Absorvendo o Tabu: porque assistir - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
imagem do cartaz do filme Absorvendo o Tabu em inglês. Ele é azul e tem punhos fechados coloridos no meio.
Netflix

Absorvendo o Tabu: porque assistir

Esse filme, também conhecido como Period. End of a Sentence, ganhou o Oscar 2019 na categoria de melhor documentário. Dirigido por xx, o assunto principal é sobre como a menstruação é tratada em Deli, na Índia.

Um passo para trás para dar contexto: aqui no Brasil, no estado onde eu vivo (São Paulo), desde que menstruei com 11 anos, sempre usei absorventes. Todas as farmácias e supermercados vendem, várias marcas para escolher. Ok? Ok. Nos era ensinado que falar sobre esse assunto na frente de meninos era motivo de risada. Então a gente usava um “Tô de chico”, “dias vermelhos” ou “naqueles dias”.

imagem de uma mulher indiana abraçando uma criança e olhando para frente

No documentário, todas as meninas e mulheres que aparecem não usam absorventes. Na verdade nem conhecem a palavra. Usam panos enrolados na calcinha para controlar a menstruação. Mas eles vazam. Molham as roupas e elas precisam se trocar. Muitas deixaram os estudos porque não tinham como ficar se trocando o tempo todo. E tinham vergonha dos homens na rua, que ficavam encarando. Ah, e os homens sequer sabem o que é menstruação. Alguns pensam que é doença.

Isso é a privação de ir e vir. A privação de adquirir conhecimento. E ainda são proibidas de rezar porque a menstruação é encarada como algo “sujo e feio”.

A lição que fica é: pode parecer que estamos avançando muito falando sobre feminismo aqui, mas muitos e muitos lugares do mundo, ainda é preciso lutar para comprar um absorvente.

Para contribuir com o The Pad Project: https://www.thepadproject.org/

Deixe seu comentário