Crítica: Mortadelo e Salaminho - Em Missão Inacreditável - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
3 Claquetes

Crítica: Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável

Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável se destaca por seu irreverente humor espanhol

Ficha técnica:

Direção: Javier Fesser
Roteiro: Javier Fesser, Claro García, Cristóbal Ruiz
Dubladores nacionais: Marco Luque, Lucas Salles, Jacqueline Sato, Felipe Ruggeri
Nacionalidade e lançamento: Espanha, 2015 (15 de setembro de 2016 no Brasil, com exclusividade na rede Cinépolis)

Sinopse: Mortadelo e Salaminho, os agentes secretos mais divertidos e atrapalhados do mundo, são convocados para uma missão especial: Prender Jimmy – O Doidão, um atrevido vilão que acaba de invadir a sede da agência T.I.A e roubar um documento ultrassecreto. A missão se torna ainda mais complicada quando a dupla descobre que outro vilão, Trinca-Ossos, fugiu da prisão e está atrás de Salaminho para se vingar.

_poster_mortadelo-e-salaminho_com-placa-cinepolis_10mmsangria

É inegável que atualmente, o mercado de animações cinematográficas para a “grande família” está bastante saturado. Há incontáveis filmes estrelados por todo tipo de animal e objeto inanimado que ganha vida. A família se diverte, dá umas risadas e a relevância do desenho termina no instante em que elas saem da sala. Mesmo notando uma evidente mudança nos últimos anos (como a Pixar e suas obras para crianças e para adultos), não se pode exatamente dizer que a maioria das animações lançadas no mercado (mesmo que divertidas) possuem lá uma grande originalidade – ou ousadia – de fato. E o maior triunfo de Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável reside justamente em seu humor ousado e politicamente incorreto.

No filme, vencedor do Goya (o Oscar espanhol) de melhor animação, acompanhamos dois agentes secretos que trabalham para a agência de inteligência T.I.A., Mortadelo (dublado no nacional por Lucas Salles), e o líder da dupla, Salaminho (dublado no nacional por Marco Luque). Entre uma desilusão de grandeza e outra, os incompetentes e atrapalhados agentes devem deter Jimmy – O Doidão, recorrente vilão da dupla que roubou um documento ultrassecreto da T.I.A. Para complicar, outro vilão, Trinca-Ossos, foge da prisão e anuncia que está atrás de Salaminho para obter vingança, e fará “aquilo” quando finalmente pegá-lo.

myf-32

“Aquilo”, como o filme trata de deixar bem claro, seria enfiar seu braço pelas nádegas de Salaminho, pegar sua língua, e puxá-la de volta, virando-o do avesso. Já podem perceber que esta não se trata da sua animação-família comum. A classificação indicativa do filme, que é 12 anos, realmente se justifica.

Logo nos minutos iniciais de projeção percebemos isso, quando acompanhamos a secretária da T.I.A., Ofélia (Jacqueline Sato no nacional). Ou melhor, sua bunda, falando no português claro. Começamos, antes mesmo de sermos apresentados a personagem de fato, com um close em seu traseiro, enquanto seguimos a secretária conforme ela anda pelos estreitos corredores da agência. Até sermos apresentados a ela, já vimos umas cinco gags visuais envolvendo sua bunda. Ofélia é retratada claramente como a mulher “gorda e feia”, e sofre piadas maldosas e piadas de duplo sentido por parte de todos.

myf-07

Há também piadas com gêmeos siameses, com o estereótipo da secretária “feia” e da secretária “gostosa” e piadas ácidas com todo tipo de assunto, tabu ou não. E tudo isso seria condenável normalmente, mas aqui se justifica pelo simples fato de que o mundo visto em Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável, é um mundo estagnado no tempo, um retrato de valores e pensamentos vindos direto de sua fonte de inspiração: as histórias em quadrinhos de Francisco Ibáñez.

Ibánez é o mais famoso cartunista espanhol no mundo. Ele tem a mesma relevância na Espanha que Maurício de Souza possui aqui no Brasil, e Mortadelo e Salaminho são tão famosos quanto a Turma da Mônica por lá. No entanto, os personagens e quadrinhos de Ibáñez nunca realmente explodiram nas terras tupiniquins, mesmo que tenham sido impressos ao redor do mundo, ganhando inclusive um desenho animado com uma versão na Inglaterra (!).

apres1

Francisco Ibáñez e suas criações

E o que se vê nos quadrinhos originais é exatamente isso: um humor físico e politicamente incorreto. É tudo de um exagero, de um anarquismo cômico brilhante. E a animação dirigida por Javier Fesser (que já havia dirigido um filme da dupla, Mortadelo E Salaminho – Agentes Quase Secretos com atores reais em 2003 ) reproduz perfeitamente todo o estilo e essência da obra. Nenhum grupo está a salvo das piadas de Ibáñez. Ele e o filme são muito conscientes disso.

A parte visual é excelente. Além da já mencionada fidelidade ao material original, a qualidade da animação em si, com texturas e atenção aos detalhes, não fica muito atrás das animações de estúdios maiores.

Outro acerto é a dublagem nacional, com os ex-CQCs Marco Luque e Lucas Salles se destacando. Luque, com sua voz grandiloquente representa perfeitamente o líder Salaminho e sua auto-importância, enquanto Lucas Salles faz bonito em seu primeiro trabalho de dublagem como Mortadelo.

myf-47

Como já mencionado, o destaque de Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável fica para seu humor pastelão, politicamente incorreto e exagerado de todas as formas, no melhor estilo espanhol. O filme é ousado, irreverente e não pede desculpas por isso. Em relação aos exageros (como no caso das secretárias), fica claro que seus personagens estão imóveis no tempo, no seu próprio universo. Como a Turma do Chaves (o qual o humor do filme lembra muito), os personagens de Mortadelo e Salaminho convivem num universo onde as coisas eram “mais simples (com ênfase nas aspas)” e o que importava, realmente, era o número de gags e piadas por minuto. É necessário um pouco de supervisão dos pais, é claro. A maioria das crianças ainda não possui as “ferramentas morais” para olhar de forma sarcástica a objetificação das personagens femininas e a “zoação” com Ofélia, afinal de contas.

A real infelicidade é que o filme pode não alcançar tantas pessoas nos cinemas. Os personagens não tem um design “fofinho”, como a maioria das animações em cartaz, e ele está sendo exibido apenas com exclusividade nas redes de cinema Cinépolis. Pesquisem os cinemas disponíveis.

myf-7

Numa época em que esse tipo de homenagem tão fiel e particular a alguma obra é feita geralmente após o falecimento de seus criadores, é muito bom que Ibáñez, com seus 80 anos, ainda esteja vivo para assistir e se divertir com a mais recente representação cinematográfica de seus “filhos”. E ele deve estar orgulhoso.

  • Nota Geral:
3

Resumo

o destaque de Mortadelo e Salaminho – Em Missão Inacreditável fica para seu humor pastelão, politicamente incorreto e exagerado de todas as formas, no melhor estilo espanhol. O filme é ousado, irreverente e não pede desculpas por isso.

Deixe seu comentário