Meu mundo e nada mais: precisamos sentir o outro – parte II - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Meu mundo e nada mais: precisamos sentir o outro – parte II

No mundo da sessão azul

 

A arte tem o poder de nos colocar na pele dos outros e indiretamente ajuda a combater o preconceito. Deve ser por isso que tantas pessoas fogem dos livros, séries, filmes, teatro, exposições e por aí vai… É doloroso encarar o quanto somos limitados e podemos agir de forma preconceituosa quando não entendemos as limitações dos outros e não conseguimos enxergar além: ver que mesmo diante dos desafios, a outra pessoa não é só o que te incomoda.

O estigma da deficiência é grave, transformando as pessoas cegas, surdas e com deficiências mentais ou físicas em seres incapazes, indefesos, sem direitos, sempre deixados para o segundo lugar na ordem das coisas. É necessário muito esforço para superar este estigma.

Essa situação se intensifica junto aos mais carentes, pois a falta de recursos econômicos diminui as chances de um atendimento de qualidade. Tem-se aí um agravante: o potencial e as habilidades dessas pessoas são pouco valorizados nas suas comunidades de origem, que, obviamente, possuem pouco esclarecimento a respeito das deficiências.

Onde estão as causas da exclusão dessas pessoas no Brasil?

No plano de governo, o que se vê são programas, propostas, projetos, leis e decretos com lindas e sonoras siglas, que ficam, na maioria das vezes, só no papel. Programas similares e simultâneos são lançados em duas ou três pastas, sem que haja integração de objetivos e metas entre eles.

A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.

A inclusão social é, na verdade, uma medida de ordem econômica, uma vez que o portador de deficiência e outras minorias tornam-se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres, diminuindo, assim, os custos sociais. Dessa forma, lutar a favor da inclusão social deve ser responsabilidade de cada um e de todos coletivamente.

Ainda falando sobre o assunto do TEA, como colocado no texto anterior, a pessoa com TEA deve apre­sentar as três ca­rac­te­rís­ticas para a com­po­sição do di­ag­nós­tico. No en­tanto, o nível e a in­ten­si­dade de cada uma delas di­ferem de cri­ança para cri­ança. Não existem qua­dros idên­ticos de TEA. Cada ser hu­mano é único, com suas pró­prias ca­rac­te­rís­ticas.

Por isso, atu­al­mente, o termo “Trans­torno do Es­pectro Au­tista” está sendo mais uti­li­zado. O termo es­pectro nos re­mete a uma grande va­ri­e­dade de pos­si­bi­li­dades. Ou seja, as ca­rac­te­rís­ticas podem estar pre­sentes de forma branda ou se­vera nos alunos com esse Dis­túrbio do De­sen­vol­vi­mento.

Ainda não se co­nhece a causa do TEA, existem vá­rios es­tudos pelo mundo, mas ainda não se es­ta­be­leceu o mo­tivo de uma pessoa nascer com esse dis­túrbio do de­sen­vol­vi­mento. A in­ci­dência é maior no sexo mas­cu­lino. Em média, a cada quatro casos, três são me­ninos e um é me­nina.

O Transtorno do Espectro Autista, mesmo sendo um grupo composto por pessoas com características heterogêneas e de diversos níveis de comprometimentos, que necessitam de diversos tipos de apoio, desde o mais brando até o mais complexo, pode ou não estar associado à deficiência intelectual.

Nomeada em 1944, a Síndrome de Asperger vem desafiando os pais e principalmente os professores. Caracteriza-se por ser uma forma mais branda de autismo, o que dificulta a percepção dos sintomas e consequentemente faz com que o diagnóstico seja tardio.

Também existe a excentricidade, como o intenso interesse por um único assunto, rigidez na execução de atividades e forte preocupação com determinados objetos. Entretanto, é verificado que quem tem esse transtorno, apresenta uma excepcional inteligência em áreas específicas, como matemática, história, física, música, química, geografia e na prática de esportes.

Assim, diferente de outros tipos de autismo, quando estão na fase adulta existe a maior probabilidade de se tornaram independentes e serem exímios profissionais na área de interesse.

Agora, feito o breve retrospecto, colocaremos outros filmes que tratam sobre o assunto. Então arruma a pipoquinha para a “sessão cinema”, o lencinho e a água para embarcar em mais emoções.

 

UM AMIGO INESPERADO

Data de lançamento: 2006

Direção: Simon Shore

Roteiro: Lindsey Hill

Elenco: Keeley Hawes, Ben Miles, Andrew Byrne, Sheila Hancock, Duncan Preston,

É a História de Kyle Gram que é um menino que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele até que o garoto ganha um cachorro e o batiza com o nome de Thomas, aquele trenzinho do desenho animado que ele mais gosta. Através do cão, os pais conseguem criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio. Me identifiquei muito com o filme, pois tenho um filho autista que sempre teve a oportunidade de se relacionar com animais (cães e gatos) e que atualmente com dez anos, está tendo uma experiência, juntamente com um cão e eu, de nos treinarmos mutuamente. Ele e o cão estão tendo uma interação bastante interessante em passeios, com limites e responsabilidades.

 

 

O NOME DELA É SABINE

 Data de lançamento: 2009

Direção: Sandrine Bonnaire

Elenco: Sabine Bonnaire e Sandrine Bonnaire

Documentário onde a atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz em um hospital psiquiátrico, passa a viver em uma estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas consequências que podem causar aos doentes.

 

 

BEN X: A FASE FINAL

Data de lançamento: 2007

Direção e Roteiro: Nic Balthazar

Elenco: Greg Timmermans, Laura Verlinden, Marijke Pinoy, Titus De Voogdt e Pol Goossen.

Ben é um jovem que sofre da síndrome de asperger e que se isola em sua própria realidade no mundo de Archlord, um jogo virtual. Seu modo de vida causa estranheza em seus colegas de classe, que o julgam e não o aceitam.

 

 

AUTISMO: O MUSICAL

Data de lançamento: 2008

Direção: Tricia Regan

O documentário de Tricia Regan segue cinco famílias diferentes, participantes do Projeto Miracle (um programa de teatro criado especificamente para crianças com necessidades especiais), como seus filhos escrever e realizar sua própria produção musical. O filme é muito sobre como os pais de crianças autistas, pois é sobre as próprias crianças. Como se comunicar com uma criança que não vai falar? O que você faz quando seu filho só dorme duas horas por noite? Como você lida com um mundo que h como pouco ou compaixão para as crianças que são tão diferentes? Estas são apenas algumas das perguntas que os pais devem lidar com as questões ilustrada por uma série de encontros quase dolorosamente honesto e franco. Talvez a mais surpreendente das crianças perfiladas é Neal, o filho de Elaine Hall, que fundou o Projeto Milagre. Profundamente autista, ele quase não fala, e é propensa a birras violentas, mas quando ele finalmente está equipado com um teclado voicebox, uma personalidade doce, inteligente é revelado. Um triunfo completo!

 

 

SEI QUE VOU TE AMAR

Data de lançamento: 2008

Direção: Elissa Down

Roteiro: Elissa Down e Jimmy Jack

Elenco: Toni Collette, Rhys Wakefield, Luke Ford, Erik Thomson entre outros

Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada na cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário.

 

 

MARY E MAX: UMA AMIZADE DIFERENTE

Data de lançamento: 2010

Direção: Adam Elliot

O filme aborda o autismo e a solidão de forma bastante sensível, utilizando a delicadeza e a sutileza do stop-motion. A animação conta a história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com síndrome de asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é exploram a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

 

 

O MENINO DO CAVALO

Data de lançamento: 2009

Direção: Michel O. Scott

Elenco: Rupert Isaacson, Kristin Neff, Temple Grandin, Rowan Isaacson, Simon Baron‑Cohen.

No original em inglês The horse boy é o título de um livro autobiográfico e um documentário. O jornalista britânico Rupert Isaacson se apaixonou pela americana Kristin Neff, professora de psicologia, quando viajava pela Índia. Sete anos depois, em 2001, nasceu seu filho Rowan. O mundo parecia perfeito até o menino ser diagnosticado com autismo. Tendo recorrido a todo tipo de terapia, sem sucesso, Rupert decide apostar numa jornada espiritual. Percebendo o amor do filho por cavalos, ele pesquisa como conciliar este fato com a busca por uma técnica de cura ancestral. A família parte assim para a Mongólia, onde, cavalgando por milhas, irão atrás do xamã mais poderoso da região.

 

 

A MOTHER’S COURAGE: TALKING BACK TO AUTISM

Data de lançamento: 2009

Direção: Fridrik Thor Fridriksson

Elenco: Margret Dagmar Ericsdóttir, David G. Amaral e Simon Baron-Cohen

Documentário narrado por Kate Winslet, este inspirado filme mostra a busca de uma mulher para desbloquear a mente de seu filho autista. Margret encontra os principais especialistas e advogados no assunto e se conecta com várias outras famílias tocadas pelo autismo. À medida em que se depara com terapias inovadoras, Margret encontra a esperança de que seu filho possa ser capaz de se expressar em um nível que nunca pensou ser possível.

 

 

ADAM

Data de lançamento: 2009

Direção: Max Mayer

Elenco: Hugh Dancy, Rose Byrne, Peter Gallagher, Amy Irving, Frankie Faison, Mark Linn-Baker, Adam LeFevre, Ursula Abbott, Bill Dawes entre outros.

Adam, um rapaz com síndrome de asperger, é apaixonado por astronomia, e passa a morar sozinho após a morte do pai. Tem um único amigo para apoiá-lo, Harlan. O filme trata do seu relacionamento com uma nova vizinha, a professora Beth. Foi escrito e dirigido por Max Mayer, que teve a ideia quando ouviu uma entrevista de um homem que sofria da doença. Foi premiado no Sundance Film Festival e no Method Fest Independent Film Festival do ano seguinte.

 

 

TEMPLE GRANDIN

Data de lançamento: 2010

Direção: Mick Jackson

Elenco: Claire Danes, Julia Ormond, David Strathairn, Catherine O’Hara, Barry Tubb, Melissa Farman, Charles Baker, Blair Bomar, Clark Perry.

Filme biográfico sobre Temple Grandin, uma mulher com autismo que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais em fazendas e abatedouros. Visitando a fazenda de sua tia Ann no Arizona em 1966, Temple inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira. A jaula para prender bovinos a inspirou na construção de um aparelho para si própria para refugiar-se de seus frequentes ataques de pânico.

Sua mãe Eustácia, mesmo com a recomendação médica de interna-la em uma intituição psiquiátrica, insiste em proporcionar-lhe educação formal. Em uma escola para crianças superdotadas, é encorajada por seu professor de Ciências, o Dr.Carlock. Este percebe seu talento em “pensar em imagens e conecta-las”, e a incentiva a prosseguir sua educação em uma universidade.

 

 

MEU NOME É KHAN

Data de lançamento: 2010

Direção: Karan Johar

Elenco: Shah Rukh Khan, Kajol Devgan, Jimmy Shergill, Sonya Jehan, Tanay Chheda, Christopher B. Duncan, Karina Wahab, Sheetal Menon, Parvin Dabas entre outros.

Rizwan Khan, um muçulmano da região Borivali de Mumbai, sofre do transtorno de Asperger. Mas Rizwan consegue viver praticamente de forma normal, chegando até a se casar com uma mulher em São Francisco, Estados Unidos. Depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Rizwan é detido por engano pelas autoridades americanas no aeroporto de Los Angeles por causa de seu incomum comportamento. É quando ele conhece Radha, uma terapeuta que vai ajudar o rapaz a lidar com sua situação e sua aflição. O problema é que agora Rizwan tem seu nome numa lista de suspeitos. Para resolver essa questão, ele decide fazer uma jornada ao encontro do presidente americano Barak Obama e limpar sua ficha.

 

 

OCEAN HEAVEN

Data de lançamento: 2010

Direção: Xue Xiaolu

Produção: Bill Kong, Hao Lee e Thomas Chow

Elenco: ‎Jet Li, Wen Zhang, Gwei Lun-mei, Gao Yuanyuan, Zhu Yuanyuan, Chen Ran, Mei Yong entre outros

Ocean Heaven é um filme chinês, aclamado pela crítica internacional e asiática. Conta a história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista. Uma pessoa em cada mil nasce com autismo. Como consequência, a China tem 1 milhão de pacientes autistas. Dafu é um deles: parece distraído, repete o que as pessoas lhe dizem, nada com maestria, mantém tudo em casa em lugares determinados e talvez não esteja totalmente ciente da morte de sua mãe, ocorrida há alguns anos. Trabalhando em um aquário, Sam Wong mostra extremo cuidado e carinho com seu filho de 22 anos. Com a generosa ajuda de seus vizinhos, os dois vivem prosperamente. Porém, Wong compreende muito bem que um dia deixará o mundo e seu filho ficará sozinho. O que ele ainda não descobriu é que esse dia pode estar mais perto do que imagina.

 

 

 

UM TIME ESPECIAL

Data de lançamento: 2011

Direção: William Dear

Roteiro: Jason Koornick

Elenco: Dean Cain, Luke William Schroder, George Canyon, Mickey Tussler, Jaren Brandt Bartlett, Matthew Robert Kelly, Jarod Joseph, Luke A. Jackson, Lee Tichon entre outros.

Baseado no livro “The Legend of Mickey Tussler”, o filme conta a história de um técnico de uma liga juvenil de beisebol que chama um garoto com autismo para ser seu lançador. Porém, a equipe reaje de modo preconceituoso e desaprovador. O que eles não aguardavam, era de que o menino causaria uma grande comoção na equipe. Os dois terão que vencer preconceitos e a rejeição de alguns jogadores do time para seguir em frente.

 

TÃO FORTE, TÃO PERTO

Data de lançamento: 2012

Direção: Stephen Daldry

Elenco: Sandra Bullock, Tom Hanks, Thomas Horn, Max von Sydow, Viola Davis, John Goodman, Jeffrey Wright, Zoe Caldwell e Hazelle Goodman.

O filme é uma adaptação de Extremamente Alto e Incrivelmente Perto. Oskar Schell é um garoto muito apegado ao pai, Thomas, que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda. Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.

 

 

ARTHUR E O INFINITO: UM OLHAR SOBRE O AUTISMO

Data de lançamento: 2012

Direção: Julia Rufino

Elenco: Erich Schon, Maria Tuca Fanchin

O filme conta a história de Marina e César, pais de duas crianças: Sofia de dez anos e Arthur de seis. Quando tinha um ano e meio de idade, ele começou a apresentar um comportamento diferente das outras crianças, como por exemplo a sua comunicação era precária, parecia não ouvir quando seus pais o chamavam e quase não tinha contato visual. Essas características levaram os pais a procurarem médicos e especialistas. A longa busca dos pais só terminou quando Arthur completou seis anos, e foi diagnosticado como autista. Marina sente maior responsabilidade sobre o menino e decide se dedicar unicamente a tentar desenvolve-lo o máximo possível. A família passará por momentos difíceis onde Marina colocará em questão a sua capacidade de lidar com seu filho.

 

 

WHITE FROG

Data de lançamento: 2013

Direção: Quentin Lee

Elenco: Booboo Stewart, Harry Shum Jr., Tyler Posey, Gregg Sulkin, Kelly Hu, BD Wong, Joan Chen entre outros.

 “White Frog” conta a história de uma família obcecada com a ideia de parecer perfeita. O único “problema” aparente dos Young é o filho mais novo, Nick, que nasceu com Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, que faz com que a pessoa tenha dificuldades para se socializar. Quando o filho mais velho, Chaz, morre em um acidente, a família cai em pedaços. Nick, muito ligado a ele, precisa então juntar as peças.

 

O ENIGMA DAS CARTAS

Lançamento: 1993

Direção: Michael Lessac

Elenco: Kathleen Turner, Asha Menina, Tommy Lee Jones, Shiloh Strong, Park Overall, Esther Rolle, Michael Horse e Anne Pitoniak.

Quando o marido de Ruth Matthews morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally, reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander, um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.

 

NO ESPAÇO NÃO EXISTEM SENTIMENTOS

Lançamento: 2010

Direção: Andreas Öhman

Elenco: Bill Skarsgård, Martin Wallström, Cecilia Forss, Sofie Hamilton,Susane Thorson, Kristoffer Berglung, Jimmi Edlund.

Simon, que tem dificuldade de compreender e expressar sentimentos, mas se sente seguro onde não precisa lidar com emoções. Quando Simon se fecha em sua “nave”, ele se imagina no espaço, onde o mundo pode ser tranquilo, calculado matematicamente, sem ameaças à sua rotina. O único que fala sua língua, compreendendo e respeitando sua forma de funcionar é seu irmão, Sam, que partilha de sua fantasia, acessando seu isolamento em diferentes ocasiões. Quando Sam se muda, o universo de Simon fica caótico. Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica muito deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, por ter a Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam.

 

MEU NOME É RADIO

Lançamento: 2003

Direção: Michael Tollin

Elenco: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Alfre Woodard, Debra Winger, Sarah Drew, Riley Smith, S. Epatha Merkerson, Chris Mulkey, Patrick Breen, Mark Robert Ellis e Rebecca Koon.  

Baseado numa história real, acontecida na Carolina do Sul, o filme conta uma história real de como o esporte pode mudar a maneira de enxergar a vida. O drama narra a história de James Robert, um menino com problemas mentais que gosta de Futebol Americano é inserido na equipe escolar como ajudante da equipe. O responsável por isso foi o treinador Harold Jones, que enxergou em James a oportunidade de para que seu time crescesse como seres humanos, tendo que conviver com a diferença durante todos os treinos e jogos. A amizade e relação de confiança entre os dois modifica não só suas vidas, mas toda a dinâmica do colégio e da comunidade.

 

 

UMA FAMÍLIA ESPECIAL

Lançamento: 2005

Direção: Kenneth Glenaan

Elenco: Anna Sainsbury, Christopher Parkinson, Helena Bonham Carter, Holliday Grainger, Joshua Thurston, Polly Thompson, Thomas Redford, Bruno Lastra, David Holt, Duane Lomax. Este drama produzido pela televisão britânica, a BBC de Londres, é a história verdadeira baseada na vida de Maggi Jackson e seus sete filhos. Os quatro rapazes da família são a principal razão pela qual ela está bastante preocupada, todos eles autistas em maior ou menor grau e com isso eles tem problemas sociais. Helena Bonham Carter no filme desempenha Maggi Jackson, a determinada mãe que empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Você vai simpatizar com essa mãe, porque se baseia em uma pessoa real. Simpatizar com esses garotos com Síndromes é entender que somos um ser diferente e, às vezes sozinho. Essa trama esclarece ao mundo, os transtornos do espectro autista e dá algumas dicas sobre esses problemas. Mostra alegria e surpresa daqueles que têm tais distúrbios. Fora isso, a maioria das pessoas devem achar esse filme intrigante e informativo

 

FAROL DAS ORCAS

Lançamento: 2016

Direção: Gerardo Olivares

Elenco: Joaquín Furriel, Roberto Bubas, Joaquín Rapalini, Maribel Verdú, Ana Celentano, Osvaldo Santoro, Zoe Hochbaum, Federico Barga e Eduardo ‘Camión’ Domínguez.

Baseado em fatos reais o roteiro de “Farol das Orcas” fala de um biólogo marinho, Beto Bubas, que vive na Patagônia argentina, mais propriamente na península de Valdes, a estudar baleias orcas. Em um determinado dia Beto encontra na porta de sua casa uma mãe espanhola com seu filho pequeno, Tristan, um menino autista, que ao ver um documentário de Beto na Tv esboçou reações nunca antes esboçadas. A mãe do garoto viajou o mundo para encontrar o biólogo a fim de ajudar o filho a se comunicar através do contato com as orcas. Toda a história é verídica. Beto existe e realmente encontrou uma mãe corajosa e seu filho autista, Agustín. A história tocou tão profundamente Roberto (Beto) que o inspirou a escrever o livro “Agustín Corazon Abierto”. Filme realmente lindo, tocante!

 

 

FORREST GUMP

Lançamento: 1994

Direção: Robert Zemeckis

Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise, Sally Field, Mykelti Williamson, Michael Connor Humphreys, Siobhan Fallon Hogan, Sonny Shroyer, Geoffrey Blake, entre outros.

Um famoso exemplo de quem possui a síndrome de Asperger é o personagem Forrest Gump, do filme que leva o mesmo nome. O bullying sofrido em decorrência do seu andar desajeitado e seus interesses obsessivos é evidenciado no filme. Não obstante, esse seu jeito fez com que ele, em um período de 40 anos, exercesse forte influência nos fatos marcantes da história norte-americana, tornando-o bem-sucedido e satisfeito com as suas realizações. Conviver com quem tem a síndrome de Asperger é uma ótima oportunidade para aprender com o alto poder de memorização e rápida capacidade de raciocínio, bem como na adaptação das habilidades sociais dos colegas de forma que estabeleçam vínculos com a criança. Trata-se de uma poetização do autismo, que ressalta várias capacidades reais do autista (de viver com autonomia, de realização pessoal e profissional do portador por outros meios), mas romantiza demais sua vida.

 

SIMPLES COMO AMAR

Lançamento: 1999

Direção: Garry Marshall

Elenco: Juliette Lewis, Giovanni Ribisi, Diane Keaton, Tom Skerritt, Joe Flanigan, Poppy Montgomery, Sarah Paulson, Joe Flanigan, Hector Elizondo,

A deficiência mental é tratada com delicadeza nesta comédia dramática com pitadas românticas. O argumento inspira-se em uma personagem real, com quem a produtora Alexandra Rose conviveu na infância.

Carla Tate é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, após se formar em uma escola especial. Apesar de ser intelectualmente limitada, não quer voltar para casa de seus pais em São Francisco, planejando morar sozinha, ter uma vida independente e se libertar da presença da supercontroladora mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de autonomia aumenta quando Carla começa a namorar Danny McMann, um jovem que, como ela, também é autista e já mora sozinho. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária. É preciso dizer que a caricatura de supermãe feita por Diane Keaton desperta gostosas risadas dos portadores de comportamento autista e a fúria indignada de suas mães. E, é claro, o filme minimiza as dificuldades.

 

 

CHOCOLATE (THAI)

Lançamento: 2008

Direção: Prachya Pinkaew

Produção: Prachya Pinkaew, Panna Rittikrai, Sukanya Vongsthapat, Akarapol Techaratanaprasert

Elenco: JeeJa Yanin, Hiroshi Abe, Pongpat Wachirabunjong, Ammara Siripong, Dechawut Chuntakaro, Kittitat Kowahagul, Soumia Abalhaya, Sirimongkol Singwangcha, Hiro Sano.

É preciso dizer que existem filmes especiais para pessoas especiais, e Chocolate (Thai) é um desses filmes. Zin é uma integrante da máfia tailandesa que foi expulsa da organização após se envolver com um membro do alto escalão da Yakuza, Masashi. Ela engravida de Masashi e dá a luz a Zen, uma menina que nasceu com autismo, mas com uma incrível habilidade de aprender a lutar apenas com sua memória fotográfica. A primeira vista, esse breve enredo apenas contextualiza mais um filme de artes marciais, uma tragédia tailandesa, em que uma menina autista mata todo mundo e morre de apanhar no final – um terror para os pais e professores. No entanto, observando melhor se perceberá que a intenção principal do filme é demonstrar que a teimosia pode ser converter em treinamento. Atriz que faz a protagonista é realmente autista e realmente luta artes marciais sem dublê – como se pode ver nas tomadas após o final da história. Os portadores de síndromes do espectro autista geralmente sofrem muito por não saberem se defender e ter acessos de raiva. A mensagem de Chocolate é: toda agressividade pode ser canalizada em objetivos, aprenda a se defender e não gaste energia.

 

A MENINA NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Lançamento: 2008

Direção: Daniel Barnz

Produção: Ben Barnz, Lynette Howell

Elenco: Elle Fanning, Felicity Huffman, Patricia Clarkson, Bill Pullman, Campbell Scott, Ian Colletti, Bailee Madison.

Aqui também vê o mundo a partir de uma perspectiva autista, levando o público a pensar e a sentir como se fosse um portador. Phoebe é uma menina rejeitada pelos seus colegas de classe, que deseja mais do que tudo participar da peça de teatro da escola, Alice no País das Maravilhas. Phoebe tem a Síndrome de Tourette e toda narrativa segue a lógica da protagonista. Aliás, outra característica desta terceira geração do olhar cinematográfico sobre o autismo é que os filmes se especializaram ainda mais, enquadrando as diferentes síndromes do transtorno de comportamento. A síndrome de Asperger por ser a mais conhecida do espectro autista é a que rendeu mais filmes até o momento.

 

 

“Cinema é como um sonho, como uma música. Nenhuma arte perpassa a nossa consciência da forma como um filme faz; vai diretamente até os nossos sentimentos, atingindo a profundidade dos quartos escuros de nossa alma.”

 Ingmar Bergman

 

Deixe seu comentário