VOCÊ CONHECE O PANTERA NEGRA?
O filme do Pantera Negra chegará em fevereiro de 2018. O que você conhece sobre ele? Aqui vamos abordar alguns aspectos da cultura e da história do Rei T’Challa e a nação de Wakanda. Em “Capitão América: Guerra Civil“, o Pantera é introduzido na Marvel Studios, mas o personagem será detalhado no 18° filme da empresa.
A Ideia
A Marvel publicou o primeiro super-herói negro nos quadrinhos em 1966, época em que o Movimento pelos Direitos Civis dos negros ganhava as ruas nos EUA em busca de acabar com a segregação e discriminação. A dupla Stan Lee e Jack Kirby queria inovar na criação de personagens. Dessa vez, nada de aranhas radioativas ou explosões de raios gama. Eles buscaram mesclar tecnologias futuristas com tradições antigas. Assim nasceu o rascunho do Tigre de Carvão
A origem
O rascunho ficara guardado durante um tempo até ganhar novo nome e desenho. A primeira aparição do Pantera Negra foi na Revista do Quarteto Fantástico, apresentando o personagem como um astuto guerreiro, capaz de desafiar o Quarteto e como o monarca do grande reino de Wakanda. Juntou-se ao Capitão América e depois aos Vingadores. Mas só ganhou uma revista com título próprio em 1973, com o roteirista Don McGregor. O arco durou dois anos e foi chamado de “A Fúria do Pantera”, uma Graphic Novel cujos personagens eram todos negros, algo inédito na época.
Wakanda
No universo dos quadrinhos Marvel, Wakanda é a nação africana mais tecnologicamente avançada do planeta. Possui grande reserva do metal Vibranium, matéria-prima do escudo do Capitão América. Em Vingadores: A Era de Ultron, vemos o vilão robótico buscando esse metal para construir uma arma de destruição global. Wakanda jamais fora conquistada por invasores e é isolada politicamente. Ao lado do avanço científico, convivem rituais tribais de muita tradição, como a devoção ao deus pantera Bast. O manto do Pantera é passado simbolicamente por meio de uma erva em formato de coração, capaz de aumentar as habilidades daquele digno de se conectar espiritualmente ao deus Bast.
O Rei T’Challa
T’Challa é herdeiro de uma dinastia que governa Wakanda por séculos. Diferente do filme “Guerra Civil”, ele perde o pai, T’Chaka, aos 8 anos, assassinado por Ulysses Klaw, que desejava roubar o metal de Wakanda. Ainda que o Pantera tenha estudado na Europa e nos EUA, sempre participou da religiosidade do povo wakandano, inclusive do duelo com S’yan, o Pantera da época, recebendo o manto.
Durante o período da Guerra Civil, o Rei manteve-se imparcial, devido ao regime de neutralidade de Wakanda. (No filme, o Pantera ficou ao lado de Tony Stark, o Homem de Ferro).
Traje
O Pantera é ágil, acrobata, tem sentidos aguçados e é um exímio estrategista. Conta com um intelecto avançado que permite aprimorar o traje de batalha com dispositivos que lembram bastante o uniforme do Batman. Destaque para a liga de vibranium que recobre o traje, botas que absorvem energia permitindo os saltos que imitam os de um felino e as garras que, apesar de pequenas, são tão eficientes quanto as de Wolverine.
Pantera e a Tempestade
O Rei T’Challa já foi casado com Ororo Monroe, mais conhecida como Tempestade ( com a compra da Fox pela Disney, será que um dia veremos esses dois juntos?) A relação não durou muito tempo. Um conflito entre Vingadores e X-Men levou o mutante Namor a destruir boa parte de Wakanda. A situação ficou insustentável porque a Tempestade é mutante, deixando T’Challa desconfiado e a população mais ainda.
Dora Milaje
É a guarda pessoal do Rei. Tivemos em “Guerra Civil” a aparição de uma dessas soldados, mas veremos muito mais delas no filme solo do personagem.
Ansioso pelo filme? Que tipo de herói será o Pantera? Veja aqui as possíveis categorias!
Outro personagem dos quadrinhos aparecerá em breve nos Cinemas. Clique aqui e conheça o Hellboy.
Até a próxima!