Os filmes que te ajudarão no vestibular - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Os filmes que te ajudarão no vestibular

Ei você! É, você mesmo. Não precisa olhar para o outro lado não, não é você que está prestando vestibular esse ano? E aí, como foi no ENEM? Gostou do tema da redação? Eu também acho que é uma prova bem cansativa, principalmente o 2º dia, por causa do tempo. Vamos fazer o seguinte? Vou te apresentar aqui uma lista com alguns filmes para você relaxar e de quebra ainda usar o tempo para aprender algumas coisas que poderão te ajudar para os vestibulares, o que acha? Afinal de contas ainda temos grandes vestibulares pela frente como a Fuvest, a Unicamp, a Unesp, etc. E ae, topa?

Hand completing a multiple choice exam.

Hand completing a multiple choice exam.

Cada um destes filmes podem te ajudar bastante, por isso, se eu fosse você eu prestaria bastante atenção. Já está com papel e caneta? Posso começar? Já vou aproveitar para pedir que você também deixe nos comentários as suas sugestões, sei que existe esse negócio de “concorrência” no vestibular, mas que tal indicar alguns filmes que você sabe que poderão ajudar as outras pessoas? As vezes você já passou pelo vestibular (ou ainda passará) e sabe de algumas boas dicas. Sei que você pode nos ajudar bastante. Vamos aos números!

1 – Olga (2004).

Foi o primeiro filme do diretor Jayme Monjardim, é inspirado na biografia de Olga Benário Prestes (Camila Morgado), escrita por Fernando Morais. Uma alemã, judia e comunista perseguida que foge para Moscou. Ufa, até aí tudo bem, o caso é que no novo país, Olga fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. A partir daí a história se desenrola e você terá que terminar de assistir. O filme demorou 8 anos para chegar aos cinemas e contabilizou mais de 380 mil pessoas logo no final de semana de estreia.

2 – O que é isso companheiro? (1997).

Dá só uma olhada no elenco que o filme reúne: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Matheus Nachtergaele, Luíz Fernando o-que-e-isso-companheiro-originalGuimarães, Cláudia Abreu, Selton Melo, Fernanda Montenegro e muito mais! Ufa, tem como ser ruim? Além de acompanhar uma bela história sobre revoluções, ideologias e sacrifícios, você ainda vai aprender sobre História (com “H” maiúsculo), no que se refere à Ditadura Militar, o grupo MR-8, a ALN, Charles Burke Elbrick, etc.

3 – O ano em que meus pais saíram de férias (2006).

Com uma boa qualificação no IMDB, 7.4, este longa é um drama muito bem feito. Nós, brasileiros, não estamos muito acostumados a ver filmes nacionais com o gênero de drama, mas devo confessar que este está acima da média. Mais uma vez, vamos acompanhar um outro ponto de vista sobre a Ditadura Militar, estes 20 longos anos que pararam o Brasil. “O ano em que meus pais saíram de férias” recebeu em 2006 o prêmio de Melhor Filme pela São Paulo International Film Festival, além de outras prêmiações, como: Melhor Som, Melhor Intérprete Young, Melhor Roteiro, etc.

4 – Adeus, Lênin (Good bye Lenin!, 2003).

Vamos diversificar, este é um filme Alemão! Calma, calma, abaixe seus conceitos pré-estabelecidos. Dá só uma olhada, o longa foi dirigido por Wolfgang Becker, e inspirado na Queda do Muro de Berlim, 1989. Neste breve período, muita coisa aconteceu, a queda do muro representou uma mudança radical tanto política quanto econômica para o povo Alemão. Imagine que você foi dormir hoje e amanhã o Collor voltou a ser presidente! Pois é, a história do filme se desenrola com Alexander (Daniel Brühl) cuidando para que sua mãe não sofresse fortes emoções após acordar de um coma. Assista e depois me conta!

o menino do pijama5 – O menino do pijama listrado (The boy in the striped pyjamas, 2008).

Sem dúvida o filme mais sensível e emocionante desta lista. Eu sei que muita gente também leu o livro, mas ainda assim vale a pena conferir o longa-metragem dirigido por Mark Herman. Esta bela história mistura a inocência das crianças com um dos períodos mais violentos que o mundo contemporâneo já presenciou, a Alemanhã nazista e o Holocauto.

6 – Central do Brasil (1998).

Não sei se tenho palavras para descrever o quanto eu gosto deste filme, para mim, é o melhor dos que já comentei até agora. Ele cansou de ganhar prêmios nacionais e internacionais, foi indicado ao Oscar para Melhor Filme Estrangeiro e para Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). O longa trata de dores, perdas e do sofrimento que aflige milhares de pessoas no Brasil atualmente. Josué perde a mãe em um acidente de trânsito, Dora trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas ditadas por pessoas analfabetas e decide acolher o garoto.

7 – Tempos de paz (2009).

Olha aí, mais um filme brasileiro! Sim, sim, nosso cinema nacional tem ótimas produções, apesar da falta de incentivo. Bem, neste trabalho contamos com Tony Ramos, Aílton Graça, Daniel Filho e Dan Stulbach. É um longa-metragem intenso, é assim que gosto de o descrever. O filme também retrata muito bem o período da Segunda Guerra Mundial em que o Brasil recebeu inúmeros imigrantes refugiados. Vale à pena conferir este baile de interpretação entre Toninho e Dan.tempos de paz

8 – O dia que durou 21 anos (2013).

Eu juro que tentei, mas não consegui. Preciso indicar pelo menos um “documentariozinho” (vou abrir um parênteses para indicar que o diminutivo cabe ao meu carinho pessoal aos documentários e não à desqualificação da produção, claro). De qualquer modo, este excelente trabalho foi dirigido por Camilo Galli Tavares e tem início na renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961. Se no filme indicado anteriormente (“O que é isso companheiro?”) você tem uma visão mais aproximada do ponto de vista dos revolucionários, neste você troca a sua cadeira de posição e assiste ao mesmo período histórico de um ponto mais observador, na 3ª pessoa.

Espero que você tenha gostado das sugestões. Aproveite para pegar mais dicas no Indic(ação), novo podcast do Cinem(ação)! E, como sempre, espero as críticas, sugestões e elogios nos comentários.

Deixe seu comentário