O olhar ao diferente: como enxergamos os outros? - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

O olhar ao diferente: como enxergamos os outros?

Conseguimos realmente ver os outros? Somos capazes de enxergar as pessoas como são? Maquiavel disse que “todos veem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é”.

Ver não é um fenômeno do olho, não é uma questão física, é uma interpretação. Você é quem decide o que você está vendo, define o cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, co-diretor de Janela da Alma, documentário brasileiro sobre o olhar.

O esforço pela inclusão social no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento.

O nascimento de um bebê com deficiência ou o aparecimento de qualquer necessidade especial em algum membro da família altera consideravelmente a rotina no lar. Os pais logo se perguntam: por quê? De quem é a culpa? Como agirei daqui para frente? Como será o futuro de meu filho?

O imaginário, então, toma conta das atitudes desses pais ou responsáveis e a dinâmica familiar fica fragilizada. Imediatamente instalam-se a insegurança, o complexo de culpa, o medo do futuro, a rejeição e a revolta, uma vez que esses pais percebem que, a partir da deficiência instalada, terão um longo e tortuoso caminho de combate à discriminação e ao isolamento.

A liberdade e o respeito são um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

No Brasil existem mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de deficientes visuais. Segundo estudo recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 90% das vítimas de cegueira no país são de baixa renda. Para a entidade, além de recursos públicos, falta informação para combater a cegueira. Além da abordagem usual sobre as causas de cegueira com maior prevalência: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, precisamos levar em consideração o custo social da cegueira, ou seja, a expectativa de vida e o tempo que pacientes sem acesso a tratamentos e orientações médicas viverão cegos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Enxergar não nos torna capazes apenas de formar representações visuais na cabeça. Tampouco nos proporciona somente a independência e segurança para fazer atividades como caminhar ou comer. Enxergar permite o desenvolvimento motor.

A construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa, também, pelo cuidado com a linguagem. Na linguagem, expressa-se, voluntariamente ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiências.

Ao longo dos anos, os termos que definem a deficiência foram adequando-se à evolução da ciência e da sociedade. Atualmente, o termo correto a ser utilizado é “Pessoa com Deficiência”, que faz parte do texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em 2006, e ratificada, no Brasil, em julho de 2008.

Em 1980, a Organização Mundial da Saúde publicou um sistema de classificação de deficiências visando à criação de uma linguagem comum para a pesquisa e a prática clínica, intitulado, na tradução portuguesa de 1989: Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID).

Ação, drama, comédia… diversos personagens cegos já protagonizaram grandes filmes na história do cinema! Que tal conhecer melhor o mundo das pessoas cegas e com baixa visão em obras cinematográficas? Afinal, quem é que não gosta de um filminho com pipoca nas horas vagas?

 

O Sino de Anya: é um filme para televisão lançado pela CBS em 31 de Outubro de 1999. Estrelado por Tom Cavanagh, Kelly Rowan, Mason Gamble e Della Reese.

Sinopse: Em 1949, Anya é uma mulher cega que sempre foi cuidada pela sua mãe. Anya lida com sua solidão colecionando sinos, uma situação que se agrava quando sua mãe morre. Agora mais velha e sozinha, Anya faz amizade com um menino entregador de 12 anos Scott Rhymes. Scott é considerado “lento”, embora mais tarde é revelado que ele é disléxico (uma doença normalmente não compreendida na época). Anya ensina braille a ele, Scott aprende rapidamente e eles dois se tornam amigos muito próximos.

 

Além dos meus olhos: drama americano de 1987, dirigido por John Koty, analisando os conceitos e pré-conceitos abordados. Um trabalho surpreendente, uma abordagem dos limites e possibilidades, das verdades e não verdades sobre a cegueira, da capacidade que o ser humano tem de, se permitido, entender o mundo em que o rodeia em toda a sua amplitude. No elenco, Keith Carradine, Mare Winningham, Conchata Ferrell, Kaaren Lee e Sandy McPeak.

Sinopse: A história gira em torno de um casal, ambos deficientes visuais que decidem adotar uma criança, o que na época (meados de 1960) era bem mais complicado, principalmente para casais que como eles, possuíam alguma deficiência. A luta pela adoção segue por anos, e durante esse período o casal evoluí em diferentes aspectos, principalmente Ethel, que cresce espiritualmente e deixa de lado a auto-piedade que a acompanhou por um longo período. Baseado em uma história real.

 

Mergulho em Uma Paixão: filme de 1991, dirigido por Steve Miner, com roteiro de Matt Williams e Oley Sassone, com Gabrielle Anwar, Michael Schoeffling, Cliff Robertson, Ed Grady e Frank Renzulli.

Sinopse: Após a morte dos pais, a inquieta adolescenteSonora Webster vive com a tia que enfrenta os duros anos da Depressão. Em busca de seu sonho, ela foge e vira estrela de um show itinerante no qual salta de uma alta torre e mergulha, montada em seu cavalo, num tanque de água. Mas um acidente que a deixa cega vai obrigá-la a enfrentar seu maior desafio.

 

Perfume de mulher: filme dramático de 1992, dirigido por Martin Brest e baseado no roteiro do filme italiano Profumo di donna, de 1974, dirigido por Dino Risi e estrelado por Vittorio Gassman.No elenco do filme americano temos Al Pacino, Chris O’Donnell, James Rebhorn, Gabrielle Anwar, Philip Seymour Hoffman, Bradley Whitford, Rochelle Oliver entre outros.

Sinopse: Charlie Simms, um jovem e inexperiente estudante que arruma um emprego como ajudante de um militar aposentado cego chamado Frank Slade, um sujeito de temperamento violento e sérios problemas com álcool. Ele contrata o jovem para ir em busca de realizar um antigo sonho antes de morrer e ajudá-lo a passar um fim de semana inesquecível em Nova Iorque.

 

À primeira vista: é um filme americano de 1999, do gênero drama romântico, dirigido por Irwin Winkler e estrelado por Val Kilmer e Mira Sorvino, com base no ensaio “To See and Not to See” (“Para Ver e Não Ver”) no livro do neurologista Oliver Sacks An Anthropologist on Mars (Um Antropólogo em Marte) e inspirado pela história de vida verdadeira de Shirl Jennings. No elenco ainda Kelly McGillis, Steven Weber, Bruce Davison e Ken Howard.

Sinopse: Depois de passar a maior parte de sua vida cego, um homem tem a possibilidade de voltar a enxergar através de um novo procedimento experimental. Com o sucesso da cirurgia, ele terá que reaprender a lidar com o mundo enxergando novamente e contará com a ajuda de sua namorada para isso.

 

 

Dançando no escuro: um drama musical dos anos 2000, dirigido pelo diretor dinamarquês Lars von Trier, que também é o autor do roteiro. Dançando no Escuro completa a trilogia de filmes “Coração de Ouro” de von Trier, que inclui Breaking the Waves (Ondas do destino) e Idioterne (Os idiotas). A trilha sonora do filme, lançada no álbum Selmasongs, foi toda criada pela atriz protagonista e musicista Björk. Aindo no elenco Catherine Deneuve, Vladica Kostic, Clara Seymour, Peter Stormare e David Morse.

Sinopse: O filme se passa nos Estados Unidos, no ano de 1964, e a protagonista é Selma Jezková, uma imigrante tcheca que se mudou para aquele país com seu filho Gene. Selma aluga um trailer na propriedade do policial local Bill e sua esposa Linda, onde vive muito humildemente. Para sobreviver, trabalha em uma fábrica de indústria metalúrgica pesada com sua melhor amiga Kathy e com Jeff que quer ficar com Selma. O que ninguém sabe é que Selma sofre de uma doença hereditária degenerativa que está lhe ocasionando uma rápida cegueira progressiva. Por este motivo, Selma guarda cada centavo em uma lata em sua cozinha para custear uma operação que evite que seu filho sofra do mesmo destino.

 

Demolidor – O Homem sem Medo: filme de 2003, uma aventura dirigida por Mark Steven Johnson e com roteiro baseado no personagem homônimo criado por Stan Lee, Bill Everet e Frank Miller. Elenco com Bem Affleck, Jennifer Garner, Colin Farrell, Michael Clarke Duncan e Frank Miller.

Sinopse: Um acidente ainda na infância deixa Matt Murdock é cego, mas os seus outros quatro sentidos funcionam com uma nitidez sub-humana. Já adulto e advogado, de dia, Murdock representa os oprimidos e à noite, ele é o Demolidor, um vigilante mascarado e vingador implacável da justiça, na cidade de Nova Iorque. Quando Wilson Fisk contrata Bullseye para matar Murdock, ele deve confiar em seus próprios sentidos e procurar os conspiradores contra a justiça, que pode incluir sua própria namorada Elektra. Além do filme, o super-herói da Marvel também ganhou uma série própria.

 

Castelos de gelo: filme de 1978 dirigido por Donald Wrye e estrelado por Robby Benson e Lynn-Holly Johnson. Em 2010 foi efetuado o remake com Taylor Firth e Rob Mayes, dirigido por Michael Mahoney.

Sinopse: Alexis Winston sonha em ser campeã de patinação, chega a largar o namorado para se dedicar ao sonho e é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em uma campeã mundial. No auge da fama, ela sofre um acidente que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado, o antigo amor não a deixa desistir daquilo que mais ama.

 

Ray: lançado em 2004, baseado na vida do famoso cantor de R&B/soul Ray Charles. O filme independente foi produzido e dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Jamie Foxx no papel principal, mais Kerry Washington, Regina King e Clifton Powell.

Sinopse: ‘Ray’ é baseado na vida do famoso cantor e pianista cego Ray Charles, que perdeu a visão em decorrência de um glaucoma na infância. Criado em uma plantação no norte da Flórida, Ray Charles Robinson fica cego aos sete anos de idade, logo após presenciar o afogamento de seu irmão mais novo. Inspirado por sua mãe ferozmente independente, Ray encontrou seu dom através de um piano. Viajando pelo Chitlin’ circuit, o cantor de soul firma sua reputação antes de explodir mundo afora ao mesclar o rhythm and blues com outros estilos, como o rock and roll e gospel. Ray mostra fases que mudaram a vida de Ray Charles, suas várias amantes, seu filho fora do casamento, o envolvimento com drogas e a composição de suas canções mais conhecidas. Ray Charles torna-se uma lenda inimitável em todo o cenário musical mundial.

 

 Quando só o coração vê: filme de 1965, baseado no livro de Elizabeth Kata, com direção e roteiro de Guy Green. Estrelado por Sidney Poitier, Shelley Winters, Elizabeth Hartman, Wallace Ford, Ivan Dixon, Elisabeth Fraser, John Qualen, Kelly Flynn, Debi Storm, Renata Vanni e Saverio LoMedico.

Sinopse: Homem negro e experiente passeia pelo parque quando encontra uma jovem linda, branca e cega. Eles ficam amigos e passam a se encontrar todos os dias. Aos poucos eles vão se tornando cada vez mais íntimos, mas a mãe da moça está convencida de que qualquer homem se interessaria pela filha apenas por sexo

 

Um clarão nas trevas: filme de suspense de 1967, com direção de Terence Young, roteiro de Robert Howard-Carrington, Jane Howard-Hammerstein. Estrelado por Audrey Hepburn, Alan Arkin, Richard Crenna, Efrem Zimbalist Jr e Jack Weston

Sinopse: Sam Hendrix volta para casa com uma boneca que ele adquiriu inocentemente durante a viagem. Mas o que ele não sabe é que a boneca contém heroína e um grupo de criminosos o seguiu até a sua casa. Quando Hendrix sai para trabalhar, os bandidos entram na residência e encontram sua esposa, Suzy, que é cega. Logo, dá-se início a um jogo de vida e morte entre a mulher e os marginais, que querem se aproveitar da deficiência de Suzy.

 

Jennifer 8 – A próxima vítima: filme de suspense de 1992, com direção e roteiro de Bruce Robinson. No elenco Andy Garcia, Uma Thurman, John Malkovich, Lance Henriksen e Kathy Baker.

Sinopse: Em uma localidade da Califórnia, John Berlin é um policial sem sucesso pessoal ou profissional. Ele começa a investigar uma série de brutais assassinatos usando uma tese rejeitada por seus colegas. Berlin acaba se envolvendo com Helena Robertson, uma testemunha cega que pode ser a próxima vítima do assassino.

 

A sinfonia pastoral: Um filme de Jean Delannoy de 1946, baseado no livro de Andre Guide La Symphonie Pastorale e adaptado para a tela por Jean Aurenche. Com Michèle Morgan, Pierre Blanchar, Jean Desailly, Line Noro.

Sinopse: O pastor de uma aldeia de montanha adota uma pequena garota cega, Gertrude. Como Gertrude cresce em uma jovem atraente, o pastor, agora de meia-idade, percebe que ele está apaixonado por ela. Para seu desgosto, seu filho adotivo, Jacques, também é apaixonado por Gertrude, embora ele esteja prestes a se casar com outra mulher. Milagrosamente, a visão de Gertrude é restaurada e ela retorna para a aldeia como uma mulher transformada. Incapaz de aceitar o amor de Jacques e desapontada pelas afeições do pastor por ela, ela percebe que sua antiga felicidade se perdeu para sempre. Mas agora terá de lidar com uma situação delicada que envolve amor e ódio.

 

Vermelho como o céu: é um filme dramático italiano de 2007, escrito e dirigido por Cristiano Bortone, baseado na história de Mirco Mencacci, um dos mais reconhecidos editores de som do cinema italiano. Protagonizado por Luca Capriotti, Marco Cocci, Paolo Sassanelli, Simone Colombari e Francesco Campoba.

Sinopse: O filme abre no ano de 1971 com Mirco, um garoto toscano de dez anos brincando de cabra-cega com seus amigos, ele é extrovertido e adora o cinema. Porém, ele sofre um acidente com o fuzil de seu pai, perdendo quase toda sua visão. O garoto Mirco, apaixonado por cinema, é rejeitado pela escola tradicional e enviado a um instituto para deficientes onde descobre um toca-fitas e pode dar asas ao seu espírito criativo.

 

Hoje eu quero voltar sozinho: baseado no curta-metragem brasileiro, onde o diretor e roteirista Daniel Ribeiro desenvolve uma ideia interessante, aplicando a uma história universal (a descoberta do primeiro amor) características particulares: a homossexualidade e a deficiência física. O longa-metragem conta com a produção de Lacuna Filmes e com a distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes e distribuição internacional pela Films Boutique. Elenco com Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Eucir de Souza, Isabela Guasco, Pedro Carvalho entre outros.

Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente deficiente visual, muda com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola. O jovem vive a inocência da descoberta do amor e da homossexualidade, ao mesmo tempo em que lida com o ciúme da amiga Giovana.

 

A cor do paraíso: é um drama iraniano de 1999, com roteiro e direção de Majid Majidi. No elenco Mohsen Ramezani, Hossein Mahjoub, Salameh Feyzi, Farahnaz Safari e Elham Sharifi

Sinopse: O filme conta a história de um garoto cego que vive em um colégio interno. Seu pai tem vergonha de sua deficiência e tenta mantê-lo escondido durante as férias, quando o menino tem que voltar para casa, mas aprenderá uma importante lição de vida com o filho.

 

Blink – Num Piscar de Olhos: Um suspense de 1994, dirigido por Michael Apted, com roteiro de Dana Steves, com Aidan Quinn, Madeleine Stowe, James Remar, Peter Friedman e Emma Brody.

Sinopse: Emma Brody é uma violinista que ficou cega aos 8 anos, quando foi agredida pela mãe. Após 20 anos faz uma cirurgia que restaura parte da visão, mas é afetada por um retardo de percepção, o que significa que vê algo, mas só tem consciência disto depois de algumas horas. Uma noite ela acorda e, olhando através da porta entreaberta, vê uma figura sombria descendo as escadas. Convencida de que sua vizinha foi assassinada, ela vai até a polícia. Inicialmente John Hallstrom, o detetive encarregado do caso, não lhe dá crédito, pois como não enxerga bem acha que ela se confundiu. Porém outras duas mortes seguem o mesmo padrão. Emma tem sua vida ameaçada, assim Hallstrom tem que descobrir o motivo destes assassinatos antes que outras mortes aconteçam. Ela se envolve com o detetive John Hallstrom, que lutará para mantê-la viva e a salvo.

 

Ensaio Sobre a Cegueira: é um filme de 2008 produzido pelo Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles e com roteiro de Don Mckellar, baseado no livro do mesmo título do escritor português José Saramago. O filme foi rodado em Toronto, São Paulo, Osasco, e em Montevidéu. No elenco Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Maury Chaykin, Alice Braga, Yoshino Kimura, entre outros.

Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca“, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

O autor do livro que deu origem ao filme, o português José Saramago assistiu ao filme junto do diretor Fernando Meirelles. Quando o filme terminou e as luzes foram acesas, Saramago, emocionado, disse a Meirelles: “Fernando, estou tão feliz por ter visto esse filme… feliz como estava quando acabei de escrever o livro”.

 

Luzes da Cidade: é um filme mudo de comédia romântica americano de 1931 estrelado, escrito e dirigido por Charlie Chaplin. Apesar do fato de que a produção de filmes mudos tinha diminuído com o avanço do cinema “falado”, City Lights tornou-se imediatamente popular e hoje é lembrado como uma das maiores realizações da prolífica carreira de Chaplin. O elenco também conta com a participação de Virginia Cherrill e Harry Myers.

Sinopse: um clássico do cinema mudo estrelado por Charlie Chaplin. O enredo gira em torno do Vagabundo, novamente sem dinheiro e sem onde morar, e de uma jovem e pobre florista cega pela qual ele se apaixona. A garota o confunde com um milionário e, para não a desapontar, o vagabundo finge ser rico. Posteriormente, ele impede um milionário bêbado de suicidar-se e, devido ao seu ato heroico, tornam-se grandes amigos, mas sempre quando o milionário fica sóbrio ele não se lembra mais do vagabundo nem do que ocorreu enquanto estava bêbado.

 

Dorina – olhar para o mundo:  documentário lançado em 2016, conta a história de Dorina Nowill, pioneira no trabalho de inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos cegos no Brasil. Criadora da Fundação Dorina Will.  Sua trajetória revela uma história profundamente humana e de superação, que construiu um importante capítulo de nossa sociedade. Dorina perdeu a visão aos 17 anos e, desde então, dedicou sua vida à luta pelos direitos de inclusão das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo.

Janela da Alma: documentário dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho. Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

Atualmente a Ancine (Agência Nacional do Cinema) exige que os filmes produzidos com recursos públicos geridos por ela tenham audiodescrição.

 

 

Deixe seu comentário