Reflexões sobre o teaser de Star Wars: The Rise of Skywalker
Cinema Mundial

Reflexões sobre o teaser de Star Wars: The Rise of Skywalker

Ontem aconteceu a SW Celebration mega evento da franquia Star Wars onde ocorreu o primeiro painel sobre o próximo filme da franquia.

No painel que contou com a presença dos atores, imprensa e milhares de fãs foi divulgado o nome, pôster e primeiro teaser trailer de Star Wars: The Rise of Skywalker – veja aqui.

O filme que possui o subtítulo oculto de Episódio IX será o encerramento da saga da família Skywalker que vem sendo contado ao longo dos 9 filmes da franquia dividido em episódios. Após o seu lançamento a Disney já avisou que Star Wars entrará em um hiato de algum tempo sem lançamento de filmes, por conta do desgaste da franquia e o fracasso comercial e de crítica do filme Solo – Uma História Star Wars.

O teaser trailer tem por volta de 2:07m e já gerou um buzz gigantesco na internet com teorias, especulações, reactions, então para entrar na nave do hype faria breves comentários sobre algumas coisinhas do teaser:

REY

O teaser abre com uma Rey (Daisy Ridley) ofegante em um planeta desértico, remetendo totalmente ao primeiro teaser de Star Wars: O Despertar da Força. Porém no filme de 2015 o teaser abria com o personagem Finn (John Boyega) numa situação parecida e até o lançamento o grande público imaginava que Finn seria o novo aprendiz de Jedi do grupo o que se mostrou errado sendo Rey a grande protagonista.

Com uma narração em off da voz de Luke Skywalker (Mark Hamill) falando para Rey que agora ela representa mil gerações de cavaleiros Jedi, mas que aquela luta era dela.

A luta é entre ela e Kylo Ren, ela saca seu sabre de luz e está trajando uma versão de trajes Jedi, totalmente claros, e salta sobre a nave mostrando que está pronta em seu treinamento não devendo em nada dos majestosos Jedi que protegiam a paz e a justiça na Galáxia antes do período das trevas, antes do Império.

KYLO REN

O grande vilão desta nova trilogia, Kylo Ren é o alter ego de Ben Solo, ele aparece no trailer lutando com um personagem desconhecido e depois vemos sua máscara sendo remendada. Como aprendemos em Homem-Aranha no Aranhaverso, a máscara representa uma idéia, um ideal. Então Kylo Ren voltando a usar uma mascara mostra que ele irá representar a idéia de um agente do Lado Negro, seguindo os passos do seu avô Darth Vader.

LANDO CALRISSIAN

Talvez um retorno sentido muito esperado, temos novamente a presença de Lando Calrissian (Billy Dee Williams). O personagem que apareceu em Star Wars: O Império Contra-Ataca é importantíssimo para a saga, foi ele que destruiu a segunda Estrela da Morte em Star Wars: O Retorno de Jedi, pilotando a Millenium Falcon.

A MEDALHA E A ESTRELA DA MORTE

Temos algumas cenas rápidas que trazem elementos interessantes. Primeiro vemos uma mão feminina segurando uma medalha, como a mão parece ser de uma pessoa jovem eu imagino ser a mão da Rey e a medalha parece ser aquelas entregues pela Princesa Leia para Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca ao final de Star Wars: Uma Nova Esperança. Talvez essa seja uma lembrança que a General Leia Organa tenha deixado para Rey, pois acredito que a personagem irá morrer no começo do filme já que infelizmente a atriz Carrie Fisher faleceu no final de 2016.

Em outra cena igualmente intrigante vemos Rey de frente a um destroço gigantesco da Estrela da Morte (a parte que saiu o raio destruidor). O destroço de metal está em um planeta ou lua oceânica. Em Star Wars: O Retorno de Jedi a Segunda Estrela da Morte estava incompleta porém operante e orbitava a Lua Florestal de Endor. Talvez esse planetóide em que está o destroço a peça pode ter caído por conta da gravidade ou então ter sido levado para lá de alguma forma.

A NOVA GERAÇÃO

Realmente essa nova trilogia teve o maior objetivo de passar o bastão da franquia para novos heróis e essa nova equipe é mostrada em uma campina olhando absortos para algo. Na imagem podemos ver Rey, Finn, Poe Dameron (Oscar Isaac), Chewbacca, os dróides C3P-O e o novo dróide D. O.

Talvez nesse momento do filme a General Leia já tenha morrido, mas ainda traz a dúvida de onde estaria R2-D2. Vale lembrar que ao final do ultimo filme, Star Wars: Os Ultimos Jedi, a Resistência foi praticamente dizimada, levando a uma nova formação da Rebelião, sendo praticamente composta pelos personagens principais e alguns poucos heróis anônimos.

O ABRAÇO ENTRE REY E LEIA

Provavelmente a cena mais emocional do teaser, esse abraço entre Rey e Leia é cheio de emoção e significados. O estúdio Disney e o diretor J. J. Abrams decidiram não recriar Carrie Fisher em versão digital, então a participação da personagem General Leia Organa será feita através de cenas não utilizadas em Star Wars: O Despertar da Força.

O IMPERADOR PALPATINE

No final do teaser ouvimos a icônica risada do Imperador Palpatine. O retorno do personagem é a grande surpresa e traz inúmeras dúvidas de como o personagem pode ter sobrevivido a queda no fosso de energia e a explosão da Segunda Estrela da Morte. Como o personagem está vivo (ao que se parece – pois pode ser um clone ou alguma gravação), talvez explique mais até mesmo sobre o Supremo Líder Snoke que apareceu e morreu sem qualquer explicação.

THE RISE OF SKYWALKER

O próprio título do filme é envolto em mistério e dúvidas. Não sabemos com certeza como será traduzido para o português, se será A ASCENSÃO SKYWALKER, ou A ASCENSÃO DE/DO/DA SKYWALKER. Com a provável morte de Leia no filme o único Skywalker vivo será Ben Solo/Kylo Ren, considerando que não haverá um plot twist maluco em que Rey seja filha de Luke ou de Leia. Possivelmente o nome Skywalker se tornará um nome que trará esperança a galáxia talvez substituindo o nome dos próprios Jedi.

Star Wars: The Rise of Skywalker estréia no Brasil no dia 19 de dezembro de 2019.

Deixe seu comentário