7 Motivos para assistir Aquarius - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

7 Motivos para assistir Aquarius

1) Não é um filme político

Uma cena marcante sobre a divulgação foi todos os membros do elenco com placas #foratemer. Isso levou algumas pessoas a acreditarem que o filme tivesse algum cunho político. Não se preocupem quanto a isso. O filme não toma nenhum lado (esquerda ou direita), mas mesmo assim joga na cara do expectador grandes questões político/sociais importantes para a trama.

 

2) Um enredo moderno

Aquarius tem um enredo moderno, fala de questões atuais da realidade brasileira e pernambucana, quanto a questão imobiliária e como alguns pensamentos sobre caráter, moralidade, encontram em conflito quando há choques de gerações.

 

 

554889-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx3) Sonia Braga

Alguns sites americanos já colocam a atriz Sonia Braga como uma candidata ao Oscar. Acreditem, ela poderá concorrer e tem muita chance de ganhar! Sonia Braga é a alma de Aquarius. Não imagino haver o filme sem ela e sua personagem Clara.

A brasileira natural de Maringá é conhecida e admirada no Brasil e no exterior, com uma extensa carreira e que demonstra que com seus 66 anos ainda mostra toda a beleza da mulher brasileira que não é maior apenas do que seu talento.

 

4) Trilha Sonora

Temos em Aquarius uma das melhores e mais ecléticas trilha sonora vista em filmes nacionais. Sendo a maior parte das músicas tocadas de forma diegética, ou seja, dentro do universo narrativo, temos músicas clássicas da banda inglesa Queen, passando por Roberto Carlos a Maria Betânia. As músicas do filme refletem o estado de espírita de Clara e tem uma característica que nos leva ao quinto item.

 

5) Velho X Vintage

O filme em alguns momentos nos faz refletir sobre como a vida é cíclica, e a forma que algumas pessoas não 035868-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxxconseguem se desapegar de sua zona de conforto, vivendo em alguns aspectos da mesma forma, por toda sua vida. É muito interessante uma frase da personagem de Sonia Braga ao dizer que: “… se é chato é velho, se é legal é vintage”. Hoje em dia os toca discos estão voltando para um segmento do público, e Clara sempre está escutando os seus discos de vinil, mas sem ser uma personagem avessa as tecnologias, o que fica bem claro em Aquarius.

 

6)Produção e direção de arte

Uma característica muito presente nos filmes do diretor Quentin Tarantino é trazida para Aquarius, que é separar o filme em capítulos. O primeiro capítulo, se passa em 1980, e é simplesmente fantástico ver essa década ser fielmente retratada. Pouco tempo atrás a série STRANGER THINGS fez o mundo todo voltar aos anos 80, dos Estados Unidos, mas AQUARIUS faz o mesmo com essa década aqui no Brasil.  Os carros, roupas, brinquedos, música, tudo, mas tudo é retratado de forma minuciosa para novela da Globo nenhuma botar defeito.

 

542306-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx7) Cotidiano brasileiro de sua forma real

Muitas produções nacionais que são exportadas acabam retratando algum segmento muito particular do nosso país que tem tamanho continental. O diretor Kleber Mendonça Filho mostra a todo mundo através de Aquarius, uma história cotidiana na cidade de Recife, que mesmo em sua simplicidade é profundo e apresenta uma história que deve ser realidade para muitas pessoas.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário