5 filmes de terror de 2016 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

5 filmes de terror de 2016

Terror é um gênero que muitos fogem, mas outros amam. E tem até aqueles que dizem fugir, tampam o olho, não gostam, mas vão conferir todos no cinema. Sem dúvidas que é um gênero bem popular levando várias pessoas às salas de cinema.

Há também alguma polêmica sobre a definição do gênero. A fronteira entre horror, suspense e terror às vezes não é muito clara. Em outras tal marcação acaba dando spoiler do filme. Essas questões à parte, que tal rememorarmos alguns longas de terror que estrearam este ano?

BONECO DO MAL (THE BOY):

Boneco-do-Mal

O longa esteve nas telonas em fevereiro e levou mais de 300 mil pessoas aos cinemas. A premissa levou boa parte desse público às gargalhadas (o que nunca é bom em se tratando de terror, mas acontece). Uma família contrata uma babá para cuidar do filho, mas a criança em questão era um boneco. Quando os pais se ausentam coisas estranhas acontecem e parece que o boneco tem vida. Apesar do final ter desagradado muita gente eu gostei e achei uma saída inteligente – eles acabam referenciando um clássico de outro gênero. Parte de crítica detonou o filme, mas me agradou mais do que eu esperava. Hoje o filme já está no catálogo da netflix. Vale perder tempo assistindo? Creio, sinceramente, que sim.

A BRUXA (THE WITCH: A NEW-ENGLAND FOLKTALE):

A bruxa

Um dos longas que mais dividiu o publico no ano (talvez só superado em discordância por Batman vs Superman). Uns odiaram com todas as forças, chegando a dizer que não era terror. Outros amaram e o consideram a melhor coisa do gênero nos últimos anos (eu me incluo neste segundo grupo). A fotografia com luz natural, uma das melhores trilhas do ano, um figurino e linguajar que transportam para a época estão todos impecáveis. Mas a construção de personagem, o terror sugerido e as atuações elevam este longa a uma categoria altíssima. Muito simbólico é um longa que diz muito além do que aparenta.

O CASEIRO:

O Caseiro

Muito bom poder colocar um longa nacional na lista. Este ano também conferi o independente Capital dos Mortos 2, dirigido pelo Tiago Belotti. Mas em cinema comercial tal feito é raro. E O Caseiro tem méritos na produção ao colocar um cenário que convence e ajuda no clima de suspense/terror. A história em si não traz muita novidade em relação a vários outros do gênero, porém não é ruim – longe disso aliás. O ponto mais fraco fica por conta das atuações e dos personagens. O primeiro aspecto nos rendeu interpretações regulares e sem presença. Já os personagens são genéricos e esquecíveis. Ainda assim, vale conferir.


FLORESTA MALDITA (THE FOREST):

Floresta Maldita

O mais fraco da lista traz um tema muito sério: suicídio. No Japão tal prática é muito comum e Floresta Maldita utiliza desse fator, e de lendas locais, para estabelecer o mote da trama. Mas o roteiro tem muitos problemas, apesar de sustentar um certo suspense. As entidades até dão um certo susto e tem um papel interessante, contudo os demais personagens são bem fracos. Os elementos técnicos não trazem grandes lembranças e acabam não acrescentando. O filme teve a estreia nos cinemas cancelada e lançado direto em DVD e Netflix.


INVOCAÇÃO DO MAL 2 (THE CONJURING 2):

A-Invocação-do-Mal-2-The-conjuring

Invocação do Mal se estabelece como uma das principais franquias do gênero (Annabelle à parte, é claro). O trabalho de direção de James Wan vem como um dos mais interessantes na condução de câmera e dos eventos que permeiam a narrativa. A direção de atores também é muito boa. O diretor sabe brincar com o público e usa as cenas de medo/susto de um jeito raro. Convém acompanhar o trabalho da jovem Madison Wolfe. A menina deu um show na atuação, tanto na parte de drama, quanto no terror. Filme imperdível para quem gosta do gênero.


E você viu os longas da lista? Tem mais algum de terror exibido nos cinemas brasileiros que queria acrescentar? Acha que o gênero vai bem das pernas? Deixem aí nos comentários…

Deixe seu comentário