33 Filmes Para Se Conhecer a História do Brasil - Cinem(ação)
Bandeira do Brasil
Cinema Nacional

33 Filmes Para Se Conhecer a História do Brasil

Vamos conhecer um pouco da nossa história pelas telas do cinema

Feriadão prolongado de 7 de setembro, o dia em que comemoramos a “Independência” do Brasil. Nada melhor que conhecer um pouco da nossa história através das telas do cinema. O cinema brasileiro, inclusive traz uma riqueza imensa de trabalhos que nos ajudam a entender como chegamos a onde estamos hoje. Entre longas de ficção e documentários o cinema nacional nos mostra um panorama da nossa história. Então pega a caneta e o bloquinho de anotação e descubra Filmes Para Conhecer a História do Brasil.

O Descobrimento

Descobrimento do Brasil (1937)

Descobrimento do Brasil

Dirigido por Humberto Mauro, o filme retrata como nome mesmo diz o descobrimento do Brasil. Com trilha sonora de Vila Lobos, o filme narra a chegada dos portugueses com base no relato de Pero Vaz de Caminha. A cena da primeira missa (foto acima) foi feita com base no famoso quadro de Victor Meirelles.  O filme foi o representante brasileiro no Festival de Veneza em 1938 e pode ser encontrado no Youtube.

Hans Staden (1999)

Hans Staden

Dirigido por Luiz Alberto Pereira, o filme narra a história de Hans Staden (Carlos Evelyn), um soldado e marinheiro alemão, que no início do século XVI, foi sequestrado pela tribo dos Tupinambás, grandes inimigos dos portugueses. Um dos únicos filmes da história a ser falado quase que totalmente em tupi, fez um relativo sucesso nos festivais em que passou no Brasil e no exterior, e traz no elenco Sérgio Mamberti e Stênio Garcia.

Anchieta, José do Brasil (1977)

Anchieta José do Brasil

Cinebiografia do Padre Jesuíta José de Anchieta dirigida por Paulo César Saraceni, o filme traz Ney Latorraca no papel principal mostrando a chegada do mais importante Jesuíta que andou no Brasil. Mostrando sua trajetória na catequização dos índios brasileiros, seu esforço em aprender tupi e elaborar métodos fáceis para ensinar aos índios os caminhos do cristianismo.

Desmundo (2003)

desmundo

Dirigido pelo francês Alain Fresnot, o filme se passa em 1570. Nessa época os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos brancos e cristãos. Essas órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. Oribela (Simone Spoladore), uma dessas jovens, é obrigada a casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado).

A Escravidão

Ganga Zumba (1963)

ganga zumba

Dirigido por Cacá Diegues o filme é baseado no livro José Felício dos Santos e mostra a história de Ganga Zumba (Antônio Pitanga) o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, no Pernambuco. O filme retrata desde o nascimento do personagem título desde seu nascimento no navio negreiro até se tornar o líder do quilombo.

Quilombo (1984)

quilombo

Também baseado no livro de José Felício dos Santos e também dirigido por Cacá Diegues, o filme mostra a história do Quilombo dos Palmares agora tendo como pano de fundo a relação entre Ganga Zumba (Tony Tornado) e seu afilhado Zumbi (Antonio Pompêo). O filme foi um grande sucesso pelos festivais mundo afora sendo apresentado no Festival de Cannes. O filme ainda traz no elenco Zezé Mota, Antônio Pitanga, Grande Othelo, Milton Gonçalves, Vera Fischer, Jonas Bloch, Chico Diaz e grande elenco.

Xica da Silva (1976)

Xica da Silva

Novamente temos a combinação de Cacá Diegues e da obra de José Felício dos Santos. O filme baseado no livro Memórias do Distrito de Diamantina é a cinebiografia da escrava Chica da Silva (Zezé Mota). Passado no século XV nas ruas de Diamantina o filme mostra a história de amor de João Fernandes (Walmor Chagas), que ao se apaixonar pela escrava a torna uma dama da sociedade mineira. O filme foi um grande sucesso e levou 3.183.493 de pessoas nos cinemas e é a 22ª maior bilheteria entre os longa-metragens produzidos pela Embrafilme.

Brasil Império

Os Inconfidentes (1972)

os inconfidentes

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o filme é uma produção Brasil e Itália. A produção retrata a Inconfidência Mineira desde o seu início até o seu fim com a traição e execução de Tiradentes, que foi vivido por José Wilker. O filme foi baseado em “Autos da Devassa” de Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto, e “O Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meireles. O filme ocupa a posição número 89 na lista feita pela Abraccine dos 100 melhores filmes do cinema Brasileiro.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)

Carlota Joaquina

Dirigido por Carla Camurati, esse é um dos mais importantes filmes nacionais, afinal ele é responsável pela retomada do cinema nacional. O filme estrelado por Marieta Severo como Carlota Joaquina, Marco Nanini como D. João VI e Marcos Palmeiras como D. Pedro I, o filme retrata a vinda da família real para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, pelos olhos de Carlota Joaquina. Retratando o casamento arranjado entre Carlota e D. João, a vinda para o Brasil, a vida da família real para o Brasil e a volta para Portugal onde tem a célebre cena de Carlota limpando seus sapatos para não levar nada do Brasil.

Independência ou Morte (1972)

Independencia-ou-morte

Filme de 1972 dirigido por Carlos Coimbra e estrelado por Tarcísio Meira e Glória Menezes, o filme é uma versão romanceada da independência do Brasil. Financiado na época pelo regime militar, mostra todo o processo para emancipação do país de Portugal, retratando momentos importantes da história brasileira como a volta da famílai real para Portugal, o dia do Fico, a independência propriamente dita as margens do Ipiranga, o romance entre D. Pedro e Marquesa de Santos, vividos por Tarcísio e Glória, e a fuga de D. Pedro para Portugal. O filme ainda tem Dionísio Azevedo, Anselmo Duarte, Tarcísio Filho, Manuel de Nóbrega, entre tantos outros.

Sinhá Moça (1953)

sinhá moça

Baseado no livro de Maria Dezone Pacheco Fernandes e dirigido pelo argentino Tom Payne, o filme retrata a luta da jovem abolicionista Sinhá Moça (Eliane Lage) em favor da abolição da escravidão no país ao voltar para sua pequena cidade no interior de São Paulo, onde entra em conflito com os escravocratas que incluem seu próprio pai. O filme é um dos poucos que retratam as lutas abolicionistas e a abolição da escravatura. Premiado no Festival de Berlim e Veneza de 1954 o filme ainda traz no elenco Anselmo Duarte.

A Primeira República

Guerra dos Canudos (1997)

guerra dos canudos

Dirigido por Sérgio Rezende o filme retrata, como o nome mesmo diz, a Guerra de Canudos. A Guerra foi um levante liderado por um líder espiritual chamado Antônio Conselheiro (José Wilker) contra o exército brasileiro. Os revoltados lutavam contra o alto valor dos impostos cobrados pela recém então formada república. O filme tem no elenco Cláudia Abreu, Marieta Severo, Paulo Betti, José de Abreu, Selton Mello, Tonico Pereira, e grande elenco. O filme demorou quatro anos para ficar pronto e foi um dos primeiros a ser exibido pela Rede Globo no formato de Minissérie.

O Cangaceiro (1953)

o cangaceiro

Dirigido por Lima Barreto, esse é um dos mais importantes filmes da história nacional. Foi o filme que levou o cinema do Brasil para o mundo. O filme conta a história de capitão Gaudino (Milton Ribeiro) e seu bando de cangaceiros que semeiam o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia (Vanja Orico), raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro (Alberto Ruschel). O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando. O filme foi premiado no Festival de Cannes. É um dos filmes brasileiros mais bem sucedidos mundo a fora e ocupa a posição de número 64 na lista da Abraccine de Melhores Filmes Brasileiros de todos os Tempos.

Baile Perfumado (1997)

Baile-Perfumado

Dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, o filme conta a história de Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) um mascate que decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e seu bando na esperança de se tornar rico. Suas imagens são as únicas gravadas com Lampião ainda vivo. Mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo. O filme mostra as imagens reais de Lampião filmadas por Benjamin que haviam sido apreendidas pelo governo na década de 30. O filme ocupa a posição de número 76 na lista da Abraccine de 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.

A Era Vargas

Revolução de 30 (1980)

Revolução de 1930

Dirigido por Silvio Back, o filme é uma reconstituição dos fatos que antecederam a Revolução de 30 em São Paulo e os acontecimentos durante o movimento através da montagem de imagens de arquivo da época e outros recursos audiovisuais, como cinejornais, filmes do período, canções célebres daqueles anos, além de comentários de alguns historiadores.

Olga (2004)

Olga

Dirigido por Jayme Monjardim o filme é a cinebiografia de Olga Benário (Camila Morgado), uma jovem judia comunista que ao fugir para Moscou recebe treinamento militar e fica encarregado de acompanhar e proteger Luiz Carlos Prestes (Caco Ciocler). Ao chegarem no Brasil os dois se tornam parceiros na vida e políticos, lutando contra o governo Vargas. O filme ainda tem no elenco Fernanda Montenegro vivendo Dona Leocádia Prestes.

Memórias de um Cárcere (1984)

Memórias do Cárcere

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, o filme baseado no livro de mesmo nome escrito por Graciliano Ramos enquanto esteve preso. O filme começa como o livro com a prisão do escritor, vivido por Carlos Vereza, na década 1930, sob a acusação de fazer parte do partido comunista. A partir daí o filme narra a vida do escritor na prisão e acontecimentos da época. O filme, que ainda conta com Glória Pires e José Dumont no elenco,  foi premiado no Festival de Cannes e é o 29º na lista dos melhores filmes brasileiros da história.

Xingu (2012)

xingu

Dirigido por Cao Hamburger, o filme narra a história dos irmãos Villas Bôas que resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas e se alistam para a Missão Roncador-Xingu, que fazia parte da Marcha Para o Oeste instituída por Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação da região Centro-Oeste. Essa viagem os ajudam a fundar o Parque Nacional do Xingu, a uma das mais importante reservas ecológica e indígena do Brasil. O filme, que tem João Miguel, Caio Blat e Maria Flor no elenco, ficou em 3º lugar na Mostra Panorama no Festival de Berlim e foi exibido pela Rede Globo no formato de minissérie.

A Segunda República

Getúlio (2014)

Getúlio

Dirigido por João Jardim, o filme retrata os 19 últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos). Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), o presidente decide se matar. O filme tem ainda Drica Moraes e Jackson Antunes no elenco.

Os Anos JK – Uma Trajetória Política (1980)

Os Anos JK - Uma Trajetória Política

Dirigido por Silvio Tendler, esse documentário conta toda trajetória do ex-presidente brasileiro. Sua estreia na politica, a vitória como presidente, a construção de Brasília, a perda dos direitos políticos. Parte da produção foi feita com imagens de arquivo e conta com depoimentos de personalidades como Tancredo Neves, Marechal Henrique Lott, Magalhães Pinto, Dante Pellacani e Juracy Magalhães.

Jango (1984)

Jango

Também dirigido por Silvio Tendler, o documentário narra o governo de João Goulart na presidência (1961-1964). Refazendo a carreira política do presidente, o filme mostra a sua subida ao poder após a renúncia de Jânio Quadros, a crise no governo que se sucedeu ao subir ao poder por ser de esquerda, culminando no Golpe Militar de 1964 que o derrubou. Essa reconstituição é feita através de imagens de arquivos e  e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O filme trouxe um interessante slogan “Como, quando e por que se derruba um presidente”.

O Golpe Militar

1964 – Um Golpe Contra o Brasil (2013)

1964 – Um Golpe contra o Brasil

Dirigido por Alipio Freire, o filme é uma realização do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT – TV dos Trabalhadores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Através de fotos, vídeos e entrevistas com 22 protagonistas da história (entre eles o do ex-ministro do Trabalho de João Goulart, Almino Affonso, e Aldo Arantes, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1961 e 1962) sobre o que ocorreu entre a campanha de Jânio Quadros para presidente, em 1960, e a posse do marechal Castelo Branco, em 15 de abril de 1964. O filme se encontra completo no Youtube.

O que é isso companheiro? (1997)

o-que-e-isso-companheiro

Dirigido por Bruno Barreto, O que é isso Companheiro? retrata um episódio real ocorrido em setembro de 1969. O filme conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos Charles Burke Elbrick por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra a ditadura militar do país na época e pretendiam trocar o embaixador por presos políticos. Com Luiz Fernando Veríssimo, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu, Fernanda Torres, Caio Junqueira e Fernanda Montenegro no elenco, o filme foi um grande sucesso e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.

Batismo de Sangue (2007)

Batismo de Sangue

Dirigido por Helvécio Ratton e baseado no livro homônimo escrito por Frei Beto, o filme conta a história de um convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, um grupo de frades passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional. Por esse motivo eles passam a ser vigiados e depois presos e torturados. O filme tem no elenco Daniel Oliveira, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes entre outros grandes nomes.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

o-ano-em-que-meus-pais-sairam-de-ferias

Dirigido por Cao Hamburguer, esse filme semi-autobiográfico conta a história de Mauro (Michel Joelsas). Aos 12 anos ele fica sob a guarda de um judeu ortodoxo quando seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar. O filme que tem Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat no elenco foi um dos pré-selecionados para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.

Lamarca (1994)

Lamarca

Dirigido por Sérgio Resende e baseado no livro Lamarca, o capitão da guerrilha de  Emiliano José e Miranda Oldack, o filme é cinebiografia de Carlos Lamarca (Paulo Betti), um ex-capitão do exército abandona sua família e a carreira militar para tornar-se um guerrilheiro na luta contra a ditadura. O filme tem ainda no elenco Carla Camurati, Débora Evelyn, Nelson Dantas, José de Abreu e grande elenco.

Zuzu Angel (2006)

zuzu angel

Dirigido por Sérgio Resende, o filme é a história real de Zuzu Angel (Patrícia Pilar) uma famosa estilista brasileira que teve seu filho Stuart Angel (Daniel Oliveira) torturado e assassinado pela ditadura. O Filme mostra a luta de Zuzu para descobrir o que aconteceu com o seu filho e de ter o direito de dar a ele um enterro digno. Luta essa que acabou por culminar em um trágico final para ela. O filme ainda tem no elenco Ângela Vieira, Regiane Alves, Luana Piovani, Leandra Leal, Caio Junqueira, e Paulo Beti e Nelson Dantas repetindo o papel que fizeram em Lamarca.

Dossié Jango (2013)

dossiê Jango

Documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, que aborda a morte misteriosa de Jango. João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois disso, Jango viveu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamente após a sua morte, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado. Este documentário traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.

Eles Não Usam Black-Tie (1980)

Eles não usam Black Tie

Dirigido por Leon Hirszman, baseado na peça de Gianfracesco Guarnieri, o filme retrata as greves sindicais iniciados nos fins da Ditadura Militar. No filme um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes. O filme premiado em Veneza, tem no elenco Gianfracesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, dentre outros importantes nomes do nosso cinema. O filme ocupa a 14ª posição na lista dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

A Terceira República

Muda Brasil (1985)

Muda Brasil

Documentário dirigido por Oswaldo caldeira que retrata o momento de transição entre o final da ditadura militar e a volta da democracia no Brasil. Mostra particularmente a disputa entre Tancredo Neves e Paulo Maluf para assumir a Presidência da República, através de eleição indireta no colégio eleitoral. O filme foi realizado durante os seis últimos meses da ditadura militar, de agosto de 1984 a janeiro de 1985, acompanhando o dia a dia da campanha, com reformulação diária do roteiro de filmagem de acordo com os acontecimentos. Foram ouvidos políticos, militares, jornalistas como Paulo Maluf, Tancredo Neves, Antonio Carlos Magalhães, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães e inúmeros outros, tendo como tema principal as possibilidades da volta à normalidade institucional no Brasil.

Terra Estrangeira (1995)

Terra Estrangeira

Dirigido por Daniela Tomas e Walter Salles, o filme se passa no início dos anos 90 em meio ao caos da era Collor. Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.

Real: O Plano Por Trás da História (2017)

real o plano por trás da história

Dirigido por Rodrigo Bittencourt, o filme mostra os bastidores da criação do Plano Real. pós uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado à hiperinflação. Uma seleta equipe de economistas é recrutada e protegida em um bunker contra pressões políticas. Eles mergulham na missão de reformar o Estado. Para tanto, criam e implementam um plano visando reformas econômicas e estabilização da economia, o que viria a ser denominado Plano Real. O filme tem no elenco Cássia Kiss, Emílio Orciolo Neto, Tatu Gabus Mendes, entre outros.

Lula, o Filho do Brasil (2010)

lula o filho do brasil

Dirigido por Fábio Barreto e Marcelo Santiago, o filme conta a trajetória do ex-presidente Lula (Rui Ricardo Diaz). De sua infância humilde em Garanhus, no Pernambuco, a mudança para São Paulo até tornar-se líder sindical, e o caminho que trilhou para se tornar presidente do Brasil. O filme ainda tem no elenco Glória Pires, Antônio Pitanga, e grande elenco.

Polícia Federal – A Lei é Para Todos (2016)

policia-federal-a-lei-e-para-todos

Dirigido por Marcelo Antunez, o filme mostra os bastidores da Operação Lava Jato, a maior e mais bem sucedida investigação contra a corrupção já vista no mundo, o filme conta, através dos olhos do Delegado Federal Ivan, a história de como ele e sua equipe da Polícia Federal, trabalhando em parceria com o Ministério Público Federal, pôde revelar e desmantelar um esquema intrincado de lavagem de dinheiro, propinas, roubo, corrupção e formação de quadrilha envolvendo executivos da Petrobrás, empreiteiras, partidos políticos e políticos em todos os níveis de governo. Sucesso de público o filme tem no elenco Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Marcelo Serrado e Ary Fontoura.

O Processo (2018)

o-processo

Dirigido por Maria Augusta Ramos, o documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidente Dilma Rousseff do cargo.

Bônus:

O Paciente – O Caso Tancredo Neves (2018)

O Paciente - O Caso Tancredo Neves

Após a publicação dessa lista, fiquei sabendo desse filme que estreia no próximo dia 13/09/2018, e como fala de um momento importante de nossa história ele não podia faltar. Dirigido por Sérgio Resende, o filme conta os últimos dias de vida de Tancredo. O filme recria os 39 dias de internação que culminaram na morte de Tancredo Neves sem nunca ter tomado posse. Com Othon Bastos, Paulo Betti, Esther Góes no elenco, o filme é um retrato do que foi a comoção que ocorreu no Brasil que logo após o fim da Ditadura viu sua esperança se esvair.

Deixe seu comentário