Ayrton Senna – O Musical. O musical, que trazia o ator Hugo Bonemer no papel do piloto, passou em vários cinemas da rede Cinemark no Brasil em 1º de Maio de 2018, quando se completou 24 anos da morte do piloto.
Até o momento não temos mais informações sobre o filme, como elenco, principalmente quem viverá Senna, data de estreia, etc. Assim que tivermos maiores informações podem ter certeza que iremos divulgar todas as informações para vocês queridos leitores!
E aí ansiosos para ver nas telonas a vida de Ayrton Senna do Brasil? Eu estou, e só sei de uma coisa: esse que vos escreve irá desidratar de tanto chorar! Um dia conto pra vocês a história de quando assisti o documentário Senna.